Uso de simuladores em atividades de laboratório de física moderna: análise de sua contribuição para o ensino e aprendizagem na modalidade de educação à distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Schweder, Sabine
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160659
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
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spelling Uso de simuladores em atividades de laboratório de física moderna: análise de sua contribuição para o ensino e aprendizagem na modalidade de educação à distânciaEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensinoEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Neste trabalho nos preocupamos com o Ensino de Física Moderna (FM), pois percebemos o problema da não inserção da FM no Ensino Médio. Entendemos que existem dificuldades em relação ao entendimento de conceitos e também empecilhos na realização de experimentos de FM. A proposta desta dissertação é investigar o uso de simuladores, que vêm como uma alternativa para auxiliar na visualização e representação dos fenômenos físicos. No entanto, também é fundamental olhar para a sequência didática de uma disciplina que tenha como proposta o uso de simuladores e que seja parte integrante da formação em FM. Apontamos também a importância das perguntas para o entendimento conceitual. Dessa forma, foi escolhido um episódio de aula sobre  espectros atômicos da disciplina de Laboratório de Física Moderna na modalidade de Educação a Distância da UFSC. A coleta de informações é feita através de uma descrição da sequência didática e gravação de áudio das falas de alunos e professores da disciplina. Para análise, criamos um instrumento para categorizar os tipos de perguntas que os licenciandos fizeram durante os momentos de aula presencial, de onde emergiram as categorias. A turma analisada compreendia um total de 20 licenciandos da nona fase do curso de Licenciatura em Física EaD da UFSC, esta, dividida em Turma A e B. A Turma A que começava com a atividade experimental e depois seguia para a atividade com simuladores, e Turma B, invertia a ordem. Como resultado de nossa análise, percebemos: que a maior parte das perguntas feitas pelos alunos foram de caráter de confirmação, sendo mais evidente nos momentos experimentais; que falta compreensão conceitual por parte dos alunos para relacionar os conceitos vistos nas disciplinas teóricas com a prática experimental; que pela mudança na sequência didática promovida na atividade com o simulador, o professor propicia um espaço para discussão com a Turma B e, como consequência disso, os licenciandos fazem mais perguntas de apropriação conceitual. Concluímos que a ordem das atividades com o uso de simuladores integrados às atividades experimentais pode auxiliar na compreensão de fenômenos, desde que sejam pensados os recursos TIC com a apropriação no ensino. Assim, para que se tenha melhor aproveitamento do uso de simuladores, devese repensar as atividades dentro de uma proposta de educação que promova momentos de discussões conceituais e que propicie a feitura de perguntas mais reflexivas, para que contribua para o aprendizado de FM.<br>Abstract : In this paper we care about Modern Physics (MP) Education as we perceive the problem of non inclusion of MP in high school. There are difficulties regarding the understanding of concepts and also obstacles in performing MF experiments. The purpose of this dissertation is to investigate the use of simulators, which come as an alternative to help in the visualization and in representation of physical phenomena. However, it is also critical to look at the teaching process, the didactic sequence, during a course that has the use of simulators as proposal and nonetheless it is an integral part of training in MP. We highlighted the importance of question making for conceptual understanding. Thus, it was chosen an episode of classes about "atomic spectra" content during the subject Modern Physics Laboratory in a Distance Education course at UFSC. The information was obtained through a description of the didactic sequence and audio recordings of speeches proffered by students and teachers in the class. For analyzing, we created an analytical tool to categorize the types of questions that undergraduates did during class time, giving birth to the categories. The group analyzed included a total of 20 licensees of the ninth phase of the Distance Education graduation in Physics at UFSC, divided into Group A, starting the class with the experimentation followed by the use of simulations, and Group B, which inverted the process. As a result of our analysis, we realized that: most of the questions asked by the students was confirmation-type, being more evident in experimental moments; it lacks conceptual understanding by the students to relate the concepts seen in theoretical subjects with experimental practice; by changing the didactic sequence in the use of the simulator, the teacher provides a space for discussion with the Class B and, as a result, the licensees ask more questions of conceptual appropriation. We concluded that the use of the experimental activities integrated with simulators can help in understanding phenomena. Thus, in order to achieve better results in the use of simulators, one should rethink the activities within an educational proposal that promotes moments of conceptual discussions and leads to the making of more reflexive questions, contributing to the MP learning.Lapa, Andréa BrandãoSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSchweder, Sabine2016-04-19T04:06:28Z2016-04-19T04:06:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il., grafs.application/pdf337699https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160659porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:06:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:06:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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