A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787 |
Resumo: | RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado |
id |
UFSP_07a38423b24c2e844b05c4e07a39098f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/18787 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]2015-12-06T23:03:10Z2015-12-06T23:03:10Z2004COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787Tese-8501.pdfRESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizadoABSTRACT: This research was intended to evaluate the influence of anxiety in the process of the psychomotor skill teaching-learning process through the surgical center nursing discipline. The objectives of the research were: 1. Evaluate the trait-anxiety leveis, the state— anxiety and the students' psychomotor performance on the handling of sterile material into the nursing laboratory and in the operation room; 2. Correlate the levels of state— anxiety with the leveis of trait-anxiety and the psychomotor performance report the sterile material through two distinct situations of the data collections. The sample included 77 undergraduate nursing students attending a private nursing school located in the municipality of Campinas, São Paulo, Brazil. The data mentioned were collected in the nursing laboratory and into the operation room. In order to evaluate the motor performance of the students a checklist was developed with the procedures stages, the time spent into sterile material handling, validated by the Delphi technique. The second instrument of data collection applied was a record register of the training number of the students into nursing laboratory during the clinical practice and the third instrument was the use of STAI test. The data analysis showed: trait-anxiety was characterized by low and average levels; state-anxiety leveis and the time spent to the execution of the technique were higher in the operation room if compared to that in the nursing laboratory; the students' performance were gradually better, with exception of the time spent in the operation room; all the students were trained into the nursing laboratory was 3,78 times in mean; positive and moderate correlation was verified between the trait-anxiety and state-anxiety in the nursing laboratory and in the operation room; there was no significant statistical correlation between stateanxiety and psychomotor performance in the operation room. Based in the attained results conclusions showed that those students presenting higher state-anxiety levels were not the ones showing the unsatisfactory psychomotor performance on the handling of sterile material.BV UNIFESP: Teses e dissertações184 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AnsiedadeEnsinoAprendizagemEnfermagem de Centro CirúrgicoAnxietyPsychomotor SkillSterile MaterialTeaching-Learning ProcessUndergraduate-Nursing StudentsA ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgicoThe anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Enfermagem - EPEORIGINALTese-8501.pdfTese-8501.pdfapplication/pdf16995888${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/1/Tese-8501.pdf483b16995919992d265fa51782667fffMD51open accessTEXTTese-8501.pdf.txtTese-8501.pdf.txtExtracted texttext/plain240860${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/2/Tese-8501.pdf.txt7e62dd2d813e9eeec254f922771cc6c0MD52open accessTHUMBNAILTese-8501.pdf.jpgTese-8501.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4128${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/4/Tese-8501.pdf.jpg4c6855f1cc5238d344a161804c0134e1MD54open access11600/187872023-05-15 01:43:05.328open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/18787Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:43:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical center |
title |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
spellingShingle |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP] Ansiedade Ensino Aprendizagem Enfermagem de Centro Cirúrgico Anxiety Psychomotor Skill Sterile Material Teaching-Learning Process Undergraduate-Nursing Students |
title_short |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
title_full |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
title_fullStr |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
title_full_unstemmed |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
title_sort |
A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico |
author |
Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP] |
author_facet |
Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Friedlander, Maria Romana [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Friedlander, Maria Romana [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Ensino Aprendizagem Enfermagem de Centro Cirúrgico |
topic |
Ansiedade Ensino Aprendizagem Enfermagem de Centro Cirúrgico Anxiety Psychomotor Skill Sterile Material Teaching-Learning Process Undergraduate-Nursing Students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anxiety Psychomotor Skill Sterile Material Teaching-Learning Process Undergraduate-Nursing Students |
description |
RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:03:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese-8501.pdf |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Raquel Machado Cavalca. A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2004. Tese-8501.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
184 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/1/Tese-8501.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/2/Tese-8501.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18787/4/Tese-8501.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
483b16995919992d265fa51782667fff 7e62dd2d813e9eeec254f922771cc6c0 4c6855f1cc5238d344a161804c0134e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105923979608064 |