Análise da estabilidade da forma em planta e perfil nas praias da Barra da Lagoa, Moçambique e Ingleses, Florianópolis - SC: aplicações em análise de perigos costeiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Dalinghaus, Charline
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169901
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
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spelling Análise da estabilidade da forma em planta e perfil nas praias da Barra da Lagoa, Moçambique e Ingleses, Florianópolis - SC: aplicações em análise de perigos costeirosGeografiaOndas oceanicasSanta Catarina, CostaTransporte de sedimentoSanta Catarina, CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.Este trabalho apresenta resultados da análise da estabilidade da forma em planta e de perfil nas praias dos Ingleses, Barra da Lagoa e Moçambique através de modelagem numérica, diante do conhecimento prévio do clima de ondas local e do transporte litorâneo, sendo estes importantes para o entendimento da dinâmica e processos costeiros e suas aplicações em análises de perigos costeiros à erosão. Primeiramente foi efetuada a análise do clima de ondas da região em frente à Ilha de Santa Catarina utilizando 60 anos de dados de reanálises globais simuladas pelo modelo WWIII (Wave Watch III). Foi calculado parâmetros estatísticos, assim como a correlação dos parâmetros de ondas com índices climáticos a fim de explicar a influência destes no comportamento das ondas da região. A partir do conhecimento prévio do clima de ondas, foi portanto utilizado a ferramenta SMC-Brasil para o cálculo da estabilidade praial através da análise do transporte de sedimentos na zona de surfe utilizando a fórmula do CERC, o perfil praial através da fórmula de Dean(1977) e a forma em planta utilizando a equação parabólica de Hsu e Evans (1989) modificada por González e Medina (2001). Como resultados pôde-se notar uma tendência de aumento nos parâmetros de altura significativa de onda (Hs), período de pico (Tp) e direção (?), com um aumento de 16,10 cm, 0,47 s e 9,35º respectivamente. O clima de ondas local (Fluxo de energia, Fluxo de energia direcional, Hs, Tp e alturas de ondas extremas (Hs12)) mostrou correlação significativa com os índices climáticos AAO (Antarctic Oscillation), PDO (Pacific Decadal Oscillation) e MEI (multivariate Niño Index). O transporte de sedimentos em ambas as praias apresentou uma direção predominante para norte apresentando bypassing de sedimentos entre enseadas. Por fim, a análise do perfil praial e da forma em planta de ambas as praias demonstraram situações de equilíbrio dinâmico, com uma região de erosão em ambas as praias causada pelo ajuste da linha de costa atual frente às mudanças do clima de ondas.<br>Abstract : This work presents analysis results of the headland-bay beach planform and profile stability of the Ingleses, Barra da Lagoa and Moçambique's beaches through numerical modeling, given the prior knowledge of the local wave climate and coastal sediment transport, which are important for understanding dynamics and coastal processes and their applications in analysis of coastal erosion. First it was performed the analysis of the wave climate in front of the Santa Catarina Island using 60 years of global reanalysis data simulated by the model WWIII (Wave Watch III). It was calculated statistical parameters as well as the correlation between wave climate parameters and climate indices to explain their influence on the behavior of the waves in the region. From the previous knowledge of the wave climate, it was then used SMC-Brasil software to calculate the beach stability by performing sediment transport analysis in the surf zone using CERC's formula, beach equilibrium profile through the Dean's formula (1977) and the headland-bay beach planform using the Hsu and Evans' (1989) parabolic equation modified by Gonzalez and Medina (2001). As a result it was noticed an increasing trend in significant waves height (Hs), peak period (Tp) and direction (?) parameters, with an increase of 16,10 cm, 0.47 and 9,35º respectively. The local wave climate parameters (energy flux, directional energy flux, Hs, Tp and extreme wave heights (HS12)) showed a significant correlation with the climate indices AAO (Antarctic Oscillation), PDO (Pacific Decadal Oscillation) and MEI (Multivariate Niño Index). The sediment transport in both beaches showed a predominant direction transport to the north presenting bypassing between headland-bay beaches. Finally, analysis of the beach profile and beach planform shown a dynamic equilibrium situation with an erosion region on both beaches caused by current shoreline adjustments to the changes of the wave climate.Klein, Antonio Henrique da FontouraUniversidade Federal de Santa CatarinaDalinghaus, Charline2016-10-25T03:11:35Z2016-10-25T03:11:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf342653https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-25T03:11:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-25T03:11:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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