À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Amaral, Cláudia Letícia de Castro do lattes
Orientador(a): Ferreira, Liliana Soares lattes
Banca de defesa: Pereira, Sueli Menezes lattes, Hypolito, Álvaro Luiz Moreira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Job
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6953
Resumo: From the discourse analysis of graduated people from Languages English Course of Santa Maria Federal University, since 2008, this study aimed at investigating the interfaces of work, job, profession and social class for teachers of English nowadays, taking into account the capitalist context. That date was chosen because it was when there was the first graduated group on simple teaching of English, since the reformulation of this Course. Many times the graduated people on English face labor instability of their work conditions that result in a crisis related to their sense of professional belonging. In that sense, the main objective of this study is observing manifestations and spaces of resistance in search for autonomy and, consequently, professional belonging of those workers. In order to do that, it used a qualitative case study, with approach on dialectical materialism. The data were collected from interviews with the just graduated people which were analyzed, through Content Analysis approach (BARDIN, 2010). It was concluded that graduation on Languages and autonomy are the main attributes considered by the graduated for feeling as belonging to a professional group.
id UFSM_351d2f0af9618487a6d18d2ed449202d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6953
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2011-03-152011-03-152010-12-20AMARAL, Cláudia Letícia de Castro do. Looking for professional belonging: the interfaces of work on the discourses of new graduated people from English Languages course of Federal Santa Maria University(Brazil). 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6953From the discourse analysis of graduated people from Languages English Course of Santa Maria Federal University, since 2008, this study aimed at investigating the interfaces of work, job, profession and social class for teachers of English nowadays, taking into account the capitalist context. That date was chosen because it was when there was the first graduated group on simple teaching of English, since the reformulation of this Course. Many times the graduated people on English face labor instability of their work conditions that result in a crisis related to their sense of professional belonging. In that sense, the main objective of this study is observing manifestations and spaces of resistance in search for autonomy and, consequently, professional belonging of those workers. In order to do that, it used a qualitative case study, with approach on dialectical materialism. The data were collected from interviews with the just graduated people which were analyzed, through Content Analysis approach (BARDIN, 2010). It was concluded that graduation on Languages and autonomy are the main attributes considered by the graduated for feeling as belonging to a professional group.A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de egressos(as) do Curso de Letras-Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Santa Maria, desde 2008, quando há o primeiro grupo formado na licenciatura simples em Língua Inglesa, desde a reformulação do Curso; este estudo investiga as interfaces de trabalho, emprego, profissão e classe social dos professores de Língua inglesa na atualidade, levando em consideração o contexto capitalista. Muitas vezes, os licenciados em Letras-Inglês enfrentam a precarização de suas condições de trabalho, aliada à flexibilização, intensificação, má remuneração entre outros aspectos, que resultam em uma crise relativa à pertença à profissão. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é, a partir de investigação dialética, observar manifestações e espaços de emancipação e resistência em busca de autonomia e, consequente, pertença profissional desses trabalhadores. A fim de alcançar tal propósito, realizou-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, com enfoque no materialismo dialético. Os dados foram coletados através de entrevistas presenciais com os egressos, as quais foram analisadas, através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Constatou-se que a formação superior em Letras e a autonomia são os principais atributos considerados por egressos(as) para que se sintam pertencentes a um grupo profissional.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoTrabalhoEmpregoProfissãoProfessoresDiscursosWorkJobProfessionTeachersDiscourseCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOÀ procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa MariaLooking for professional belonging: the interfaces of work on the discourses of new graduated people from English Languages course of Federal Santa Maria University(Brazil)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Liliana Soareshttp://lattes.cnpq.br/4007512293061299Pereira, Sueli Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508Hypolito, Álvaro Luiz Moreirahttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535http://lattes.cnpq.br/1886459532412260Amaral, Cláudia Letícia de Castro do70080000000640050050030030062afe5b0-1b0b-49c7-aa1b-887e64e5f2b72d43a608-1d2f-4f74-a019-0d93b7b58feb320f06ca-631a-4d36-9d1e-a53dfde50a6d2f700c47-a679-4f10-a15d-00c8a6e2ec65info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALAMARAL, CLAUDIA LETICIA DE CASTRO DO.pdfapplication/pdf1482298http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/1/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf3ecdb4c5d6b6f62d454bc8473a95cf28MD51TEXTAMARAL, CLAUDIA LETICIA DE CASTRO DO.pdf.txtAMARAL, CLAUDIA LETICIA DE CASTRO DO.pdf.txtExtracted texttext/plain294549http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/2/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf.txta85b994c242f2ddf092a932748ec988eMD52THUMBNAILAMARAL, CLAUDIA LETICIA DE CASTRO DO.pdf.jpgAMARAL, CLAUDIA LETICIA DE CASTRO DO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5546http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/3/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf.jpg942fa539cecf41f4016efe1dd7222421MD531/69532022-01-06 12:42:40.517oai:repositorio.ufsm.br:1/6953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-06T15:42:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Looking for professional belonging: the interfaces of work on the discourses of new graduated people from English Languages course of Federal Santa Maria University(Brazil)
title À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
spellingShingle À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
Trabalho
Emprego
Profissão
Professores
Discursos
Work
Job
Profession
Teachers
Discourse
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
title_full À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
title_fullStr À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
title_full_unstemmed À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
title_sort À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
author Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
author_facet Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4007512293061299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883536502592508
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7674934224612535
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1886459532412260
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
contributor_str_mv Ferreira, Liliana Soares
Pereira, Sueli Menezes
Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Emprego
Profissão
Professores
Discursos
topic Trabalho
Emprego
Profissão
Professores
Discursos
Work
Job
Profession
Teachers
Discourse
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Work
Job
Profession
Teachers
Discourse
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description From the discourse analysis of graduated people from Languages English Course of Santa Maria Federal University, since 2008, this study aimed at investigating the interfaces of work, job, profession and social class for teachers of English nowadays, taking into account the capitalist context. That date was chosen because it was when there was the first graduated group on simple teaching of English, since the reformulation of this Course. Many times the graduated people on English face labor instability of their work conditions that result in a crisis related to their sense of professional belonging. In that sense, the main objective of this study is observing manifestations and spaces of resistance in search for autonomy and, consequently, professional belonging of those workers. In order to do that, it used a qualitative case study, with approach on dialectical materialism. The data were collected from interviews with the just graduated people which were analyzed, through Content Analysis approach (BARDIN, 2010). It was concluded that graduation on Languages and autonomy are the main attributes considered by the graduated for feeling as belonging to a professional group.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-15
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Cláudia Letícia de Castro do. Looking for professional belonging: the interfaces of work on the discourses of new graduated people from English Languages course of Federal Santa Maria University(Brazil). 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6953
identifier_str_mv AMARAL, Cláudia Letícia de Castro do. Looking for professional belonging: the interfaces of work on the discourses of new graduated people from English Languages course of Federal Santa Maria University(Brazil). 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
500
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 62afe5b0-1b0b-49c7-aa1b-887e64e5f2b7
2d43a608-1d2f-4f74-a019-0d93b7b58feb
320f06ca-631a-4d36-9d1e-a53dfde50a6d
2f700c47-a679-4f10-a15d-00c8a6e2ec65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/1/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/2/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6953/3/AMARAL%2c%20CLAUDIA%20LETICIA%20DE%20CASTRO%20DO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ecdb4c5d6b6f62d454bc8473a95cf28
a85b994c242f2ddf092a932748ec988e
942fa539cecf41f4016efe1dd7222421
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240179662651392