A Literatura como caminho para uma vivência humanizadora em um grupo de terceira idade
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Universidade Federal de São Paulo
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Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62689 |
Resumo: | Introdução: O presente estudo qualitativo visa discutir a relevância do Laboratório de Leitura para a população idosa, contribuindo para seu bem-estar físico, social e emocional, através do uso da Literatura em discussões de grupos, realizadas na Universidade Aberta para a Pessoa Idosa da Unifesp. Objetivo: O presente estudo qualitativo tem por objetivo pesquisar os efeitos da experiência do Laboratório de Leitura sobre os idosos que participam da Uapi no campus Vila Gumercindo. Método: O trabalho de campo desenvolveu-se entre os anos de 2017 e 2020, sofrendo alterações na sua forma de aplicação; passou a ser feito de forma remota em 2020, em função da pandemia de COVID-19. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências da Saúde, aplicadas em um público diferente do da comunidade universitária, que já foi objeto de outras pesquisas. Foram feitas adaptações para que a atividade ocorresse em um grupo maior e com diferentes níveis educacionais, com uma experiência diversificada de leitura e de discussão coletiva. Para a análise dos resultados foi utilizada a observação participante, análise temática de conteúdo e história oral de vida (HOV). Resultados: Os resultados mostraram que o idoso continua ativo e relevante e não deve ser visto apenas como alguém que já fez sua contribuição na sociedade. A atividade do Laboratório de Leitura funciona como um terceiro espaço protegido de troca e reflexões, que permite a integração do mundo interno com a realidade externa e funciona como um tempo e um olhar para si em busca de uma identidade adequada para o momento da velhice, uma vez que a consciência identitária é o motor que mobiliza as emoções e a vida. Trouxe uma vivência estética e emocional, com o desenvolvimento de uma maior capacidade de se manifestar, o que traz um potencial terapêutico no combate contra uma solidão que adoece e leva à depressão. Conclusão: A experiência do Laboratório de Leitura mostrou-se eficaz como estímulo para os idosos em interagir e relatar suas vivências pessoais, permitindo uma liberação de angústias e emoções e redescobrimento do valor das trocas, desenvolvendo uma escuta afetiva e da valorização da vida. |
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Barros, Maria Teresa Mendonça de [UNIFESP]lattes.cnpq.br/8434482584311557http://lattes.cnpq.br/6044992821022223Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]São Paulo2022-02-08T10:45:04Z2022-02-08T10:45:04Z2021Uso da Literatura em um Laboratório de Leitura para idososhttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62689Introdução: O presente estudo qualitativo visa discutir a relevância do Laboratório de Leitura para a população idosa, contribuindo para seu bem-estar físico, social e emocional, através do uso da Literatura em discussões de grupos, realizadas na Universidade Aberta para a Pessoa Idosa da Unifesp. Objetivo: O presente estudo qualitativo tem por objetivo pesquisar os efeitos da experiência do Laboratório de Leitura sobre os idosos que participam da Uapi no campus Vila Gumercindo. Método: O trabalho de campo desenvolveu-se entre os anos de 2017 e 2020, sofrendo alterações na sua forma de aplicação; passou a ser feito de forma remota em 2020, em função da pandemia de COVID-19. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências da Saúde, aplicadas em um público diferente do da comunidade universitária, que já foi objeto de outras pesquisas. Foram feitas adaptações para que a atividade ocorresse em um grupo maior e com diferentes níveis educacionais, com uma experiência diversificada de leitura e de discussão coletiva. Para a análise dos resultados foi utilizada a observação participante, análise temática de conteúdo e história oral de vida (HOV). Resultados: Os resultados mostraram que o idoso continua ativo e relevante e não deve ser visto apenas como alguém que já fez sua contribuição na sociedade. A atividade do Laboratório de Leitura funciona como um terceiro espaço protegido de troca e reflexões, que permite a integração do mundo interno com a realidade externa e funciona como um tempo e um olhar para si em busca de uma identidade adequada para o momento da velhice, uma vez que a consciência identitária é o motor que mobiliza as emoções e a vida. Trouxe uma vivência estética e emocional, com o desenvolvimento de uma maior capacidade de se manifestar, o que traz um potencial terapêutico no combate contra uma solidão que adoece e leva à depressão. Conclusão: A experiência do Laboratório de Leitura mostrou-se eficaz como estímulo para os idosos em interagir e relatar suas vivências pessoais, permitindo uma liberação de angústias e emoções e redescobrimento do valor das trocas, desenvolvendo uma escuta afetiva e da valorização da vida.277 f.porUniversidade Federal de São PauloLaboratório de leituraLiteratura e saúde mentalLiteratura e humanizaçãoIdentidade no envelhecimentoBem-estar na velhiceA Literatura como caminho para uma vivência humanizadora em um grupo de terceira idadeThe Literature as a path for a humanized experience in a group of eldersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Enfermagem (EPE)Mestrado em Ensino em Ciências da SaúdeSaúde na comunidadeEducação em saúde na comunidadeORIGINALPRODUTO PEDAGÓGICO final.pdfPRODUTO 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Laboratório de leitura Literatura e saúde mental Literatura e humanização Identidade no envelhecimento Bem-estar na velhice |
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Introdução: O presente estudo qualitativo visa discutir a relevância do Laboratório de Leitura para a população idosa, contribuindo para seu bem-estar físico, social e emocional, através do uso da Literatura em discussões de grupos, realizadas na Universidade Aberta para a Pessoa Idosa da Unifesp. Objetivo: O presente estudo qualitativo tem por objetivo pesquisar os efeitos da experiência do Laboratório de Leitura sobre os idosos que participam da Uapi no campus Vila Gumercindo. Método: O trabalho de campo desenvolveu-se entre os anos de 2017 e 2020, sofrendo alterações na sua forma de aplicação; passou a ser feito de forma remota em 2020, em função da pandemia de COVID-19. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências da Saúde, aplicadas em um público diferente do da comunidade universitária, que já foi objeto de outras pesquisas. Foram feitas adaptações para que a atividade ocorresse em um grupo maior e com diferentes níveis educacionais, com uma experiência diversificada de leitura e de discussão coletiva. Para a análise dos resultados foi utilizada a observação participante, análise temática de conteúdo e história oral de vida (HOV). Resultados: Os resultados mostraram que o idoso continua ativo e relevante e não deve ser visto apenas como alguém que já fez sua contribuição na sociedade. A atividade do Laboratório de Leitura funciona como um terceiro espaço protegido de troca e reflexões, que permite a integração do mundo interno com a realidade externa e funciona como um tempo e um olhar para si em busca de uma identidade adequada para o momento da velhice, uma vez que a consciência identitária é o motor que mobiliza as emoções e a vida. Trouxe uma vivência estética e emocional, com o desenvolvimento de uma maior capacidade de se manifestar, o que traz um potencial terapêutico no combate contra uma solidão que adoece e leva à depressão. Conclusão: A experiência do Laboratório de Leitura mostrou-se eficaz como estímulo para os idosos em interagir e relatar suas vivências pessoais, permitindo uma liberação de angústias e emoções e redescobrimento do valor das trocas, desenvolvendo uma escuta afetiva e da valorização da vida. |
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