Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Administração
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4536 |
Resumo: | This present study aims, mainly, to identify the students´ perceptions during the learning process of the nondistance Business Administration undergraduate courses of UFSM between the distance version from UFSM/UFRGS, in relation to the dimensions: student/student, student/professor and student/content. The study characterizes itself as descriptive and qualitative, once it seeks to know which is the best way to evaluate the teaching practices, according to measures previously defined, through the qualitative analyses of the interviews. The results founded did not identify significative differences in relation to the constructs researched, because the students, even from the nondistance course as from the distance one, demonstrate similar opinions. Besides that, it could be verified that both methodologies can complement it selves in a way to maximize the learning, turning the nondistance classes more attractive with the use of ludic resources and the distance classes less distant with a more intensive relationship between tutor and the student. |
id |
UFSM_133ceb24f38f618d40b0d2f5960fcea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/4536 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-04-242017-04-242008-11-05SEVERO, Rodrigo Barros. Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4536This present study aims, mainly, to identify the students´ perceptions during the learning process of the nondistance Business Administration undergraduate courses of UFSM between the distance version from UFSM/UFRGS, in relation to the dimensions: student/student, student/professor and student/content. The study characterizes itself as descriptive and qualitative, once it seeks to know which is the best way to evaluate the teaching practices, according to measures previously defined, through the qualitative analyses of the interviews. The results founded did not identify significative differences in relation to the constructs researched, because the students, even from the nondistance course as from the distance one, demonstrate similar opinions. Besides that, it could be verified that both methodologies can complement it selves in a way to maximize the learning, turning the nondistance classes more attractive with the use of ludic resources and the distance classes less distant with a more intensive relationship between tutor and the student.A pesquisa aqui apresentada tem como principal objetivo identificar as percepções dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem dos cursos de graduação em administração presencial da UFSM e a distância UFSM/UFRGS, em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. O estudo caracterizase por ser de natureza descritiva, de cunho qualitativo, uma vez que busca conhecer qual a melhor forma de avaliar as práticas de ensino segundo indicadores previamente definidos, por meio da análise qualitativa das entrevistas aplicadas. Os resultados encontrados não identificaram diferenças significativas com relação aos constructos pesquisados, pois os alunos tanto do ensino presencial quanto do EAD demonstraram ter opiniões muito semelhantes. Além disso, pôdese verificar que as duas metodologias podem se complementar de uma forma a maximizar o aprendizado do aluno tornando as aulas presenciais mais atrativas por meio de recursos lúdicos e as aulas a distância menos distantes na tentativa de aproximar cada vez mais tutor e aluno.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoAdministraçãoEnsino superiorEducaçãoCurso de administraçãoAvaliação do ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAvaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCosta, Vânia Medianeira Floreshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7Löbler, Mauri Leodirhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4Fossá, Maria Ivete Trevisanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798925D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596873J6Severo, Rodrigo Barros600200000006400300300300300300da859cd3-c705-4552-b11a-72057c9325bbaa4e27cc-33df-4389-ab6a-0f7bd561b52f9c1a3c87-57ed-4200-b10a-a9f68541765798d212d9-b629-4108-a3db-2ec4bedc5b78503be7ff-b0c3-4dad-bba1-6a761c743153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALRODRIGOBARROSSEVERO.pdfapplication/pdf975982http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/1/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf23790f5eab9b2d929db4b2243ec3280cMD51TEXTRODRIGOBARROSSEVERO.pdf.txtRODRIGOBARROSSEVERO.pdf.txtExtracted texttext/plain177496http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/2/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf.txtafdb910b27546815ef031fecd46956d6MD52THUMBNAILRODRIGOBARROSSEVERO.pdf.jpgRODRIGOBARROSSEVERO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4904http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/3/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf.jpgb43c81abc3f9fed0652151aa2ae27a62MD531/45362017-07-25 11:10:05.117oai:repositorio.ufsm.br:1/4536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-25T14:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
title |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
spellingShingle |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo Severo, Rodrigo Barros Administração Ensino superior Educação Curso de administração Avaliação do ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
title_full |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
title_fullStr |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
title_full_unstemmed |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
title_sort |
Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo |
author |
Severo, Rodrigo Barros |
author_facet |
Severo, Rodrigo Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Vânia Medianeira Flores |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Löbler, Mauri Leodir |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798925D6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596873J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Rodrigo Barros |
contributor_str_mv |
Costa, Vânia Medianeira Flores Löbler, Mauri Leodir Fossá, Maria Ivete Trevisan Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Ensino superior Educação Curso de administração Avaliação do ensino |
topic |
Administração Ensino superior Educação Curso de administração Avaliação do ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This present study aims, mainly, to identify the students´ perceptions during the learning process of the nondistance Business Administration undergraduate courses of UFSM between the distance version from UFSM/UFRGS, in relation to the dimensions: student/student, student/professor and student/content. The study characterizes itself as descriptive and qualitative, once it seeks to know which is the best way to evaluate the teaching practices, according to measures previously defined, through the qualitative analyses of the interviews. The results founded did not identify significative differences in relation to the constructs researched, because the students, even from the nondistance course as from the distance one, demonstrate similar opinions. Besides that, it could be verified that both methodologies can complement it selves in a way to maximize the learning, turning the nondistance classes more attractive with the use of ludic resources and the distance classes less distant with a more intensive relationship between tutor and the student. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEVERO, Rodrigo Barros. Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4536 |
identifier_str_mv |
SEVERO, Rodrigo Barros. Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600200000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
da859cd3-c705-4552-b11a-72057c9325bb aa4e27cc-33df-4389-ab6a-0f7bd561b52f 9c1a3c87-57ed-4200-b10a-a9f685417657 98d212d9-b629-4108-a3db-2ec4bedc5b78 503be7ff-b0c3-4dad-bba1-6a761c743153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/1/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/2/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4536/3/RODRIGOBARROSSEVERO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23790f5eab9b2d929db4b2243ec3280c afdb910b27546815ef031fecd46956d6 b43c81abc3f9fed0652151aa2ae27a62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793239977101885440 |