Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Aguiar, Marcia Juliana Dias de
Orientador(a): Richter, Marcos Gustavo lattes
Banca de defesa: Barros, Nina Célia Almeida de lattes, Roth, Désirée Motta lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9796
Resumo: The aim of this dissertation is to verify the beliefs of a Language Course undergraduate student in a university in Santa Maria, who has already been teaching English, about EFL practices involving culture. Such a practice is based on an intercultural perspective taking into consideration a critical and reflexive analysis of the sociocultural content reflected in textual genres. In this context, the methodology used to gather data was action-research (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), which has as a main point the reflexive and colaborative work as a way to improve teaching conditions. In addition, action-research was associated with Porlán & Martin (1997) and Liberalli (1999) principles about teacher s diaries as an instrument to reflect and support teacher betterment. To the data analysis, it was found theoretical support in the cues method principles (Ginzburg, 1989), as well as in James Gee (1999) discourse analysis as a way to detect in the student-teacher Discourse beliefs, values, feelings, identity characteristics, which could be influencing her classroom practice. From the preintervention, intervention and post-intervention phases, it was possible to make evident the student-teacher beliefs considering a classroom practice covering culture and textual genre work and how this process was planned, acomplished and significant to her.
id UFSM_4fd07dc65e6da52d79269afacb56aac9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/9796
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2006-10-262006-10-262005-04-26AGUIAR, Marcia Juliana Dias de. Culture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacher. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9796The aim of this dissertation is to verify the beliefs of a Language Course undergraduate student in a university in Santa Maria, who has already been teaching English, about EFL practices involving culture. Such a practice is based on an intercultural perspective taking into consideration a critical and reflexive analysis of the sociocultural content reflected in textual genres. In this context, the methodology used to gather data was action-research (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), which has as a main point the reflexive and colaborative work as a way to improve teaching conditions. In addition, action-research was associated with Porlán & Martin (1997) and Liberalli (1999) principles about teacher s diaries as an instrument to reflect and support teacher betterment. To the data analysis, it was found theoretical support in the cues method principles (Ginzburg, 1989), as well as in James Gee (1999) discourse analysis as a way to detect in the student-teacher Discourse beliefs, values, feelings, identity characteristics, which could be influencing her classroom practice. From the preintervention, intervention and post-intervention phases, it was possible to make evident the student-teacher beliefs considering a classroom practice covering culture and textual genre work and how this process was planned, acomplished and significant to her.Este trabalho tem como objetivo verificar as crenças de uma acadêmica do Curso de Letras de uma universidade de Santa Maria já atuante no contexto de ensino de língua inglesa sobre práticas de ensino envolvendo cultura. Tal prática é baseada em uma perspectiva intercultural que leva em consideração uma análise crítica e reflexiva do conteúdo sociocultural refletido nos gêneros textuais. Nesse contexto, a metodologia de coleta de dados utilizada foi a pesquisa-ação (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), a qual tem como premissa principal o trabalho reflexivo e colaborativo como forma de aprimoramento das condições de ensino. Associado a pesquisa-ação foram considerados os princípios de Porlán & Martin (1997) e Liberalli (1999) a respeito dos diários de professor como instrumento para reflexão e auxílio no melhoramento docente. Para a análise dos dados buscou-se sedimentação teórica nos postulados do paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), bem como nas concepções da análise do discurso de James Gee (1999) como uma forma de detectar no Discurso as crenças, valores, sentimentos, aspectos da identidade da acadêmica que influenciavam na sua didática de aula. Através das fases de pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção foi possível evidenciar as representações da aluna-professora quanto ao trabalho com cultura e gêneros textuais. Além disso, é possível verificar como este trabalho foi planejado, realizado e validado pela acadêmica sujeito da pesquisa.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFSMBRLetrasLingüísticaLinguagemGênero textualLíngua inglesaLíngua estrangeiraAnálise do discursoCulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeiraCulture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRichter, Marcos Gustavohttp://lattes.cnpq.br/1817640663872249Barros, Nina Célia Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/6663081785223445Roth, Désirée Mottahttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268Aguiar, Marcia Juliana Dias de80020000000140050050030050021947eec-cd59-4d36-b1e6-7208d54edef5d41666ea-8a15-4b17-b2f1-5cd2afb9b42325c01500-dea0-46c2-a12f-bff0f7952bd652a38998-e19d-4571-be79-cc2c2812935dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALMARCIAJULIANA.pdfapplication/pdf589092http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/9796/1/MARCIAJULIANA.pdf4102e5a96adbab97925620c26e1fb1a0MD511/97962022-02-01 14:48:52.866oai:repositorio.ufsm.br:1/9796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-02-01T17:48:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Culture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacher
title Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
spellingShingle Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
Aguiar, Marcia Juliana Dias de
Lingüística
Linguagem
Gênero textual
Língua inglesa
Língua estrangeira
Análise do discurso
Cultura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
title_full Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
title_fullStr Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
title_full_unstemmed Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
title_sort Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira
author Aguiar, Marcia Juliana Dias de
author_facet Aguiar, Marcia Juliana Dias de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1817640663872249
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barros, Nina Célia Almeida de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6663081785223445
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roth, Désirée Motta
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1041903940850268
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Marcia Juliana Dias de
contributor_str_mv Richter, Marcos Gustavo
Barros, Nina Célia Almeida de
Roth, Désirée Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Linguagem
Gênero textual
Língua inglesa
Língua estrangeira
Análise do discurso
Cultura
topic Lingüística
Linguagem
Gênero textual
Língua inglesa
Língua estrangeira
Análise do discurso
Cultura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The aim of this dissertation is to verify the beliefs of a Language Course undergraduate student in a university in Santa Maria, who has already been teaching English, about EFL practices involving culture. Such a practice is based on an intercultural perspective taking into consideration a critical and reflexive analysis of the sociocultural content reflected in textual genres. In this context, the methodology used to gather data was action-research (Burns, 1999; Kemmis & Mc Taggart, 1988), which has as a main point the reflexive and colaborative work as a way to improve teaching conditions. In addition, action-research was associated with Porlán & Martin (1997) and Liberalli (1999) principles about teacher s diaries as an instrument to reflect and support teacher betterment. To the data analysis, it was found theoretical support in the cues method principles (Ginzburg, 1989), as well as in James Gee (1999) discourse analysis as a way to detect in the student-teacher Discourse beliefs, values, feelings, identity characteristics, which could be influencing her classroom practice. From the preintervention, intervention and post-intervention phases, it was possible to make evident the student-teacher beliefs considering a classroom practice covering culture and textual genre work and how this process was planned, acomplished and significant to her.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2006-10-26
dc.date.available.fl_str_mv 2006-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Marcia Juliana Dias de. Culture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacher. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9796
identifier_str_mv AGUIAR, Marcia Juliana Dias de. Culture and textual genre teaching: the beliefs of a foreign language student-teacher. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 800200000001
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
500
300
500
dc.relation.authority.fl_str_mv 21947eec-cd59-4d36-b1e6-7208d54edef5
d41666ea-8a15-4b17-b2f1-5cd2afb9b423
25c01500-dea0-46c2-a12f-bff0f7952bd6
52a38998-e19d-4571-be79-cc2c2812935d
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/9796/1/MARCIAJULIANA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4102e5a96adbab97925620c26e1fb1a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793239997911924736