Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248 |
Resumo: | Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
UFSM_bf7c23fbcd87aa75f80bd2de9de635c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7248 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-172016-06-172015-12-15POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoEnsino técnico de nível médioTecnologia da informação e comunicaçãoAmbiente virtual de ensino-aprendizagemEnsino semipresencialCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntegração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEssa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem.Abegg, Ilsehttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986Ribeiro, Jorge Alberto Rosahttp://lattes.cnpq.br/2020792837275161Quadros, Claudemir dehttp://lattes.cnpq.br/9506136012570087Mallmann, Elena Mariahttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350http://lattes.cnpq.br/7567564459899480Postiglione, Elionai de Moraes7008000000064003003003003003004960d9d1-a0b1-41f9-aed4-63bc34399295a2e264ef-854b-4cf1-9222-529dc291676fde3575ff-8042-4dc4-a402-fcd345617fbaf30ef161-451d-4f87-bd93-552ffe83a9f7324d0caf-1279-462a-808a-f392144529fdinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdfapplication/pdf2687940http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/1/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf182fd67f51890028d0531bb0f3829bc0MD51TEXTPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.txtPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.txtExtracted texttext/plain220462http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/2/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.txt28cb0a30a75fafb1ebbf281ed50bc8c5MD52THUMBNAILPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.jpgPOSTIGLIONE, ELIONAI DE MORAES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4748http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/3/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.jpg11a2eed2b8987b75526a08f347200ffcMD531/72482021-09-15 08:29:41.254oai:repositorio.ufsm.br:1/7248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-09-15T11:29:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
title |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
spellingShingle |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio Postiglione, Elionai de Moraes Ensino técnico de nível médio Tecnologia da informação e comunicação Ambiente virtual de ensino-aprendizagem Ensino semipresencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
title_full |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
title_fullStr |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
title_full_unstemmed |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
title_sort |
Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio |
author |
Postiglione, Elionai de Moraes |
author_facet |
Postiglione, Elionai de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abegg, Ilse |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5450252602273986 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2020792837275161 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Quadros, Claudemir de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9506136012570087 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mallmann, Elena Maria |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7567564459899480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Postiglione, Elionai de Moraes |
contributor_str_mv |
Abegg, Ilse Ribeiro, Jorge Alberto Rosa Quadros, Claudemir de Mallmann, Elena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino técnico de nível médio Tecnologia da informação e comunicação Ambiente virtual de ensino-aprendizagem Ensino semipresencial |
topic |
Ensino técnico de nível médio Tecnologia da informação e comunicação Ambiente virtual de ensino-aprendizagem Ensino semipresencial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248 |
identifier_str_mv |
POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
4960d9d1-a0b1-41f9-aed4-63bc34399295 a2e264ef-854b-4cf1-9222-529dc291676f de3575ff-8042-4dc4-a402-fcd345617fba f30ef161-451d-4f87-bd93-552ffe83a9f7 324d0caf-1279-462a-808a-f392144529fd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/1/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/2/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7248/3/POSTIGLIONE%2c%20ELIONAI%20DE%20MORAES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
182fd67f51890028d0531bb0f3829bc0 28cb0a30a75fafb1ebbf281ed50bc8c5 11a2eed2b8987b75526a08f347200ffc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240163353100288 |