Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Administração
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631 |
Resumo: | This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion. |
id |
UFSM-20_3968fcb5e76dd0fb529dcd67949e4301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/4631 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-04-112017-04-112005-10-03CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion.Este estudo apresenta a Orientação para o Mercado, a Inovação e a Performance Organizacional abordados através dos parâmetros de competitividade, adaptados do construto de Sandvik e Sandvik (2003) à realidade de 62 empresas hoteleiras localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Através de uma pesquisa descritiva de corte transversal único e da análise dos dados, através das diferenças de médias de respostas aplicando o teste-F, constatou-se inicialmente que a maioria dos hotéis pesquisados está no mercado há mais de 10 anos e que 50% são empresas de pequeno porte. Além disso, 70% das empresas hoteleiras do RS adotam como estratégia competitiva a adaptação para atender as necessidades e demandas dos clientes. Além disso, foi possível verificar que a capacidade das empresas hoteleiras em inovar acontece independentemente de sua adoção competitiva, comprovando a hipótese inicial, contudo algumas das variáveis constituidoras dos construtos de orientação para o mercado e de performance organizacional mostraram diferentes comportamento em relação as diferentes estratégias competitivas adotadas. Esta Dissertação de Mestrado está composta, respectivamente, por Introdução, pela Fundamentação Teórica, onde são destacados os construtos que dão base ao estudo, e pela Metodologia. Por último, apresenta os Resultados, que detalham o levantamento e as análises das informações, tendo seu fechamento nas considerações finais aportadas na Conclusão.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoOrientação para o mercadoInovaçãoPerformance e competitividadeMarket orientationInnovationPerformance and competitionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOrientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCeretta, Paulo Sergiohttp://lattes.cnpq.br/3049029014914257Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717Estrada, Rolando Juan Solizhttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833http://lattes.cnpq.br/3662711955262362Caporal, Gibsy Lisiê Soares600200000006400500300300300594dad0f-39e8-46c0-9299-beeff3488343f530cc10-02a7-43e4-a535-26f437abb06f9c438888-9ab5-428f-95fa-059f6a72af2eb11dcee5-e6c5-47fb-acf0-c0f67ef8e7dcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALGIBSYCAPORAL.pdfapplication/pdf509074http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/1/GIBSYCAPORAL.pdf66ec8f7206c703e94206d723d5e324e4MD51TEXTGIBSYCAPORAL.pdf.txtGIBSYCAPORAL.pdf.txtExtracted texttext/plain183480http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/2/GIBSYCAPORAL.pdf.txt02a6689262bb5c0b82b4ee6c1599f7c3MD52THUMBNAILGIBSYCAPORAL.pdf.jpgGIBSYCAPORAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4721http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/3/GIBSYCAPORAL.pdf.jpg09abb396a2410403d075ce1ac5ba1585MD531/46312022-09-02 09:37:04.967oai:repositorio.ufsm.br:1/4631Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-09-02T12:37:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
title |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul Caporal, Gibsy Lisiê Soares Orientação para o mercado Inovação Performance e competitividade Market orientation Innovation Performance and competition CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
title_full |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul |
author |
Caporal, Gibsy Lisiê Soares |
author_facet |
Caporal, Gibsy Lisiê Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ceretta, Paulo Sergio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3049029014914257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0718561583412717 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Estrada, Rolando Juan Soliz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8289981779028833 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3662711955262362 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caporal, Gibsy Lisiê Soares |
contributor_str_mv |
Ceretta, Paulo Sergio Fossá, Maria Ivete Trevisan Estrada, Rolando Juan Soliz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado Inovação Performance e competitividade |
topic |
Orientação para o mercado Inovação Performance e competitividade Market orientation Innovation Performance and competition CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market orientation Innovation Performance and competition |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631 |
identifier_str_mv |
CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600200000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
594dad0f-39e8-46c0-9299-beeff3488343 f530cc10-02a7-43e4-a535-26f437abb06f 9c438888-9ab5-428f-95fa-059f6a72af2e b11dcee5-e6c5-47fb-acf0-c0f67ef8e7dc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/1/GIBSYCAPORAL.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/2/GIBSYCAPORAL.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/3/GIBSYCAPORAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66ec8f7206c703e94206d723d5e324e4 02a6689262bb5c0b82b4ee6c1599f7c3 09abb396a2410403d075ce1ac5ba1585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794524361903833088 |