Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vianna Maria, Natalia Tomaz
Orientador(a): Matos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58424
Resumo: A presente pesquisa envolve a prática enquanto artista e pesquisadora da autora. O objeto de estudo é seu próprio trabalho artístico no espaço urbano, como integrante de coletivos que pesquisam e realizam intervenções artísticas efêmeras na cidade. Como recorte, é analisado o experimento teatral "O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos" (2014), concebido e realizado pelo Coletivo PI, núcleo artístico de performance e intervenção urbana do qual a autora fez parte, atuante entre os anos de 2009 e 2016, em São Paulo/SP. A obra é um espetáculo itinerante, envolvendo teatro, performance, projeções, intervenções e audioguias. Realizado em site specific, a cidade surge como protagonista do espetáculo, que discute especulação imobiliária e relações que se estabelecem no/com o espaço urbano. Na análise de um espetáculo contemporâneo, que se desloca pela cidade, busca-se compreender, através dos registros fotográficos e da memória da autora, como são estabelecidas as relações simbólicas entre os corpos (dos artistas e dos espectadores) e a cidade (enquanto espaço construído e espaço praticado, vivido). Também é feita uma reflexão sobre a produção teórica de um artista sobre seu próprio trabalho, um objeto de estudo que lhe é tão familiar, em um exercício de distanciamento, ainda que ilusório.
id UFSP_131be47d49b078c930ec95f7d889e7b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/58424
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Vianna Maria, Natalia Tomazhttp://lattes.cnpq.br/1657266110137992http://lattes.cnpq.br/0964792926987907Matos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin deEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-10-08T19:51:16Z2020-10-08T19:51:16Z2019Vianna Maria, Natalia Tomaz. Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público. Guarulhos, 2019. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58424A presente pesquisa envolve a prática enquanto artista e pesquisadora da autora. O objeto de estudo é seu próprio trabalho artístico no espaço urbano, como integrante de coletivos que pesquisam e realizam intervenções artísticas efêmeras na cidade. Como recorte, é analisado o experimento teatral "O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos" (2014), concebido e realizado pelo Coletivo PI, núcleo artístico de performance e intervenção urbana do qual a autora fez parte, atuante entre os anos de 2009 e 2016, em São Paulo/SP. A obra é um espetáculo itinerante, envolvendo teatro, performance, projeções, intervenções e audioguias. Realizado em site specific, a cidade surge como protagonista do espetáculo, que discute especulação imobiliária e relações que se estabelecem no/com o espaço urbano. Na análise de um espetáculo contemporâneo, que se desloca pela cidade, busca-se compreender, através dos registros fotográficos e da memória da autora, como são estabelecidas as relações simbólicas entre os corpos (dos artistas e dos espectadores) e a cidade (enquanto espaço construído e espaço praticado, vivido). Também é feita uma reflexão sobre a produção teórica de um artista sobre seu próprio trabalho, um objeto de estudo que lhe é tão familiar, em um exercício de distanciamento, ainda que ilusório.The present research involves the practice of the author as an artist and researcher. The object of study is her own artistic work in the urban space, as a member of collectives that research and perform ephemeral artistic interventions in the city. As a study delimitation, the theatrical experiment "O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos" (2014), conceived and realized by Coletivo PI, artistic group of performance and urban intervention of which the author was a part, active between 2009 and 2016, in São Paulo / SP. The work is an itinerant show, involving theater, performance, projections, interventions and audio guides. Held on a site specific basis, the city emerges as the protagonist of the show, which discusses real estate speculation and relationships established in / with the urban space. In the analysis of a contemporary show that moves around the city, we seek to understand, through the photographic records and the author's memory, how the symbolic relations between bodies (of artists and spectators) and the city (as a built and practiced, lived space) are established. A reflection is also made on an artist's theoretical production about his own work, an object of study that is so familiar, in an exercise of distancing, albeit an illusory one.Não recebi financiamento159 f.porUniversidade Federal de São PauloIntervenção urbanaArte urbanaCidadeCorpoCityUrban artUrban interventionBodyCorpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço públicoBodies in set: considerations on the artist in the public spaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteHistória da arteInstituições, discursos e alteridadesHistória da ArtePró-reitoria de Pós-graduação e PesquisaNão se aplicaNão se aplicaORIGINALNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdfNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf6387854${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/1/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf4d6ba9206444ce1c888e2c6b9e3386afMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85433${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/2/license.txta9ccd14f904621450028b38ec3b6ff69MD52open accessTEXTNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.txtNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.txtExtracted texttext/plain312501${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/3/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.txt50189030225b4d898d6c59e25a7daef4MD53open accessTHUMBNAILNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.jpgNATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8406${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/5/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.jpg26cfec34ceb3636a67bf5260c59ae5f5MD55open access11600/584242023-05-15 09:32:24.972open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:32:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Bodies in set: considerations on the artist in the public space
title Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
spellingShingle Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
Vianna Maria, Natalia Tomaz
Intervenção urbana
Arte urbana
Cidade
Corpo
City
Urban art
Urban intervention
Body
title_short Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
title_full Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
title_fullStr Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
title_full_unstemmed Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
title_sort Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público
author Vianna Maria, Natalia Tomaz
author_facet Vianna Maria, Natalia Tomaz
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1657266110137992
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0964792926987907
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna Maria, Natalia Tomaz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de
contributor_str_mv Matos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção urbana
Arte urbana
Cidade
Corpo
City
Urban art
Urban intervention
Body
topic Intervenção urbana
Arte urbana
Cidade
Corpo
City
Urban art
Urban intervention
Body
description A presente pesquisa envolve a prática enquanto artista e pesquisadora da autora. O objeto de estudo é seu próprio trabalho artístico no espaço urbano, como integrante de coletivos que pesquisam e realizam intervenções artísticas efêmeras na cidade. Como recorte, é analisado o experimento teatral "O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos" (2014), concebido e realizado pelo Coletivo PI, núcleo artístico de performance e intervenção urbana do qual a autora fez parte, atuante entre os anos de 2009 e 2016, em São Paulo/SP. A obra é um espetáculo itinerante, envolvendo teatro, performance, projeções, intervenções e audioguias. Realizado em site specific, a cidade surge como protagonista do espetáculo, que discute especulação imobiliária e relações que se estabelecem no/com o espaço urbano. Na análise de um espetáculo contemporâneo, que se desloca pela cidade, busca-se compreender, através dos registros fotográficos e da memória da autora, como são estabelecidas as relações simbólicas entre os corpos (dos artistas e dos espectadores) e a cidade (enquanto espaço construído e espaço praticado, vivido). Também é feita uma reflexão sobre a produção teórica de um artista sobre seu próprio trabalho, um objeto de estudo que lhe é tão familiar, em um exercício de distanciamento, ainda que ilusório.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-08T19:51:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-08T19:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vianna Maria, Natalia Tomaz. Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público. Guarulhos, 2019. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58424
identifier_str_mv Vianna Maria, Natalia Tomaz. Corpos em jogo: reflexões sobre o artista no espaço público. Guarulhos, 2019. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/1/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/3/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/58424/5/NATALIA_TOMAZ_VIANNA_MARIA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d6ba9206444ce1c888e2c6b9e3386af
a9ccd14f904621450028b38ec3b6ff69
50189030225b4d898d6c59e25a7daef4
26cfec34ceb3636a67bf5260c59ae5f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105946921402368