Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cristo, Rodrigo Fagundes de lattes
Orientador(a): Corrêa, Ayrton Dutra lattes
Banca de defesa: Oliveira, Sandra Regina Ramalho e lattes, Nunes, Ana Luiza Ruschel lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935
Resumo: This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts.
id UFSM_62d5c1b218bac2ea4ab5a401e3163cd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6935
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2017-01-312017-01-312006-04-20CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts.Esta pesquisa foi construída na Linha de Pesquisa Educação e Artes/PPGE. Seu objetivo atende para a investigação dos processos de criação e significação, experimentando uma prática educativa significativa, integrando os conhecimentos disciplinares da produção visual contemporânea com referenciais oriundos da realidade dos sujeitos. Estes, por sua vez, são educandos do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Margarida Lopes, Santa Maria - RS. A pesquisa foi realizada em contexto de ensino formal e visa o contato com a problemática que envolve a integração da dimensão sensível e inteligível nestes processos. Mediantes estas dimensões, o poetizar e o significar são meios de assunção da autonomia do cidadão em formação. Sob a égide destes dois campos, a reflexão teórica está fundamentada nos estudos da Filosofia Poética de Gaston Bachelard, e no projeto da análise semiótica narrativa de Algirdas Greimas, para a constituição de uma estrutura do sentido, construída pelos educandos. A abordagem metodológica é qualitativa, empregando a observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumentos. Com os resultados verificamos como os educandos podem erigir processos de criação e significação contextualizados em seus focos de interesse, criando e analisando textos visuais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoCriaçãoSignificaçãoEducaçãoCreationSignificaçãoEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHeurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médioHeuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCorrêa, Ayrton Dutrahttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614Oliveira, Sandra Regina Ramalho ehttp://lattes.cnpq.br/0870589343786662Nunes, Ana Luiza Ruschelhttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703http://lattes.cnpq.br/0420077905180045Cristo, Rodrigo Fagundes de700800000006400500300300300ea6bcbd2-bdcb-45ff-aee7-122789b8dcf0fbef4a60-b906-4f54-9b8a-f9112dfca6b361fa3bb5-0536-4f06-8027-64bc5e8f454f19e09c24-d3e5-42c8-b789-0c0eab1c121dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALRODRIGOCRISTO.pdfapplication/pdf1642234http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/1/RODRIGOCRISTO.pdf62138ef277633db5da68d9da95923402MD51TEXTRODRIGOCRISTO.pdf.txtRODRIGOCRISTO.pdf.txtExtracted texttext/plain245687http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/2/RODRIGOCRISTO.pdf.txtc61510199ee42a36312c4302d478b912MD52THUMBNAILRODRIGOCRISTO.pdf.jpgRODRIGOCRISTO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4711http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/3/RODRIGOCRISTO.pdf.jpgffc3622e20f8a31111b94102269cfe71MD531/69352022-08-25 15:22:09.52oai:repositorio.ufsm.br:1/6935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-25T18:22:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education
title Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
spellingShingle Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
Cristo, Rodrigo Fagundes de
Criação
Significação
Educação
Creation
Significação
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
title_full Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
title_fullStr Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
title_full_unstemmed Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
title_sort Heurística poético-semiótica a possibilidade de uma experiência artística e estética no ensino médio
author Cristo, Rodrigo Fagundes de
author_facet Cristo, Rodrigo Fagundes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1453972851556614
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ramalho e
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0870589343786662
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2446074749753703
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0420077905180045
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo, Rodrigo Fagundes de
contributor_str_mv Corrêa, Ayrton Dutra
Oliveira, Sandra Regina Ramalho e
Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Criação
Significação
Educação
topic Criação
Significação
Educação
Creation
Significação
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Creation
Significação
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research is based on Arts and Education Research Field and its main goal is investigate the process of criation and meaning, based on a significant educational practice, integrating the knowledge of contemporary visual production with references that come from the reality of the subjects. Those are learners of Primary School. This research, made in a context of formal teaching, intented the contact with the problematic that involves the integrations of the sensitive and intelligible dimentions in those process. By means of those dimentions, the poetical and the meaning are ways to installate the autonomy of the citizen in formation. Under the shadow of those two fields, the theoretical reflection is founded in Gaston Bachelard's Poetic Filosofy studies and in Algirdas Greimas's semiotic narrative analyses project, to constitute a structure of meaning constructed by the learners. The methodological approach is qualitative, applying the participative observation, field diary, semi-plained enterview and documental analyses as instruments. With the results was verified how the learners could develop the process of criation and meaning contextualized in their interest focus, criating and analysing visual texts.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-31
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935
identifier_str_mv CRISTO, Rodrigo Fagundes de. Heuristic poético-semiótica the possibilidade of an artistic and aesthetic experience in average education. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv ea6bcbd2-bdcb-45ff-aee7-122789b8dcf0
fbef4a60-b906-4f54-9b8a-f9112dfca6b3
61fa3bb5-0536-4f06-8027-64bc5e8f454f
19e09c24-d3e5-42c8-b789-0c0eab1c121d
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/1/RODRIGOCRISTO.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/2/RODRIGOCRISTO.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6935/3/RODRIGOCRISTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62138ef277633db5da68d9da95923402
c61510199ee42a36312c4302d478b912
ffc3622e20f8a31111b94102269cfe71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240077255573504