Estudo sobre o aproveitamento das qualificações dos servidores técnico-administrativos em educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Wiggers, Mabel Fátima Schleder Cezar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211559
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019.
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spelling Estudo sobre o aproveitamento das qualificações dos servidores técnico-administrativos em educaçãoAdministraçãoQualificações profissionaisGestão de pessoasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019.A importância do conhecimento proveniente da educação formal passou a ser reconhecida pelo mundo corporativo a partir da era taylorista- fordista. Desde este tempo a qualificação profissional passou a ser perseguida pelos indivíduos e incentivada pelas organizações, que veem nela a conquista de um diferencial competitivo. Hoje, este entendimento já permeia a administração pública, que busca por meio do incentivo à qualificação desenvolver seus servidores. Entretanto, observa-se que as progressões da carreira dos servidores Técnico-Administrativo em Educação (TAE) são limitadas, em função da legislação, que só permite a mudança entre cargos de diferentes níveis por meio de novo concurso público. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC atua em relação ao aproveitamento das qualificações dos servidores TAE. A metodologia utilizada caracteriza-se por ser de natureza aplicada, descritiva e estudo de caso, no qual os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo investigou a opinião dos servidores TAE por meio de questionário online, bem como a visão dos gestores das unidades acadêmicas e administrativas, incluído o gestor da área de Gestão de Pessoas, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados segundo a abordagem mista, ou seja, análise estatística e análise interpretativa. Como resultado observou-se que as ações da área de Gestão de Pessoas da UFSC para o aproveitamento dos servidores TAE com qualificação superior ao exigido para o cargo são incipientes. Dentre as sugestões propostas pelos sujeitos da pesquisa constam ações como política justa e transparente de designação de chefias; efetivar o retorno da escola de gestores; introduzir na escola de gestores capacitações voltadas para a preparação das atividades no exercício das funções de chefia; fortalecer a atuação dos gestores em suas práticas de planejamento e propostas para o aproveitamento das qualificações dos servidores, visando a melhoria do desempenho institucional; coerência entre as políticas e as diretrizes da gestão como um todo a qual assegurem a consistência entre o propósito e a prática; publicizar a nova política de movimentação; criação de um sistema informatizado, com acesso tanto para os servidores TAE como para os gestores, a fim de que os dados possam ser cruzados para fins de movimentação dos servidores na UFSC; alteração da Legislação Federal para que seja reconsiderada a possibilidade de ascensão dos servidores TAE mediante regras pré-definidas, já que a UFSC, como umas das maiores e melhores universidades do país poderia ser a pioneira no estudo e na proposição de adequações das legislações que engessam e inviabilizam o aproveitamento dos servidores que ficam enredados em uma burocracia.Abstract : The importance of knowledge from formal education came to be recognized by the corporate world from the Taylorist-Fordist era. Since then, professional qualification has been pursued by individuals and encouraged by organizations, which see it as the achievement of a competitive differential. Today, this understanding already permeates the public administration, which seeks by means of encouraging the qualification to develop its servers. However, it can be observed that the career progressions of the Technical-Administrative Servants in Education (TAE) are limited, according to the legislation, that only allows the change between positions of different levels by means of a new public competition. In this context, the present research had as objective to analyze how the Federal University of Santa Catarina - UFSC acts in relation to the use of the qualifications of the TAE servers. The methodology used is characterized by being applied, descriptive and case study, in which the data were collected through bibliographical, documentary and field research. The field research investigated the opinion of the TAE servers through an online questionnaire, as well as the view of the managers of the academic and administrative units, including the manager of the Personnel Management area, through semi-structured interviews. Data were analyzed according to the mixed approach, that is, statistical analysis and interpretative analysis. As a result, it was observed that the actions of the People Management area of UFSC for the use of the TAE servers with a qualification higher than the required for the position are incipient. Among the suggestions proposed by the research subjects are actions such as a fair and transparent policy for the appointment of managers; to effect the return of the school of managers; to introduce in the school of managers training aimed at preparing the activities in the exercise of the managerial functions; strengthen the performance of managers in their planning practices and proposals for the utilization of the qualifications of the servers, aiming at improving institutional performance; coherence between policies and management guidelines as a whole that ensure consistency between purpose and practice; publicize the new policy of movement; creation of a computerized system with access to both TAE servers and managers, so that the data can be crossed for the purpose of moving the servers in the UFSC; amendment of the Federal Legislation to reconsider the possibility of ascending the TAE servers by pre-defined rules, since UFSC, as one of the largest and best universities in the country, could be the pioneer in the study and proposing adjustments of the legislations that and prevent the use of servers that are entangled in a bureaucracy. creation of a computerized system with access to both TAE servers and managers, so that the data can be crossed for the purpose of moving the servers in the UFSC; amendment of the Federal Legislation to reconsider the possibility of ascending the TAE servers by pre-defined rules, since UFSC, as one of the largest and best universities in the country, could be the pioneer in the study and proposing adjustments of the legislations that and prevent the use of servers that are entangled in a bureaucracy. creation of a computerized system with access to both TAE servers and managers, so that the data can be crossed for the purpose of moving the servers in the UFSC; amendment of the Federal Legislation to reconsider the possibility of ascending the TAE servers by pre-defined rules, since UFSC, as one of the largest and best universities in the country, could be the pioneer in the study and proposing adjustments of the legislations that and prevent the use of servers that are entangled in a bureaucracy.Moré, Rafael Pereira OcampoUniversidade Federal de Santa CatarinaWiggers, Mabel Fátima Schleder Cezar2020-08-20T05:45:22Z2020-08-20T05:45:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis219 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf361225https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211559porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:45:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211559Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:45:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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