Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alves, Thaise Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220041
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.
id UFSC_ebecefa3de0f4375a826a33b853b9fa1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220041
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateriaEngenharia mecânicaVeículos elétricosCiclo de vida do produtoImpacto ambientalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.A preocupação ambiental tem se tornado um tema de pesquisa emergente por parte da indústria automotiva. Acredita-se que os impactos das atividades econômicas no meio ambiente devem ser reduzidos para preservar os recursos naturais do planeta. Veículos elétricos têm potencial para reduzir mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida nas metrópoles. No entanto, esta solução necessita de numerosos desenvolvimentos para que se torne tão atrativa quanto os veículos com base na combustão interna. Além disso, é preciso quantificar qual é o grau de melhoria no ponto de vista ambiental. Este trabalho tem por objetivo estudar os impactos da produção e uso de veículos elétricos e de seus principais componentes e compará-los com um veículo de combustão interna. Como estudo de caso, um veículo elétrico simplificado com dois tipos de baterias foi utilizado, a fim de comparar os impactos ocasionados pelas diferentes baterias e os impactos ocasionados pelo veículo de combustão interna. No veículo elétrico uma bateria de lítio e uma bateria de chumbo-ácido foram utilizadas. Baseado nos materiais e processos empregados na construção do veículo o inventário de ciclo de vida foi construído e o estudo de ciclo de vida foi realizado respeitando as limitações do modelo. Os resultados obtidos sugerem que a oferta de energia elétrica do Brasil, atualmente considerada predominante renovável, é favorável para adoção de veículos elétricos. Além disso, a falta de incentivos para adoção destes veículos, suas lacunas técnicas em relação à necessidade de desenvolvimentos futuros e o desenvolvimento dos fluxos de reciclagem de materiais como os ferrosos, que são os mais utilizados em veículos em geral, foram apresentados como oportunidades de melhoria.Abstract: Environmental concern has become an emerging research topic for the automotive industry. It is believed that the impacts of economic activities on the environment must be reduced to preserve the planet?s natural resources. Electric vehicles have the potential to reduce climate change and improve the quality of life in metropolises. However, this solution needs numerous developments to make it as attractive as vehicles based on internal combustion. In addition, it is necessary to quantify the degree of improvement from an environmental point of view. The objective of this work is to study the impacts of the production and usage of electric vehicles and their main components and compare them with an internal combustion vehicle. As a case study, a simplified electric vehicle with two types of batteries were utilized in order to compare the impacts caused by the different batteries and the impacts caused by the internal combustion vehicle. In the electric vehicle a lithium battery and a lead acid battery were used. Based on the materials and processes applied in the construction of the vehicle, the life cycle inventory was built and the life cycle study was performed respecting the model limitations. The results suggest that the supply of electric energy in Brazil, currently considered predominantly renewable, is favorable for the adoption of electric vehicles. In addition, the lack of incentives to adopt these vehicles, their technical gaps in relation to the future developments, and the development of recycling streams of materials such as ferrous, which are most commonly used in vehicles in general, were presented as opportunities for improvement.Travassos Júnior, Xisto LucasUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Thaise Campos2021-02-11T22:22:39Z2021-02-11T22:22:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il., gráfs.application/pdf369267https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220041porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-11T22:22:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-11T22:22:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
title Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
spellingShingle Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
Alves, Thaise Campos
Engenharia mecânica
Veículos elétricos
Ciclo de vida do produto
Impacto ambiental
title_short Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
title_full Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
title_fullStr Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
title_full_unstemmed Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
title_sort Avaliação do ciclo de vida de um veículo elétrico simplificado à bateria
author Alves, Thaise Campos
author_facet Alves, Thaise Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Travassos Júnior, Xisto Lucas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Thaise Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Veículos elétricos
Ciclo de vida do produto
Impacto ambiental
topic Engenharia mecânica
Veículos elétricos
Ciclo de vida do produto
Impacto ambiental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-02-11T22:22:39Z
2021-02-11T22:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369267
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220041
identifier_str_mv 369267
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187931813576704