A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Coelho, Juliana Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101912
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_e5bc9c69bfd96319eb05b5924a7b748b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)Educação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoChuvas acidasAspectos ambientaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este trabalho trata sobre a contextualização no ensino de Química por meio de temas sociais a partir de contextos relevantes para os estudantes. Para tanto, investiga qual a compreensão que um grupo de professores de Química de Criciúma (SC) - cidade comprometida pela exploração e uso do carvão - possui a respeito desse contexto como possibilidade para a abordagem temática. A pesquisa foi organizada em duas etapas: a partir de uma amostra de quinze professores buscou-se identificar práticas pedagógicas em termos de uma aproximação de situações-problema cotidianas e as dificuldades que encontram para trabalhar com temas nas aulas de Química. Em um segundo momento, a partir dos resultados obtidos, foi feita uma seleção de professores para uma entrevista semi-estruturada em que se utilizou um texto que discute sobre a região Sul do Estado de Santa Catarina como área crítica nacional em termos de controle de poluição e particularmente o problema da chuva ácida na perspectiva do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e da Química Verde. Da análise dos resultados foi possível concluir que não há, por parte dos professores, uma compreensão maior desse contexto e, de sua utilização no ensino de Química. Quanto às práticas pedagógicas do grupo de professores predominou o que se denominou de distanciamento das situações-problema cotidianas, centradas na ênfase conceitual. Essas práticas foram bem caracterizadas na etapa subseqüente da pesquisa onde, frente ao tema social apresentado através do texto a seis professores, três focalizaram o ensino de conceitos e outros três conferiram relevância ao contexto. Os resultados da pesquisa indicam que é grande o desafio para trabalhar o tema num enfoque CTS e da Química Verde, pois apenas um professor aproxima-se de uma abordagem na perspectiva de tema social. Fundamenta-se nos resultados obtidos para sugerir aspectos a serem contemplados em cursos de formação, tanto inicial como continuada, de professores de Química visando contribuir com abordagens temáticas na perspectiva de uma formação para o exercício da cidadania.Florianópolis, SCMarques, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Juliana Cardoso2013-07-15T23:31:35Z2013-07-15T23:31:35Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f.| il., grafs., tabs.application/pdf224057http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101912porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:44:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:44:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
title A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
spellingShingle A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
Coelho, Juliana Cardoso
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Chuvas acidas
Aspectos ambientais
title_short A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
title_full A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
title_fullStr A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
title_full_unstemmed A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
title_sort A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC)
author Coelho, Juliana Cardoso
author_facet Coelho, Juliana Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Juliana Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Chuvas acidas
Aspectos ambientais
topic Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Chuvas acidas
Aspectos ambientais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:31:35Z
2013-07-15T23:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224057
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101912
identifier_str_mv 224057
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188003156590592