Desigualdades escolares e educação superior:: as ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Dentz, Schirlei Russi von
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227350
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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spelling Desigualdades escolares e educação superior:: as ações afirmativas na Universidade Federal de Santa CatarinaEducaçãoProgramas de ação afirmativaEnsino superiorDiscriminação na educaçãoRacismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.A pesquisa desenvolve uma análise comparativa da composição do alunado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerando dados anteriores e posteriores à implementação da Política de Ações Afirmativas, iniciada há dez anos, para evidenciar o impacto que ela teve no espaço universitário. Assim, levantam-se informações relacionadas ao capital escolar de cada estudante, considerando seu grupo familiar, ao tipo de estabelecimento em que cursou a educação básica ? pública ou particular ?, ao pertencimento étnico-racial. Considerando que esses dados se associam a contextos histórico-sociais, desenvolve-se uma pesquisa bibliográfica sobre a discriminação racial no Brasil, em função da necessidade de compreender seus impactos na educação dos negros ao longo da história, até a implementação da política de cotas. A amostra de dados quali/quantitativos analisou 12.670 cadastros socioeconômicos de estudantes e 48 entrevistas realizadas com professores e alunos da UFSC, campus Trindade, Florianópolis, SC. A pesquisa toma por referencial teórico as reflexões sociológicas sobre educação desenvolvidas por Pierre Bourdieu, sobretudo as categorias que possibilitam uma análise dos fenômenos causais, mas não únicos, sobre a titulação dos pais e a incidência exitosa na educação dos filhos, e sobre a escolaridade de excelência ou não dos estudantes e suas implicações no concurso vestibular, incluindo o fator da discriminação racial e sua relação com a escolarização. Na análise dos dados e seus contextos, empregaram-se as categorias habitus, capitais, reprodução, illusio, consagração, classes no papel, entre outras. Os resultados obtidos sugerem que alunos com menos capital escolar na família e na trajetória escolar passam a ter, com a implementação da Política de Ações Afirmativas, pouca representatividade numérica na composição do corpo discente. Também se evidenciaram estratégias individuais de capitalização escolar realizadas por esses estudantes para a obtenção de êxito no concurso vestibular. De modo particular, verificou-se que os cursos do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC são os mais elitizados em termos de capital cultural escolar. Quanto à posição dos negros, observa-se que, no período anterior à implementação da política de cotas, havia uma participação expressiva desses estudantes nos vestibulares, porém eram poucos os aprovados, principalmente nos cursos de maior concorrência. No entanto, essa realidade muda significativamente após as cotas, pois elas garantem que 10% das vagas de ingresso de todos os cursos sejam ocupadas exclusivamente por negros, ainda que o capital escolar seja sempre um fator determinante para a entrada desses estudantes na universidade. O trabalho de investigação histórica permite concluir que a população negra, marcada por diferentes formas de discriminação, mobiliza lutas por reconhecimento e reparação das injustiças sofridas. Assim, a implementação de política públicas representa um marco importante nas conquistas dos Movimentos Sociais Negros, como ?luta moral? por reparação.Abstract: The research makes a comparative analysis of the composition of the student party at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), considering data from before and from after the implementation of the Affirmative Action Policy, which began ten years ago, in order to highlight the impact which that policy had on the university environment. Thus, information related to the schooling capital of the students is collected, considering their family group, the type of institution in which they attended basic education ? public or private ?, and ethnic racial belonging. Considering that those data are associated with historical and social contexts, a bibliographical research on racial discrimination in Brazil is also developed, due to the need to understand its impacts on the education of Blacks throughout history, until the implementation of the racial quota policy. The qualitative/quantitative data sample analyzed 12,670 socio-economic records of students and 48 interviews carried out with teachers and students at UFSC, campus Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The research is based on the theoretical framework of the sociological reflections on education developed by Pierre Bourdieu, especially the categories that enable an analysis of causal, but not unique, phenomena of parents' schooling and the successful impact on children's education, and of the excellence (or non-excellence) of students? schooling and its implications in the entrance examination, including the factor of racial discrimination and its relationship with schooling. In analyzing the data and their contexts, the categories habitus, capitals, reproduction, illusio, consecration, classes on paper, among others, were used. The results obtained suggest that students with less school capital in the family and school trajectory still have little numerical representation in the composition of the student party, even after the implementation of the Affirmative Action Policy. We also examined individual strategies of school capitalization carried out by these students to achieve success in the entrance examination. Specifically, we found that the courses at the Technological Center (CTC) at UFSC are the most elitist in terms of school cultural capital. In which concerns the position of Blacks, we notice that, in the period prior to the implementation of the quota policy, there was an expressive participation of these students in the entrance exams, but few of them were selected, mainly in courses with greater competition. However, this reality changed significantly after the quotas, which guarantee that 10% of the admission places for all courses are occupied exclusively by Blacks, despite school capital is always a determining factor for these students to enter university. The work of historical research allows us to conclude that the Black population, marked by different forms of discrimination, struggles for recognition and reparation for the injustices suffered. Thus, the implementation of public policies represents an important milestone in the achievements of the Black Social Movements, as a ?moral struggle? for reparation.Valle, Ione RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaDentz, Schirlei Russi von2021-08-24T15:44:28Z2021-08-24T15:44:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis436 p.| il., tabs.application/pdf372851https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227350porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-24T15:44:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227350Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-24T15:44:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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