A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]
Orientador(a): Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8967712
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59837
Resumo: Esta pesquisa se propôs a escutar e analisar a opinião de professores e professoras sobre a relevância que atribuem à presença das questões de gênero, as explicitadas no currículo, e as que emergem de acontecimentos cotidianos e que implicam a necessidade de se debater o tema na escola. A pesquisa aconteceu com profissionais de escolas públicas municipais da zona leste da cidade de São Paulo que atendem jovens na etapa escolar do ensino médio. A rede pública municipal tem oito escolas que atendem jovens nessa etapa de ensino na cidade, e nossa pesquisa ocorreu em três delas. Nossa escuta aconteceu por meio da técnica de grupo focal, com dois encontros em cada unidade, direcionados a investigar a valoração das relações de gênero por parte dos atores escolares e suas percepções sobre o último plano nacional e municipal de educação. E ampliou o entendimento acerca das ideias, concepções e considerações que professores e professoras possuem quanto ao conceito de gênero.
id UFSP_0986577ab908faa02ee1c7b9b73327ef
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59837
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]2021-01-19T16:36:31Z2021-01-19T16:36:31Z2019-04-26https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8967712https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59837MARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdfEsta pesquisa se propôs a escutar e analisar a opinião de professores e professoras sobre a relevância que atribuem à presença das questões de gênero, as explicitadas no currículo, e as que emergem de acontecimentos cotidianos e que implicam a necessidade de se debater o tema na escola. A pesquisa aconteceu com profissionais de escolas públicas municipais da zona leste da cidade de São Paulo que atendem jovens na etapa escolar do ensino médio. A rede pública municipal tem oito escolas que atendem jovens nessa etapa de ensino na cidade, e nossa pesquisa ocorreu em três delas. Nossa escuta aconteceu por meio da técnica de grupo focal, com dois encontros em cada unidade, direcionados a investigar a valoração das relações de gênero por parte dos atores escolares e suas percepções sobre o último plano nacional e municipal de educação. E ampliou o entendimento acerca das ideias, concepções e considerações que professores e professoras possuem quanto ao conceito de gênero.This research aimed to listen and analyze the opinion of teachers about the relevance they attribute to the presence of issues related to gender issues, those explained in the curriculum and those that emerge from everyday events and that imply the need to debate the theme at school. The survey was conducted among professionals from municipal public schools in the eastern part of the city of São Paulo that serve young people in the middle school stage. The municipal public network has 8 schools that serve young people in this stage of education in the city, and our research was carried out in 3 of them that are allocated in the east zone. Our listening was through the focus group technique, with 2 meetings in each unit, aimed at investigating the assessment of gender relations by school actors and their perceptions about the latest national and municipal education plan. And can enlarge the understanding of ideas, concepts and considerations that teachers have about the concept of gender.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)244 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relações De GêneroDocentesCurrículoOpiniãoGender RelationsTeachersCurriculumOpinionA presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaORIGINALMARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf1579110${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/1/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf3376a88359305461eb6a6b6459c6c037MD51open accessTEXTMARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf.txtMARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain444691${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/5/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt26c9eac787a028b769b691429166b102MD55open accessTHUMBNAILMARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf.jpgMARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4310${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/7/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg766d37054877de15db1762941a7966d8MD57open access11600/598372023-05-15 10:50:39.984open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59837Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:50:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
title A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
spellingShingle A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]
Relações De Gênero
Docentes
Currículo
Opinião
Gender Relations
Teachers
Curriculum
Opinion
title_short A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
title_full A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
title_fullStr A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
title_full_unstemmed A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
title_sort A presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professores e professoras.
author Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]
author_facet Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marcelo Oliveira Do [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
contributor_str_mv Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações De Gênero
Docentes
Currículo
Opinião
topic Relações De Gênero
Docentes
Currículo
Opinião
Gender Relations
Teachers
Curriculum
Opinion
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender Relations
Teachers
Curriculum
Opinion
description Esta pesquisa se propôs a escutar e analisar a opinião de professores e professoras sobre a relevância que atribuem à presença das questões de gênero, as explicitadas no currículo, e as que emergem de acontecimentos cotidianos e que implicam a necessidade de se debater o tema na escola. A pesquisa aconteceu com profissionais de escolas públicas municipais da zona leste da cidade de São Paulo que atendem jovens na etapa escolar do ensino médio. A rede pública municipal tem oito escolas que atendem jovens nessa etapa de ensino na cidade, e nossa pesquisa ocorreu em três delas. Nossa escuta aconteceu por meio da técnica de grupo focal, com dois encontros em cada unidade, direcionados a investigar a valoração das relações de gênero por parte dos atores escolares e suas percepções sobre o último plano nacional e municipal de educação. E ampliou o entendimento acerca das ideias, concepções e considerações que professores e professoras possuem quanto ao conceito de gênero.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8967712
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59837
dc.identifier.file.none.fl_str_mv MARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8967712
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59837
identifier_str_mv MARCELO OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/1/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/5/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59837/7/MARCELO%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3376a88359305461eb6a6b6459c6c037
26c9eac787a028b769b691429166b102
766d37054877de15db1762941a7966d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105909076197376