Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935 |
Resumo: | This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts. |
id |
UFSM_62d5c1b218bac2ea4ab5a401e3163cd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6935 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-01-312017-01-312006-04-20CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts.Esta pesquisa foi construída na Linha de Pesquisa Educação e Artes/PPGE. Seu objetivo atende para a investigação dos processos de criação e significação, experimentando uma prática educativa significativa, integrando os conhecimentos disciplinares da produção visual contemporânea com referenciais oriundos da realidade dos sujeitos. Estes, por sua vez, são educandos do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Margarida Lopes, Santa Maria - RS. A pesquisa foi realizada em contexto de ensino formal e visa o contato com a problemática que envolve a integração da dimensão sensível e inteligível nestes processos. Mediantes estas dimensões, o poetizar e o significar são meios de assunção da autonomia do cidadão em formação. Sob a égide destes dois campos, a reflexão teórica está fundamentada nos estudos da Filosofia Poética de Gaston Bachelard, e no projeto da análise semiótica narrativa de Algirdas Greimas, para a constituição de uma estrutura do sentido, construída pelos educandos. A abordagem metodológica é qualitativa, empregando a observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumentos. Com os resultados verificamos como os educandos podem erigir processos de criação e significação contextualizados em seus focos de interesse, criando e analisando textos visuais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoCriaçãoSignificaçãoEducaçãoCreationSignificaçãoEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHeurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médioHeuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCorrêa, Ayrton Dutrahttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614Oliveira, Sandra Regina Ramalho ehttp://lattes.cnpq.br/0870589343786662Nunes, Ana Luiza Ruschelhttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703http://lattes.cnpq.br/0420077905180045Cristo, Rodrigo Fagundes de700800000006400500300300300ea6bcbd2-bdcb-45ff-aee7-122789b8dcf0fbef4a60-b906-4f54-9b8a-f9112dfca6b361fa3bb5-0536-4f06-8027-64bc5e8f454f19e09c24-d3e5-42c8-b789-0c0eab1c121dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALRODRIGOCRISTO.pdfapplication/pdf1642234http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/1/RODRIGOCRISTO.pdf62138ef277633db5da68d9da95923402MD51TEXTRODRIGOCRISTO.pdf.txtRODRIGOCRISTO.pdf.txtExtracted texttext/plain245687http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/2/RODRIGOCRISTO.pdf.txtc61510199ee42a36312c4302d478b912MD52THUMBNAILRODRIGOCRISTO.pdf.jpgRODRIGOCRISTO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4711http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/3/RODRIGOCRISTO.pdf.jpgffc3622e20f8a31111b94102269cfe71MD531/69352022-08-25 15:22:09.52oai:repositorio.ufsm.br:1/6935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-25T18:22:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education |
title |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
spellingShingle |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio Cristo, Rodrigo Fagundes de Criação Significação Educação Creation Significação Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
title_full |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
title_fullStr |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
title_sort |
Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio |
author |
Cristo, Rodrigo Fagundes de |
author_facet |
Cristo, Rodrigo Fagundes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corrêa, Ayrton Dutra |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1453972851556614 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Regina Ramalho e |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0870589343786662 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nunes, Ana Luiza Ruschel |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2446074749753703 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0420077905180045 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristo, Rodrigo Fagundes de |
contributor_str_mv |
Corrêa, Ayrton Dutra Oliveira, Sandra Regina Ramalho e Nunes, Ana Luiza Ruschel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação Significação Educação |
topic |
Criação Significação Educação Creation Significação Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creation Significação Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935 |
identifier_str_mv |
CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ea6bcbd2-bdcb-45ff-aee7-122789b8dcf0 fbef4a60-b906-4f54-9b8a-f9112dfca6b3 61fa3bb5-0536-4f06-8027-64bc5e8f454f 19e09c24-d3e5-42c8-b789-0c0eab1c121d |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/1/RODRIGOCRISTO.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/2/RODRIGOCRISTO.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/3/RODRIGOCRISTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62138ef277633db5da68d9da95923402 c61510199ee42a36312c4302d478b912 ffc3622e20f8a31111b94102269cfe71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240077255573504 |