A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
Orientador(a): Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado
id UFSP_07a38423b24c2e844b05c4e07a39098f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/18787
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]2015-12-06T23:03:10Z2015-12-06T23:03:10Z2004COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787Tese-8501.pdfRESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizadoABSTRACT: This research was intended to evaluate the influence of anxiety in the process of the psychomotor skill teaching-learning process through the surgical center nursing discipline. The objectives of the research were: 1. Evaluate the trait-anxiety leveis, the state— anxiety and the students' psychomotor performance on the handling of sterile material into the nursing laboratory and in the operation room; 2. Correlate the levels of state— anxiety with the leveis of trait-anxiety and the psychomotor performance report the sterile material through two distinct situations of the data collections. The sample included 77 undergraduate nursing students attending a private nursing school located in the municipality of Campinas, São Paulo, Brazil. The data mentioned were collected in the nursing laboratory and into the operation room. In order to evaluate the motor performance of the students a checklist was developed with the procedures stages, the time spent into sterile material handling, validated by the Delphi technique. The second instrument of data collection applied was a record register of the training number of the students into nursing laboratory during the clinical practice and the third instrument was the use of STAI test. The data analysis showed: trait-anxiety was characterized by low and average levels; state-anxiety leveis and the time spent to the execution of the technique were higher in the operation room if compared to that in the nursing laboratory; the students' performance were gradually better, with exception of the time spent in the operation room; all the students were trained into the nursing laboratory was 3,78 times in mean; positive and moderate correlation was verified between the trait-anxiety and state-anxiety in the nursing laboratory and in the operation room; there was no significant statistical correlation between stateanxiety and psychomotor performance in the operation room. Based in the attained results conclusions showed that those students presenting higher state-anxiety levels were not the ones showing the unsatisfactory psychomotor performance on the handling of sterile material.BV UNIFESP: Teses e dissertações184 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AnsiedadeEnsinoAprendizagemEnfermagem de Centro CirúrgicoAnxietyPsychomotor SkillSterile MaterialTeaching-Learning ProcessUndergraduate-Nursing StudentsA ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgicoThe anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Enfermagem - EPEORIGINALTese-8501.pdfTese-8501.pdfapplication/pdf16995888${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/1/Tese-8501.pdf483b16995919992d265fa51782667fffMD51open accessTEXTTese-8501.pdf.txtTese-8501.pdf.txtExtracted texttext/plain240860${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/2/Tese-8501.pdf.txt7e62dd2d813e9eeec254f922771cc6c0MD52open accessTHUMBNAILTese-8501.pdf.jpgTese-8501.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4128${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/4/Tese-8501.pdf.jpg4c6855f1cc5238d344a161804c0134e1MD54open access11600/187872023-05-15 01:43:05.328open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/18787Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:43:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical center
title A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
spellingShingle A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
Ansiedade
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem de Centro Cirúrgico
Anxiety
Psychomotor Skill
Sterile Material
Teaching-Learning Process
Undergraduate-Nursing Students
title_short A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
title_full A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
title_fullStr A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
title_full_unstemmed A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
title_sort A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
author Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
author_facet Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]
contributor_str_mv Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem de Centro Cirúrgico
topic Ansiedade
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem de Centro Cirúrgico
Anxiety
Psychomotor Skill
Sterile Material
Teaching-Learning Process
Undergraduate-Nursing Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Anxiety
Psychomotor Skill
Sterile Material
Teaching-Learning Process
Undergraduate-Nursing Students
description RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:03:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-8501.pdf
identifier_str_mv COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004.
Tese-8501.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/1/Tese-8501.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/2/Tese-8501.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/4/Tese-8501.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 483b16995919992d265fa51782667fff
7e62dd2d813e9eeec254f922771cc6c0
4c6855f1cc5238d344a161804c0134e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105923979608064