A vulnerabilidade infantil na perspectiva da atenção primária à saúde: uma análise nas dimensões individual, social e institucional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ruoff, Andriela Backes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226861
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.
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spelling A vulnerabilidade infantil na perspectiva da atenção primária à saúde: uma análise nas dimensões individual, social e institucionalEnfermagemSaúde da criançaAnálise de vulnerabilidadeAtenção primária à saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.Introdução: a vulnerabilidade pode ser entendida como um conjunto de elementos do sujeito, do grupo e do contexto que criam variados graus de suscetibilidade ao adoecimento que podem ser de dimensão individual, social e institucional. Os elementos que influenciam as condições de saúde são denominados de Determinantes Sociais da Saúde. A partir do monitoramento dos Determinantes Sociais da Saúde, é possível analisar o contexto no qual as crianças crescem e se desenvolvem e identificar as situações de vulnerabilidade que as deixam suscetíveis a doenças e agravos à saúde. Entender as vulnerabilidades é uma habilidade que deve desenvolvida na formação profissional, de modo a torná-lo capaz de planejar ações assertivas e eficazes para promover o pleno crescimento e desenvolvimento infantil. Objetivo: evidenciar como se dá a análise da vulnerabilidade infantil, da formação à atuação profissional, na atenção primária à saúde de Florianópolis, Santa Catarina. Método: estudo de caso único, integrado e explicativo, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa gestores locais e centrais da atenção primária à saúde e docentes em enfermagem. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a setembro de 2020. Optou-se por três fontes de evidência, que convergiram de modo triangular: documentos, registro em arquivos e entrevista curta. A análise dos dados ocorreu por meio da proposição teórica e o desenvolvimento da descrição, interpretação e explicação do caso proposto por Robert Yin, como ferramenta de apoio o software MaxQDA®plus. Utilizou-se o referencial teórico sobre vulnerabilidade de José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres. Resultados: evidencia-se que as crianças estão inseridas em famílias populosas, desestruturadas, de baixa renda e sem escolaridade. Residem em comunidades violentas, com moradias insalubres e o uso excessivo de tecnologia é o principal comportamento de risco. Esses elementos constituem as dimensões individual, social e institucional da análise da vulnerabilidade infantil. O ensino da vulnerabilidade na formação do enfermeiro se dá forma transversal. Conclusão: os Determinantes Sociais da Saúde presentes no contexto de vida das crianças relacionam-se a aspectos comportamentais, sociais e econômicos. A vulnerabilidade infantil se apresenta principalmente na dimensão institucional, interferindo no desenvolvimento e crescimento saudável das crianças. Destaca-se a importância do ensino da vulnerabilidade infantil na formação do enfermeiro para o desenvolvimento do pensamento crítico e o olhar sensibilizados para identificação e manejo dessas vulnerabilidades no seu processo de trabalho. Relevância para à saúde e sociedade: contribui de modo a fomentar discussões sobre a vulnerabilidade infantil entre docentes, discentes e gestores em saúde que atuam com o público infantil, a fim de a aprimorar o cuidado e reduzir as situações de vulnerabilidade.Abstract: Introduction: vulnerability can be understood as a set of elements of the subject, of the group and the context that create varying degrees of susceptibility to illness that they can be of individual, social and institutional dimension. The elements that influence health conditions are called Social Determinants of Health.monitoring of the Social Determinants of Health, it is possible to analyze the context in which children grow and develop and identify the situations of vulnerability that leave them susceptible to diseases and health problems. Understanding vulnerabilities is a skill that must be developed in professional training, in order to make it capable of planning actions assertive and effective to promote full child growth and development. Objective: to show how the analysis of child vulnerability takes place, from training to performance in primary health care in Florianópolis, Santa Catarina. Method: study of unique, integrated and explanatory case with a qualitative approach. Participated in the research local and central managers of primary health care and nursing professors. The collection of The data occurred in the period from January to September 2020. We opted for three sources of evidence, which converged in a triangular way: documents, record in files and short interview. Data analysis occurred through the theoretical proposition and the development of the description, interpretation and explanation of the case proposed by Robert Yin, as a support tool the MaxQDA®plus software. The theoretical framework on vulnerability of José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres. Results: it is evident that children are part of populous, unstructured, low-income families with no schooling. Reside in violent communities, with unhealthy housing and overuse technology is the main risk behavior. These elements constitute the dimensions individual, social and institutional analysis of child vulnerability. The teaching of vulnerability in the training of nurses takes place in a transversal way. Conclusion: Social Determinants of Health present in the context of children's lives are related to behavioral, social and economic aspects. Childhood vulnerability presents itself mainly in the institutional dimension, interfering in the development and growth children's health. It highlights the importance of teaching child vulnerability in the nurse training for the development of critical thinking and the look sensitized for the identification and management of these vulnerabilities in their work. Relevance to health and society: contributes in order to foster discussions on child vulnerability among teachers, students and health managers who work with children, in order to improve care and reduce situations of vulnerability.Andrade, Selma Regina deUniversidade Federal de Santa CatarinaRuoff, Andriela Backes2021-08-23T14:04:08Z2021-08-23T14:04:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis202 p.| il., tabs.application/pdf372129https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226861porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226861Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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