Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Valmir da lattes
Orientador(a): Cunha, Jorge Luiz da lattes
Banca de defesa: Souza, Elizeu Clementino de lattes, Veiga, Adriana Moreira da Rocha lattes, Oliveira, Valeska Maria Fortes de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052
Resumo: Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993).
id UFSM_c2100f279cf184eb86f5217d73f25139
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7052
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2014-02-202014-02-202013-02-20SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993).Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvida na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. A temática configura-se pelos processos construtivos da identidade profissional do pedagogo, justificando-se a partir da compreensão de que toda profissão assegura uma identidade e, na atual conjuntura social, encontra-se em crise. Assim sendo, buscamos investigar a formação, a prática profissional e as políticas públicas como processos construtivos que marcam a configuração identitária do pedagogo. Para isso, entrevistamos cinco pedagogos com experiência profissional no contexto da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da cidade de Santa Maria RS. Utilizamos como abordagem metodológica a modalidade História Oral de Vida, (Meihy, 2007 e Thompson, 1992), tendo a narrativa gravada e transcrita com instrumento de coleta de dados. A fundamentação teórica e as análises têm o aporte teórico em autores como (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 e Gadamer, 1993).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoProcessos identitáriosFormação do pedagogoHistória oral de vidaIdentity processesPedagogue formationOral report of life historyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcessos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicasThe constructive processes of the professional identity of the pedagogue: initial formation, practice professional and public policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCunha, Jorge Luiz dahttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465Souza, Elizeu Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173Veiga, Adriana Moreira da Rochahttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468Oliveira, Valeska Maria Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085http://lattes.cnpq.br/2895726024663956Silva, Valmir da7008000000064005005005003005002c98d0c2-4b5c-41cc-9964-ae607a90d73841e0a292-9758-433a-aa58-0d5892c331a47aca0b4b-1394-4863-b1e3-658a5d9b7dbb702e0d1f-8bdb-4b70-8659-8d3f50a37e719dfb9c34-717b-4cc9-b41d-889449487774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA, VALMIR DA.pdfapplication/pdf14405322http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/1/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf75f70667f8adbb47b9c4d7966c1893bbMD51TEXTSILVA, VALMIR DA.pdf.txtSILVA, VALMIR DA.pdf.txtExtracted texttext/plain328567http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/2/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.txt4744939ab6ee913e8e5e7aea3625e759MD52THUMBNAILSILVA, VALMIR DA.pdf.jpgSILVA, VALMIR DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5025http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/3/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.jpg5f96503f7590bbc21db518e7c8f6b6a9MD531/70522022-01-03 12:45:17.28oai:repositorio.ufsm.br:1/7052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-03T15:45:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The constructive processes of the professional identity of the pedagogue: initial formation, practice professional and public policies
title Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
spellingShingle Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
Silva, Valmir da
Processos identitários
Formação do pedagogo
História oral de vida
Identity processes
Pedagogue formation
Oral report of life history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
title_full Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
title_fullStr Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
title_full_unstemmed Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
title_sort Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas
author Silva, Valmir da
author_facet Silva, Valmir da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7227767555433465
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Elizeu Clementino de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3968241717391173
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9245252793422468
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3628223248832085
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2895726024663956
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valmir da
contributor_str_mv Cunha, Jorge Luiz da
Souza, Elizeu Clementino de
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Processos identitários
Formação do pedagogo
História oral de vida
topic Processos identitários
Formação do pedagogo
História oral de vida
Identity processes
Pedagogue formation
Oral report of life history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Identity processes
Pedagogue formation
Oral report of life history
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Master Dissertation presented to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). It is developed inside the research line Práticas Escolares e Políticas Públicas (School Practices and Public Policies). The theme is configured by the constructive processes of the professional identity of the pedagogue, and it is justified through the comprehension that every profession holds an identity and, in our present social configuration, it is in crises. Thus, we try to investigate the constructive processes that mark the identity configurations of the pedagogue, such as: the initial and continued formation, the pedagogical practice and the public policies. For this reason, we will interview five pedagogues with professional experience in the context of Children Education and The First Grades of Elementary School of Santa Maria RS. We will use the methodological approach the modality - Oral Report of Life History (Meihy, 2007 and Thompson, 1992), aveng the narrative recorded and transcribed with data collection instrument. The theoretical foundation and the analysis will have the theoretical approach such as: (Nóvoa, 1992, 2009; Abraham, 1986; Libâneo, 2003, 2006; Saviani, 2007, 2008 end Gadamer, 1993).
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-20
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052
identifier_str_mv SILVA, Valmir da. THE CONSTRUCTIVE PROCESSES OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF THE PEDAGOGUE: INITIAL FORMATION, PRACTICE PROFESSIONAL AND PUBLIC POLICIES. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
500
500
300
500
dc.relation.authority.fl_str_mv 2c98d0c2-4b5c-41cc-9964-ae607a90d738
41e0a292-9758-433a-aa58-0d5892c331a4
7aca0b4b-1394-4863-b1e3-658a5d9b7dbb
702e0d1f-8bdb-4b70-8659-8d3f50a37e71
9dfb9c34-717b-4cc9-b41d-889449487774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/1/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/2/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7052/3/SILVA%2c%20VALMIR%20DA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75f70667f8adbb47b9c4d7966c1893bb
4744939ab6ee913e8e5e7aea3625e759
5f96503f7590bbc21db518e7c8f6b6a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240094732189696