Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Caporal, Gibsy Lisiê Soares lattes
Orientador(a): Ceretta, Paulo Sergio lattes
Banca de defesa: Fossá, Maria Ivete Trevisan lattes, Estrada, Rolando Juan Soliz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631
Resumo: This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion.
id UFSM-20_3968fcb5e76dd0fb529dcd67949e4301
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/4631
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2017-04-112017-04-112005-10-03CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion.Este estudo apresenta a Orientação para o Mercado, a Inovação e a Performance Organizacional abordados através dos parâmetros de competitividade, adaptados do construto de Sandvik e Sandvik (2003) à realidade de 62 empresas hoteleiras localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Através de uma pesquisa descritiva de corte transversal único e da análise dos dados, através das diferenças de médias de respostas aplicando o teste-F, constatou-se inicialmente que a maioria dos hotéis pesquisados está no mercado há mais de 10 anos e que 50% são empresas de pequeno porte. Além disso, 70% das empresas hoteleiras do RS adotam como estratégia competitiva a adaptação para atender as necessidades e demandas dos clientes. Além disso, foi possível verificar que a capacidade das empresas hoteleiras em inovar acontece independentemente de sua adoção competitiva, comprovando a hipótese inicial, contudo algumas das variáveis constituidoras dos construtos de orientação para o mercado e de performance organizacional mostraram diferentes comportamento em relação as diferentes estratégias competitivas adotadas. Esta Dissertação de Mestrado está composta, respectivamente, por Introdução, pela Fundamentação Teórica, onde são destacados os construtos que dão base ao estudo, e pela Metodologia. Por último, apresenta os Resultados, que detalham o levantamento e as análises das informações, tendo seu fechamento nas considerações finais aportadas na Conclusão.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoOrientação para o mercadoInovaçãoPerformance e competitividadeMarket orientationInnovationPerformance and competitionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOrientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCeretta, Paulo Sergiohttp://lattes.cnpq.br/3049029014914257Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717Estrada, Rolando Juan Solizhttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833http://lattes.cnpq.br/3662711955262362Caporal, Gibsy Lisiê Soares600200000006400500300300300594dad0f-39e8-46c0-9299-beeff3488343f530cc10-02a7-43e4-a535-26f437abb06f9c438888-9ab5-428f-95fa-059f6a72af2eb11dcee5-e6c5-47fb-acf0-c0f67ef8e7dcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALGIBSYCAPORAL.pdfapplication/pdf509074http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/1/GIBSYCAPORAL.pdf66ec8f7206c703e94206d723d5e324e4MD51TEXTGIBSYCAPORAL.pdf.txtGIBSYCAPORAL.pdf.txtExtracted texttext/plain183480http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/2/GIBSYCAPORAL.pdf.txt02a6689262bb5c0b82b4ee6c1599f7c3MD52THUMBNAILGIBSYCAPORAL.pdf.jpgGIBSYCAPORAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4721http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/3/GIBSYCAPORAL.pdf.jpg09abb396a2410403d075ce1ac5ba1585MD531/46312022-09-02 09:37:04.967oai:repositorio.ufsm.br:1/4631Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-09-02T12:37:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
title Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
spellingShingle Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
Caporal, Gibsy Lisiê Soares
Orientação para o mercado
Inovação
Performance e competitividade
Market orientation
Innovation
Performance and competition
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
title_full Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
title_fullStr Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
title_sort Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul
author Caporal, Gibsy Lisiê Soares
author_facet Caporal, Gibsy Lisiê Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ceretta, Paulo Sergio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3049029014914257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0718561583412717
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8289981779028833
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3662711955262362
dc.contributor.author.fl_str_mv Caporal, Gibsy Lisiê Soares
contributor_str_mv Ceretta, Paulo Sergio
Fossá, Maria Ivete Trevisan
Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para o mercado
Inovação
Performance e competitividade
topic Orientação para o mercado
Inovação
Performance e competitividade
Market orientation
Innovation
Performance and competition
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Market orientation
Innovation
Performance and competition
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This paper examines the market orientation, innovation and organizacional performance from competitive parameters, adapted from Sandvik & Sandvik (2003) to the reality of hospitality companies of the Rio Grande do Sul. Through a descriptive research of transversal cut and based on the analysis of the data, the differences of averages of answers applying test- F, demonstrated that the majority of the searched hotels is in the market for 10 years and that 50% are small business companies. Moreover, 70% of the hospitality companies adopted as competitive strategy the adaptation to the necessities and demands of the customers. One evidenced is that the capacity of the hospitality companies in innovating for the market and for the companies happens independently of its competitive adoption, however considering market orientation and organizacional performance some elements had shown different behaviors, that had rejected the initial hypothesis. The research design consisted on Introduction, Theoretical Research, where the constructs and concepts are detached giving bases to the study, and Methodology. Finally, the Results descriptions of the survey, ending with final considerations in the Conclusion.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-11
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631
identifier_str_mv CAPORAL, Gibsy Lisiê Soares. Orientação para o mercado, inovação e performance organizacional sob os parâmetros da competitividade: um estudo no setor hoteleiro do Rio Grande do Sul. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 600200000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 594dad0f-39e8-46c0-9299-beeff3488343
f530cc10-02a7-43e4-a535-26f437abb06f
9c438888-9ab5-428f-95fa-059f6a72af2e
b11dcee5-e6c5-47fb-acf0-c0f67ef8e7dc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/1/GIBSYCAPORAL.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/2/GIBSYCAPORAL.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4631/3/GIBSYCAPORAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66ec8f7206c703e94206d723d5e324e4
02a6689262bb5c0b82b4ee6c1599f7c3
09abb396a2410403d075ce1ac5ba1585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794524361903833088