Politica de recursos humanos e satisfação de docentes numa instituição de ensino superior: o caso da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1990
Autor(a) principal: Silva, Narbal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75667
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-Economico
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spelling Politica de recursos humanos e satisfação de docentes numa instituição de ensino superior: o caso da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE)Recursos humanosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-EconomicoVerificou-se o grau de satisfação/insatisfação dos docentes da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste em relação aos componentes da política de recursos humanos (recrutamento, seleção, treinamento, participação, incentivos, carreira, avaliação de desempenho e promoção) a nível institucional e pessoal. É uma investigação feita pelo método de estudo de caso de perspectiva sincrônica de caráter descritivo e não experimental. Os dados do estudo foram coletados através de questionários análise documental, observação e entrevistas. A análise dos componentes da política é apresentada por gráficos de curvas de tendência dos pesquisados. Para interpretar as curvas utilizou-se de depoimentos, observações e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que ocorrem insatisfação dos docentes a nível institucional. A nível pessoal, ocorre satisfação em relação ao recrutamento, seleção e participação. Em relação ao plano real e formal da política verificou-se discrepâncias entre o que é escrito e o que é realizado na prática. Em relação às áreas de ensino, verificou-se diferenças de percepção dos professores pesquisados em relação aos componentes da política de recursos humanos a nível institucional e pessoal. As conclusões do estudo podem ser generalizadas para a FUNDESTE, pois o percentual foi representativo.Grillo, Antonio NiccolóUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Narbal2012-10-16T03:18:40Z2012-10-16T03:18:40Z19901990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 162f.| il., grafs., tabsapplication/pdf79522http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75667porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:33:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:33:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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