A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sonego, Anna Helena Silveira lattes
Orientador(a): Mallmann, Elena Maria lattes
Banca de defesa: Abegg, Ilse lattes, Teixeira, Adriano Canabarro lattes, Rocha, Karla Marques da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7110
Resumo: The focus of analysis is the integration of network technologies and the convergence between the educational modalities at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim was to investigate how the integration of network technologies occurs, especially the Moodle, and the convergence between the educational modalities at UFSM. The action research methodological procedures pervade the spiral cyclic motion (planning, action, observation, reflection, replanning and type Survey questionnaires). The results indicate that the integration of educational technologies in network is already happening at UFSM. This enables the convergence between the modalities through the production and implementation of resources and study activities according to the standardization of educational public policies. Therefore, the collaborative production in networks, such as the wiki activity, enhances interaction, communication, curricular content sharing and the development of technological and pedagogical fluency. Thus the integration of educational technologies in network boosts didactic and methodological innovation through the organization of resources and study activities at the Moodle, leveraging the teaching-learning process and allowing the convergence between the modalities.
id UFSM-20_ea9b98eef3e0f5a7d9340f1aeb5df5cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7110
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2014-10-092014-10-092014-03-25SONEGO, Anna Helena Silveira. THE INTEGRATION OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN NETWORK AND THE CONVERGENCE BETWEEN THE MODALITIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7110The focus of analysis is the integration of network technologies and the convergence between the educational modalities at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim was to investigate how the integration of network technologies occurs, especially the Moodle, and the convergence between the educational modalities at UFSM. The action research methodological procedures pervade the spiral cyclic motion (planning, action, observation, reflection, replanning and type Survey questionnaires). The results indicate that the integration of educational technologies in network is already happening at UFSM. This enables the convergence between the modalities through the production and implementation of resources and study activities according to the standardization of educational public policies. Therefore, the collaborative production in networks, such as the wiki activity, enhances interaction, communication, curricular content sharing and the development of technological and pedagogical fluency. Thus the integration of educational technologies in network boosts didactic and methodological innovation through the organization of resources and study activities at the Moodle, leveraging the teaching-learning process and allowing the convergence between the modalities.O foco de análise é a integração das tecnologias em rede e a convergência entre as modalidades educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetivou-se investigar como ocorre a integração das tecnologias educacionais em rede, em especial o Moodle, e a convergência entre modalidades na UFSM. Os procedimentos metodológicos de pesquisa-ação perpassam pelo movimento espiral cíclico (planejamento, ação, observação, reflexão, replanejamento e questionários do tipo Survey). Os resultados indicam que na UFSM a integração de tecnologias educacionais em rede já está ocorrendo. Isso viabiliza a convergência entre as modalidades através da produção e implementação de recursos e atividades de estudo segunda parametrização das políticas públicas educacionais. Desse modo, a produção colaborativa em redes como a atividade wiki potencializa a interação, comunicação e o compartilhamento de conteúdos curriculares e a construção da fluência tecnológico-pedagógica. Por conseguinte, conclui-se que a integração de tecnologias educacionais em rede potencializa inovação didático-metodológica através da organização de recursos e atividades de estudo no Moodle potencializando o processo ensino-aprendizagem e permitindo a convergência entre as modalidades.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoIntegração das tecnologias em redeConvergênciaPesquisa-açãoRecursos e atividade de estudoIntegration of network technologiesConvergenceAction researchResources and study activitiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagemThe integration of educational technology in network and the convergence between the modalities in the teaching-learning processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMallmann, Elena Mariahttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350Abegg, Ilsehttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986Teixeira, Adriano Canabarrohttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813Rocha, Karla Marques dahttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760http://lattes.cnpq.br/9730293662027981Sonego, Anna Helena Silveira700800000006400300300300500300b0e6ba59-daf5-4252-ab45-f68460357d548a22ca30-5efe-457f-9ef6-3eccecf307e9c6fe1c13-bce0-4597-b0a1-ed636193cbe5f56106e3-7517-4990-9b19-a78b48e01f2bba001e1d-dfd3-44eb-b6b9-56e50d8062eeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSONEGO, ANNA HELENA SILVEIRA.pdfapplication/pdf6412628http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/1/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdffa719de3f815b36c30e337368abf98a5MD51TEXTSONEGO, ANNA HELENA SILVEIRA.pdf.txtSONEGO, ANNA HELENA SILVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain393530http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/2/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdf.txt1ee79be45ad847fa5905566b3bbc75caMD52THUMBNAILSONEGO, ANNA HELENA SILVEIRA.pdf.jpgSONEGO, ANNA HELENA SILVEIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5163http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/3/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdf.jpg891ea759074d081730c7647b1b84c231MD531/71102021-10-27 11:09:42.519oai:repositorio.ufsm.br:1/7110Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132021-10-27T14:09:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The integration of educational technology in network and the convergence between the modalities in the teaching-learning process
title A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
Sonego, Anna Helena Silveira
Integração das tecnologias em rede
Convergência
Pesquisa-ação
Recursos e atividade de estudo
Integration of network technologies
Convergence
Action research
Resources and study activities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
title_full A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
title_sort A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
author Sonego, Anna Helena Silveira
author_facet Sonego, Anna Helena Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4353719005526350
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Abegg, Ilse
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5450252602273986
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teixeira, Adriano Canabarro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1841882790688813
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3301494042964760
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9730293662027981
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Anna Helena Silveira
contributor_str_mv Mallmann, Elena Maria
Abegg, Ilse
Teixeira, Adriano Canabarro
Rocha, Karla Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Integração das tecnologias em rede
Convergência
Pesquisa-ação
Recursos e atividade de estudo
topic Integração das tecnologias em rede
Convergência
Pesquisa-ação
Recursos e atividade de estudo
Integration of network technologies
Convergence
Action research
Resources and study activities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Integration of network technologies
Convergence
Action research
Resources and study activities
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The focus of analysis is the integration of network technologies and the convergence between the educational modalities at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The aim was to investigate how the integration of network technologies occurs, especially the Moodle, and the convergence between the educational modalities at UFSM. The action research methodological procedures pervade the spiral cyclic motion (planning, action, observation, reflection, replanning and type Survey questionnaires). The results indicate that the integration of educational technologies in network is already happening at UFSM. This enables the convergence between the modalities through the production and implementation of resources and study activities according to the standardization of educational public policies. Therefore, the collaborative production in networks, such as the wiki activity, enhances interaction, communication, curricular content sharing and the development of technological and pedagogical fluency. Thus the integration of educational technologies in network boosts didactic and methodological innovation through the organization of resources and study activities at the Moodle, leveraging the teaching-learning process and allowing the convergence between the modalities.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SONEGO, Anna Helena Silveira. THE INTEGRATION OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN NETWORK AND THE CONVERGENCE BETWEEN THE MODALITIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7110
identifier_str_mv SONEGO, Anna Helena Silveira. THE INTEGRATION OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN NETWORK AND THE CONVERGENCE BETWEEN THE MODALITIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv b0e6ba59-daf5-4252-ab45-f68460357d54
8a22ca30-5efe-457f-9ef6-3eccecf307e9
c6fe1c13-bce0-4597-b0a1-ed636193cbe5
f56106e3-7517-4990-9b19-a78b48e01f2b
ba001e1d-dfd3-44eb-b6b9-56e50d8062ee
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/1/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/2/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7110/3/SONEGO%2c%20ANNA%20HELENA%20SILVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa719de3f815b36c30e337368abf98a5
1ee79be45ad847fa5905566b3bbc75ca
891ea759074d081730c7647b1b84c231
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794524456517894144