Obstáculos na aprendizagem matemática: identificação e busca de superação nos cursos de formação de professores das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Gomes, Maristela Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89346
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
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spelling Obstáculos na aprendizagem matemática: identificação e busca de superação nos cursos de formação de professores das séries iniciaisEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessores -FormaçãoMatematicaEstudo e ensinoAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEste estudo buscou identificar os obstáculos epistemológicos e didáticos que permearam a aprendizagem matemática dos futuros professores das séries iniciais - estudantes do curso de Pedagogia - com intuito de provocar desequilíbrio, de desestabilizar algumas crenças fortemente arraigadas e que comprometem a prática docente. Partimos do princípio de que a tomada de consciência dos obstáculos poderia se caracterizar como um primeiro passo para sua superação. Para tanto, sete estudantes do curso de Pedagogia foram submetidas a um pré-teste, a uma intervenção (um curso de 30 horas), um pós-teste e um pós-teste postergado realizado seis meses após o primeiro pós-teste. Os resultados obtidos comprovaram nossa hipótese de que a tomada de consciência e a compreensão dos conceitos elementares da matemática pelos futuros professores, constituem elementos primordiais na superação dos obstáculos e, conseqüentemente, promovem a mudança de concepção da Matemática dos futuros professores, o que reflete na sua prática docente. Em decorrência disso, apontamos a necessidade de uma formação que contemple em sua grade, momentos de trocas, de revisão e reconstrução de conceitos matemáticos, momentos estes que permitiriam aos futuros professores maior domínio e menos fobia em relação a esta ciência, o que contribuiria para a redução do analfabetismo matemático tão presente em nossos dias. This study was designed searched to identify the epistemological and didactical obstacles that permeated mathematical learning of the initial grades for future teachers - Pedagogy Course students - provoking imbalance, destabilizing some believes strongly rooted and that compromises the practical teaching. We considered that taking conscience of the obstacles could be characterized as a first step to overcome them. Because of this, seven Pedagogy Course students were submitted to a pre-test, an intervention (30 hrs course), a post-test and a postponed post-test carried out six months after the first post-test. The results proved our hypothesis that taking conscience of the mathematics elementary concepts understanding by the future teachers constitute primordial elements in the obstacles overcoming and, consequently, they promote the Mathematics conception change of the future teachers which reflects in its practical teaching. As a result, we pointed out a formation necessary that would consider in its program exchanging, revision and reconstruction moments of mathematical concepts. Moments these that would allow the future teacher a higher control and less phobia in relation to this science that would contribute for the illiteracy mathematical reductions so present in our days.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Maristela Gonçalves2012-10-22T19:41:46Z2012-10-22T19:41:46Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis161 f.| il.application/pdf231630http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89346porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:06:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:06:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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