Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052 |
Resumo: | Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993). |
id |
UFSM_c2100f279cf184eb86f5217d73f25139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7052 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2014-02-202014-02-202013-02-20SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993).Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvida na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. A temática configura-se pelos processos construtivos da identidade profissional do pedagogo, justificando-se a partir da compreensão de que toda profissão assegura uma identidade e, na atual conjuntura social, encontra-se em crise. Assim sendo, buscamos investigar a formação, a prática profissional e as políticas públicas como processos construtivos que marcam a configuração identitária do pedagogo. Para isso, entrevistamos cinco pedagogos com experiência profissional no contexto da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de Santa Maria RS. Utilizamos como abordagem metodológica a modalidade História Oral de Vida, (Meihy, 2007 e Thompson, 1992), tendo a narrativa gravada e transcrita com instrumento de coleta de dados. A fundamentação teórica e as análises têm o aporte teórico em autores como (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 e Gadamer, 1993).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoProcessos identitáriosFormação do pedagogoHistória oral de vidaIdentity processesPedagogue formationOral report of life historyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcessos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicasThe constructive processes of the professional identity of the pedagogue: initial formation, practice professional and public policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCunha, Jorge Luiz dahttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465Souza, Elizeu Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173Veiga, Adriana Moreira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468Oliveira, Valeska Maria Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085http://lattes.cnpq.br/2895726024663956Silva, Valmir da7008000000064005005005003005002c98d0c2-4b5c-41cc-9964-ae607a90d73841e0a292-9758-433a-aa58-0d5892c331a47aca0b4b-1394-4863-b1e3-658a5d9b7dbb702e0d1f-8bdb-4b70-8659-8d3f50a37e719dfb9c34-717b-4cc9-b41d-889449487774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA, VALMIR DA.pdfapplication/pdf14405322http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/1/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf75f70667f8adbb47b9c4d7966c1893bbMD51TEXTSILVA, VALMIR DA.pdf.txtSILVA, VALMIR DA.pdf.txtExtracted texttext/plain328567http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/2/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.txt4744939ab6ee913e8e5e7aea3625e759MD52THUMBNAILSILVA, VALMIR DA.pdf.jpgSILVA, VALMIR DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5025http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/3/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.jpg5f96503f7590bbc21db518e7c8f6b6a9MD531/70522022-01-03 12:45:17.28oai:repositorio.ufsm.br:1/7052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-03T15:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The constructive processes of the professional identity of the pedagogue: initial formation, practice professional and public policies |
title |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
spellingShingle |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas Silva, Valmir da Processos identitários Formação do pedagogo História oral de vida Identity processes Pedagogue formation Oral report of life history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
title_full |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
title_fullStr |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
title_full_unstemmed |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
title_sort |
Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas |
author |
Silva, Valmir da |
author_facet |
Silva, Valmir da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Jorge Luiz da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7227767555433465 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Elizeu Clementino de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3968241717391173 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Veiga, Adriana Moreira da Rocha |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9245252793422468 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2895726024663956 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valmir da |
contributor_str_mv |
Cunha, Jorge Luiz da Souza, Elizeu Clementino de Veiga, Adriana Moreira da Rocha Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos identitários Formação do pedagogo História oral de vida |
topic |
Processos identitários Formação do pedagogo História oral de vida Identity processes Pedagogue formation Oral report of life history CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identity processes Pedagogue formation Oral report of life history |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993). |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052 |
identifier_str_mv |
SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 500 500 300 500 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2c98d0c2-4b5c-41cc-9964-ae607a90d738 41e0a292-9758-433a-aa58-0d5892c331a4 7aca0b4b-1394-4863-b1e3-658a5d9b7dbb 702e0d1f-8bdb-4b70-8659-8d3f50a37e71 9dfb9c34-717b-4cc9-b41d-889449487774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/1/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/2/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/3/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75f70667f8adbb47b9c4d7966c1893bb 4744939ab6ee913e8e5e7aea3625e759 5f96503f7590bbc21db518e7c8f6b6a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1793240094732189696 |