Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Vituri, Nazir de Farias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84316
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_fff312ba3da18d3d8ecac04c38bb15e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84316
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambientalEngenharia de produçãoArtes plasticasEstudo e ensinoEducação ambientalPercepçãoMeio ambienteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho propõe que o tema Meio Ambiente seja tratado no espaço escolar e sugere a sua integração ao ensino de Arte, enfocando especialmente a Educação Ambiental. Destaca a importância de educar o olhar com o objetivo de perceber o ambiente através de uma nova atitude que seja crítica e reflexiva. Propõe uma metodologia de trabalho por projetos na escola através do ensino das artes visuais, tomando como referência artistas contemporâneos que utilizam a reciclagem e o reaproveitamento de materiais como fonte de criação artística. Nesse contexto, apresenta dois projetos, aplicados em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental e Médio, desenvolvidos de modo coerente com a concepção de aprendizagem apontada na metodologia proposta. Enfoca a Arte como linguagem que expressa percepções sobre o meio ambiente, favorecendo a análise do impacto das intervenções humanas e propondo reflexões capazes de promover uma gestão ambiental comprometida com a qualidade de vida.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaVituri, Nazir de Farias2012-10-20T08:14:34Z2012-10-20T08:14:34Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185580http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84316porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:53:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84316Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
title Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
spellingShingle Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
Vituri, Nazir de Farias
Engenharia de produção
Artes plasticas
Estudo e ensino
Educação ambiental
Percepção
Meio ambiente
title_short Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
title_full Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
title_fullStr Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
title_full_unstemmed Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
title_sort Tecnologia e educação da percepção integrada ao ensino das artes plásticas: por uma consciência ambiental
author Vituri, Nazir de Farias
author_facet Vituri, Nazir de Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vituri, Nazir de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Artes plasticas
Estudo e ensino
Educação ambiental
Percepção
Meio ambiente
topic Engenharia de produção
Artes plasticas
Estudo e ensino
Educação ambiental
Percepção
Meio ambiente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T08:14:34Z
2012-10-20T08:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185580
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84316
identifier_str_mv 185580
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188020922613760