A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Marques, Marcelo Peixoto lattes
Orientador(a): Cordenonsi, Andre Zanki lattes
Banca de defesa: Medeiros, Liziany Müller lattes, Witter, Nikelen Acosta lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677
Resumo: Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students.
id UFSM_08322d946b53caba6f5598b36561b426
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10677
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-07-152016-07-152016-04-11MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students.A sociedade contemporânea é movida pelas tecnologias de informação e comunicação, e a escola de hoje deve acompanhar o processo de modernização que estamos construindo todos os dias. Temos várias manifestações culturais, surgindo, novas modas, novas maneiras, novas famílias, são múltiplas as novas faces da sociedade informatizada. O presente estudo apresenta uma proposta de utilização das novas tecnologias educacionais como alternativa capaz de contribuir positivamente no processo de ensino de História. Assim sendo, buscou-se analisar a produção de um jogo de histórias interativas por meio da utilização dos softwares Twine e Storybird em uma escola pública de ensino médio no município de Restinga Sêca. Este estudo teve caráter qualitativo, nesse sentido utilizou-se como metodologia o estudo de caso, visando analisar o comportamento de alunos e professores e o direcionamento do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias. Ficou evidenciado nessa pesquisa o fomento de novas possibilidades de interação no cenário educacional, por meio de uma abordagem capaz de aproximar os conteúdos programáticos da disciplina de História, com novas ferramentas tecnológicas capazes de resignificar a relação da disciplina com os alunos.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoTecnologiasEnsino de históriaJogoTechnologiesHistory teachingGameCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médioThe games application for educational history teaching in secondary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCordenonsi, Andre Zankihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760880H0Medeiros, Liziany Müllerhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706726E9Witter, Nikelen Acostahttp://lattes.cnpq.br/8774179848468670http://lattes.cnpq.br/9755580963972621Marques, Marcelo Peixoto700800000006400500500500500c12572e5-e19d-4fb9-9a98-b84724e6614b694a0258-7f0d-4add-9839-cc5061f0eef58baae3f5-6220-443b-b557-2bdcc8a1a1f5642eb455-6a68-4a22-a2d8-9773477ab1b2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdfapplication/pdf1902208http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/1/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf79596a841e510a46d49e80e3158e69ecMD51TEXTMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.txtMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.txtExtracted texttext/plain142984http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/2/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.txt330ba1ee94e419fdbf4582aac61befc5MD52THUMBNAILMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.jpgMARQUES, MARCELO PEIXOTO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4643http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/3/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.jpg471ee4f4a5fcfa5dbfffffab725603d8MD531/106772021-05-28 10:05:33.888oai:repositorio.ufsm.br:1/10677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-05-28T13:05:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The games application for educational history teaching in secondary education
title A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
spellingShingle A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
Marques, Marcelo Peixoto
Tecnologias
Ensino de história
Jogo
Technologies
History teaching
Game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
title_full A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
title_fullStr A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
title_full_unstemmed A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
title_sort A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
author Marques, Marcelo Peixoto
author_facet Marques, Marcelo Peixoto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760880H0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706726E9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Witter, Nikelen Acosta
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8774179848468670
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9755580963972621
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marcelo Peixoto
contributor_str_mv Cordenonsi, Andre Zanki
Medeiros, Liziany Müller
Witter, Nikelen Acosta
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Ensino de história
Jogo
topic Tecnologias
Ensino de história
Jogo
Technologies
History teaching
Game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Technologies
History teaching
Game
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Contemporary society is driven by information and communication technologies, and the school today must accompany the modernization process we are building every day. We have several cultural events, emerging, new fashions, new ways, new families are many new faces in the computerized society. This study presents a proposal for the use of the new technologies as an alternative capable of contributing positively in history teaching process. Therefore, it sought to analyze the production of a set of interactive stories through the use of Twine and Storybird software in a high school public school in the city of Restinga Sêca. This study was qualitative, in that sense it was used as methodology the case study in order to analyze the behavior of students and teachers and the direction of the teaching and learning process mediated by technology. Evidenced in this research the development of new possibilities of interaction in the educational setting, through an approach to bring the syllabus of the discipline of history, with new technological tools able to reframe the relationship of the subject with students.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-15
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677
identifier_str_mv MARQUES, Marcelo Peixoto. THE GAMES APPLICATION FOR EDUCATIONAL HISTORY TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
500
500
500
dc.relation.authority.fl_str_mv c12572e5-e19d-4fb9-9a98-b84724e6614b
694a0258-7f0d-4add-9839-cc5061f0eef5
8baae3f5-6220-443b-b557-2bdcc8a1a1f5
642eb455-6a68-4a22-a2d8-9773477ab1b2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/1/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/2/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10677/3/MARQUES%2c%20MARCELO%20PEIXOTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79596a841e510a46d49e80e3158e69ec
330ba1ee94e419fdbf4582aac61befc5
471ee4f4a5fcfa5dbfffffab725603d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240165073813504