A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677 |
Resumo: | Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students. |
id |
UFSM_08322d946b53caba6f5598b36561b426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/10677 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-152016-07-152016-04-11MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students.A sociedade contemporânea é movida pelas tecnologias de informação e comunicação, e a escola de hoje deve acompanhar o processo de modernização que estamos construindo todos os dias. Temos várias manifestações culturais, surgindo, novas modas, novas maneiras, novas famílias, são múltiplas as novas faces da sociedade informatizada. O presente estudo apresenta uma proposta de utilização das novas tecnologias educacionais como alternativa capaz de contribuir positivamente no processo de ensino de História. Assim sendo, buscou-se analisar a produção de um jogo de histórias interativas por meio da utilização dos softwares Twine e Storybird em uma escola pública de ensino médio no município de Restinga Sêca. Este estudo teve caráter qualitativo, nesse sentido utilizou-se como metodologia o estudo de caso, visando analisar o comportamento de alunos e professores e o direcionamento do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias. Ficou evidenciado nessa pesquisa o fomento de novas possibilidades de interação no cenário educacional, por meio de uma abordagem capaz de aproximar os conteúdos programáticos da disciplina de História, com novas ferramentas tecnológicas capazes de resignificar a relação da disciplina com os alunos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoTecnologiasEnsino de históriaJogoTechnologiesHistory teachingGameCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médioThe games application for educational history teaching in secondary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCordenonsi, Andre Zankihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760880H0Medeiros, Liziany Müllerhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706726E9Witter, Nikelen Acostahttp://lattes.cnpq.br/8774179848468670http://lattes.cnpq.br/9755580963972621Marques, Marcelo Peixoto700800000006400500500500500c12572e5-e19d-4fb9-9a98-b84724e6614b694a0258-7f0d-4add-9839-cc5061f0eef58baae3f5-6220-443b-b557-2bdcc8a1a1f5642eb455-6a68-4a22-a2d8-9773477ab1b2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdfapplication/pdf1902208http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/1/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf79596a841e510a46d49e80e3158e69ecMD51TEXTMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.txtMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.txtExtracted texttext/plain142984http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/2/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.txt330ba1ee94e419fdbf4582aac61befc5MD52THUMBNAILMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.jpgMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4643http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/3/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.jpg471ee4f4a5fcfa5dbfffffab725603d8MD531/106772021-05-28 10:05:33.888oai:repositorio.ufsm.br:1/10677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-05-28T13:05:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The games application for educational history teaching in secondary education |
title |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
spellingShingle |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio Marques, Marcelo Peixoto Tecnologias Ensino de história Jogo Technologies History teaching Game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
title_full |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
title_fullStr |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
title_sort |
A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio |
author |
Marques, Marcelo Peixoto |
author_facet |
Marques, Marcelo Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cordenonsi, Andre Zanki |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760880H0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Medeiros, Liziany Müller |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706726E9 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Witter, Nikelen Acosta |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8774179848468670 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9755580963972621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marcelo Peixoto |
contributor_str_mv |
Cordenonsi, Andre Zanki Medeiros, Liziany Müller Witter, Nikelen Acosta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Ensino de história Jogo |
topic |
Tecnologias Ensino de história Jogo Technologies History teaching Game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technologies History teaching Game |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 500 500 500 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
c12572e5-e19d-4fb9-9a98-b84724e6614b 694a0258-7f0d-4add-9839-cc5061f0eef5 8baae3f5-6220-443b-b557-2bdcc8a1a1f5 642eb455-6a68-4a22-a2d8-9773477ab1b2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/1/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/2/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/3/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79596a841e510a46d49e80e3158e69ec 330ba1ee94e419fdbf4582aac61befc5 471ee4f4a5fcfa5dbfffffab725603d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240165073813504 |