Estrutura midiática de ensino e sua relação com o engajamento escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Wilwert, Maria Lúcia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219300
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
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Essa dissertação teve como objetivo geral analisar a estrutura midiática de uma sala de aula em sua relação com o engajamento escolar. Na metodologia, foram utilizados dois tipos de revisão de literatura, a revisão narrativa para delimitar o conceito de mídia utilizado e a revisão sistemática integrativa para levantar os estudos acerca do engajamento escolar, além de um estudo de caso e de uma revisão documental. O estudo de caso foi realizado através de observações no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos entre 6 e 7 anos de idade, em diferentes níveis de alfabetização. Esta escolha se deu pelo fato de, no primeiro ano, as aulas contarem com uma grande variedade midiática, o que corrobora com a proposta desse trabalho. O conceito de engajamento escolar utilizado nas observações foi o proposto por Reeve e Tseng em 2011, porém, das quatro dimensões que eles apresentam, foram analisadas somente as dimensões comportamental, afetiva e agente, sendo excluída a dimensão cognitiva uma vez que suas características não são observáveis e a idade das crianças dificulta que haja uma combinação com outro método de análise. Os dados coletados no estudo de caso foram sistematizados, categorizados e interpretados, sendo relacionados com o levantamento teórico. Como resultado da análise foi elaborado um quadro com a estrutura midiática da sala de aula, contendo as características de cada mídia e qual a forma principal de engajamento que ela evoca. Os resultados sugerem que a estrutura midiática da sala de aula influencia o engajamento escolar dos alunos.<br>Abstract: School engagement is a multifactorial concept, which measures the degree of student involvement in school activities and is influenced by the context. The context worked here is the classroom, which is an environment composed of human and non-human agents in constant interaction, where the transmission of information and knowledge occurs through the teachinglearning processes. This environment is permeated by the media, which are the physical support of information. In this research, the media was approached as its medium and mediation system. This dissertation aimed to analyze the media structure of a classroom concerning school engagement. In the methodology, two types of the literature review were used, the narrative review to delimit the concept of media used and the systematic integrative review to raise studies about school engagement, in addition to a case study and a document review. The case study was conducted through observations at the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), in a first-year class of the elementary school, composed of 20 students between 6 and 7 years of age, at different levels of literacy. This choice was due to the fact that, in the first year, classes have a wide variety of media, which corroborates the proposal for this work. The concept of school engagement used in the observations was the one proposed by Reeve and Tseng in 2011, however, of the four dimensions they present, only the behavioral, affective and agent dimensions were analyzed, the cognitive dimension being excluded since their characteristics are not observable and the children's age makes it difficult to combine with another method of analysis. The data collected in the case study were systematized, categorized and interpreted, is related to the theory. As a result of the analysis, a table was elaborated with the media structure of the classroom, containing the characteristics of each media and what is the main form of engagement that it evokes. The results suggest that the media structure of the classroom offers an influence on students' school engagementFadel, Luciane MariaDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaWilwert, Maria Lúcia2021-01-14T18:07:26Z2021-01-14T18:07:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 p.| il., gráfs., tabs., fots.application/pdf370507https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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