Uma docência pela garimpagem: encontros com signos
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7193 |
Resumo: | This is a master s thesis written under the view of teaching anxieties and experimentations in relation to some spaces and meetings with signs produced by people, readings, conversations, life situations and fragments of the places where I have made myself as a teacher, student and reader. With the intention to capture the heterogeneous which were present in the meetings with the three schools, master s lectures, the meetings with the Group of Studies and Research in Art, Education and Culture and Proust readings. Such movements were weaved in order to think a mining teaching and a learning by the meeting with the signs (DELEUZE, 2010), which are concepts I problematize along this writing. Also, the tensioning with other concepts such as: heterogeneous, happening, cartographic attention and involuntary memory have been necessary. These concepts compose, along with the cartographic method, a possibility for what I designate as a mining of signs. Therefore, I have not concentrated on the exercise of the recent memory as a rescue, but as an involuntary memory, which allowed to overfly certain happenings and, thus, potentiate something that was already naturalized. |
id |
UFSM_7161276cf27dab00a0ffbde7880c2160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7193 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-02-232016-02-232015-06-18NEUSCHARANK, Angelica. UMA DOCÊNCIA PELA GARIMPAGEM: ENCONTROS COM SIGNOS. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7193This is a master s thesis written under the view of teaching anxieties and experimentations in relation to some spaces and meetings with signs produced by people, readings, conversations, life situations and fragments of the places where I have made myself as a teacher, student and reader. With the intention to capture the heterogeneous which were present in the meetings with the three schools, master s lectures, the meetings with the Group of Studies and Research in Art, Education and Culture and Proust readings. Such movements were weaved in order to think a mining teaching and a learning by the meeting with the signs (DELEUZE, 2010), which are concepts I problematize along this writing. Also, the tensioning with other concepts such as: heterogeneous, happening, cartographic attention and involuntary memory have been necessary. These concepts compose, along with the cartographic method, a possibility for what I designate as a mining of signs. Therefore, I have not concentrated on the exercise of the recent memory as a rescue, but as an involuntary memory, which allowed to overfly certain happenings and, thus, potentiate something that was already naturalized.Dissertação de Mestrado escrita sob o olhar das inquietações e experimentações docentes com relação a alguns espaços e encontros com os signos produzidos por pessoas, leituras, conversas, situações de vida, fragmentos dos locais onde me fiz docente, estudante e leitora. Na pretensão de capturar os heterogêneos que estavam presentes nos encontros com as três escolas, as aulas de mestrado, os estudos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura e as leituras de Proust. Tais movimentações foram tecidas com o propósito de pensar uma docência garimpeira e a aprendizagem pelos encontros com signos (DELEUZE, 2010), que são conceitos problematizados ao longo desta escrita. Também se fez necessário o tensionamento com outros conceitos, como: heterogêneos, acontecimento, atenção cartográfica e memória involuntária. Estes compõem, juntamente com o método da cartografia, uma possibilidade para o que designo como garimpagem de signos. Portanto, não me propus ao exercício da memória recente enquanto um resgate, mas de uma memória involuntária, que permitisse sobrevoar certos acontecimentos e, assim, potencializar algo que já estava naturalizado.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoDocênciaAprendizagemEncontrosSignosProustTeachingLearningMeetingsSignsProustCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma docência pela garimpagem: encontros com signosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Marilda Oliveira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1Heuser, Ester Maria Dreherhttp://lattes.cnpq.br/5548908138476554Charréu, Leonardo Augusto Verde Reishttp://lattes.cnpq.br/5572405424467953http://lattes.cnpq.br/4954841155132938Neuscharank, Angelica700800000006400500300300300567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c33333ea158-d62d-4a4c-bf96-5b897fef9c0cddd5b77e-f61f-4059-b8b0-4530f8daec81ee6a9343-654e-40a9-bb43-4a7afb3debceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALNEUSCHARANK, ANGELICA.pdfapplication/pdf7434446http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/1/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf3e7d0ac2e80f56c059083f66a9fb32f5MD51TEXTNEUSCHARANK, ANGELICA.pdf.txtNEUSCHARANK, ANGELICA.pdf.txtExtracted texttext/plain138035http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/2/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf.txta37250043f439d8092e5143b923f964eMD52THUMBNAILNEUSCHARANK, ANGELICA.pdf.jpgNEUSCHARANK, ANGELICA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9152http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/3/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf.jpg3f8d7d63e2f4aa374470b30ea32fe260MD531/71932022-05-02 12:50:11.177oai:repositorio.ufsm.br:1/7193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-05-02T15:50:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
title |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
spellingShingle |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos Neuscharank, Angelica Docência Aprendizagem Encontros Signos Proust Teaching Learning Meetings Signs Proust CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
title_full |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
title_fullStr |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
title_full_unstemmed |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
title_sort |
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos |
author |
Neuscharank, Angelica |
author_facet |
Neuscharank, Angelica |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Marilda Oliveira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heuser, Ester Maria Dreher |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5548908138476554 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Charréu, Leonardo Augusto Verde Reis |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5572405424467953 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4954841155132938 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuscharank, Angelica |
contributor_str_mv |
Oliveira, Marilda Oliveira de Heuser, Ester Maria Dreher Charréu, Leonardo Augusto Verde Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Aprendizagem Encontros Signos Proust |
topic |
Docência Aprendizagem Encontros Signos Proust Teaching Learning Meetings Signs Proust CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Learning Meetings Signs Proust |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This is a master s thesis written under the view of teaching anxieties and experimentations in relation to some spaces and meetings with signs produced by people, readings, conversations, life situations and fragments of the places where I have made myself as a teacher, student and reader. With the intention to capture the heterogeneous which were present in the meetings with the three schools, master s lectures, the meetings with the Group of Studies and Research in Art, Education and Culture and Proust readings. Such movements were weaved in order to think a mining teaching and a learning by the meeting with the signs (DELEUZE, 2010), which are concepts I problematize along this writing. Also, the tensioning with other concepts such as: heterogeneous, happening, cartographic attention and involuntary memory have been necessary. These concepts compose, along with the cartographic method, a possibility for what I designate as a mining of signs. Therefore, I have not concentrated on the exercise of the recent memory as a rescue, but as an involuntary memory, which allowed to overfly certain happenings and, thus, potentiate something that was already naturalized. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEUSCHARANK, Angelica. UMA DOCÊNCIA PELA GARIMPAGEM: ENCONTROS COM SIGNOS. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7193 |
identifier_str_mv |
NEUSCHARANK, Angelica. UMA DOCÊNCIA PELA GARIMPAGEM: ENCONTROS COM SIGNOS. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c33 333ea158-d62d-4a4c-bf96-5b897fef9c0c ddd5b77e-f61f-4059-b8b0-4530f8daec81 ee6a9343-654e-40a9-bb43-4a7afb3debce |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/1/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/2/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7193/3/NEUSCHARANK%2c%20ANGELICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e7d0ac2e80f56c059083f66a9fb32f5 a37250043f439d8092e5143b923f964e 3f8d7d63e2f4aa374470b30ea32fe260 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240172303745024 |