Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Postiglione, Elionai de Moraes lattes
Orientador(a): Abegg, Ilse lattes
Banca de defesa: Ribeiro, Jorge Alberto Rosa lattes, Quadros, Claudemir de lattes, Mallmann, Elena Maria lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248
Resumo: Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem.
id UFSM_bf7c23fbcd87aa75f80bd2de9de635c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7248
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-06-172016-06-172015-12-15POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoEnsino técnico de nível médioTecnologia da informação e comunicaçãoAmbiente virtual de ensino-aprendizagemEnsino semipresencialCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntegração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEssa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem.Abegg, Ilsehttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986Ribeiro, Jorge Alberto Rosahttp://lattes.cnpq.br/2020792837275161Quadros, Claudemir dehttp://lattes.cnpq.br/9506136012570087Mallmann, Elena Mariahttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350http://lattes.cnpq.br/7567564459899480Postiglione, Elionai de Moraes7008000000064003003003003003004960d9d1-a0b1-41f9-aed4-63bc34399295a2e264ef-854b-4cf1-9222-529dc291676fde3575ff-8042-4dc4-a402-fcd345617fbaf30ef161-451d-4f87-bd93-552ffe83a9f7324d0caf-1279-462a-808a-f392144529fdinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdfapplication/pdf2687940http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/1/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf182fd67f51890028d0531bb0f3829bc0MD51TEXTPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.txtPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.txtExtracted texttext/plain220462http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/2/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.txt28cb0a30a75fafb1ebbf281ed50bc8c5MD52THUMBNAILPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.jpgPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4748http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/3/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.jpg11a2eed2b8987b75526a08f347200ffcMD531/72482021-09-15 08:29:41.254oai:repositorio.ufsm.br:1/7248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-09-15T11:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
title Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
spellingShingle Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
Postiglione, Elionai de Moraes
Ensino técnico de nível médio
Tecnologia da informação e comunicação
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Ensino semipresencial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
title_full Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
title_fullStr Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
title_full_unstemmed Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
title_sort Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
author Postiglione, Elionai de Moraes
author_facet Postiglione, Elionai de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5450252602273986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2020792837275161
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Quadros, Claudemir de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9506136012570087
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4353719005526350
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7567564459899480
dc.contributor.author.fl_str_mv Postiglione, Elionai de Moraes
contributor_str_mv Abegg, Ilse
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Quadros, Claudemir de
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico de nível médio
Tecnologia da informação e comunicação
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Ensino semipresencial
topic Ensino técnico de nível médio
Tecnologia da informação e comunicação
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Ensino semipresencial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248
identifier_str_mv POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 4960d9d1-a0b1-41f9-aed4-63bc34399295
a2e264ef-854b-4cf1-9222-529dc291676f
de3575ff-8042-4dc4-a402-fcd345617fba
f30ef161-451d-4f87-bd93-552ffe83a9f7
324d0caf-1279-462a-808a-f392144529fd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/1/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/2/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/3/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 182fd67f51890028d0531bb0f3829bc0
28cb0a30a75fafb1ebbf281ed50bc8c5
11a2eed2b8987b75526a08f347200ffc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240163353100288