Buscando prevenir a reinternação para preservar-se do sofrimento: a família frente ao processo de recuperação da criança após a alta hospitalar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pinto, Júlia Peres [UNIFESP]
Orientador(a): Ribeiro, Circea Amália [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9154
Resumo: O processo de recuperação representa uma das etapas da doença que vem sendo pouco pesquisada no que diz respeito à experiência vivida pela família da criança que esteve hospitalizada. Os objetivos do estudo foram compreender o significado atribuído pela família à sua vivência no processo de recuperação da criança acometida por doença aguda após a alta hospitalar e elaborar um modelo teórico acerca dessa experiência. Para conduzir a pesquisa foram adotados como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e observação participante com onze famílias. A análise comparativa dos dados levou à formulação de conceitos que revelaram dois fenômenos interativos. O primeiro, Mobilizandose para resgatar o equilíbrio de seu funcionamento, retrata as interações familiares que favorecem a sua adaptação, após o impacto e a desorganização causada pela hospitalização da criança. O segundo, Sofrendo com a possibilidade de reinternar a criança, expressa os aspectos que geram sofrimento à família e comprometem a adaptação familiar, colocando em risco a retomada de seu equilíbrio. O Modelo Teórico BUSCANDO PREVENIR A REINTERNAÇÃO DA CRIANÇA PARA PRESERVAR A INTEGRIDADE FAMILIAR integra os conceitos que emergiram da análise de dados e revela que os efeitos da doença e hospitalização podem continuar manifestando-se no funcionamento familiar e gerando sofrimento, mesmo após a alta e a recuperação da criança, já que a família permanece abalada e mantém-se em alerta no sentido de identificar precocemente alterações na condição de saúde da criança que indiquem o agravamento da doença e a possibilidade de uma nova reinternação.
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Para conduzir a pesquisa foram adotados como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e observação participante com onze famílias. A análise comparativa dos dados levou à formulação de conceitos que revelaram dois fenômenos interativos. O primeiro, Mobilizandose para resgatar o equilíbrio de seu funcionamento, retrata as interações familiares que favorecem a sua adaptação, após o impacto e a desorganização causada pela hospitalização da criança. O segundo, Sofrendo com a possibilidade de reinternar a criança, expressa os aspectos que geram sofrimento à família e comprometem a adaptação familiar, colocando em risco a retomada de seu equilíbrio. O Modelo Teórico BUSCANDO PREVENIR A REINTERNAÇÃO DA CRIANÇA PARA PRESERVAR A INTEGRIDADE FAMILIAR integra os conceitos que emergiram da análise de dados e revela que os efeitos da doença e hospitalização podem continuar manifestando-se no funcionamento familiar e gerando sofrimento, mesmo após a alta e a recuperação da criança, já que a família permanece abalada e mantém-se em alerta no sentido de identificar precocemente alterações na condição de saúde da criança que indiquem o agravamento da doença e a possibilidade de uma nova reinternação.The recovery process, concerning the experience lived by the family of the hospitalized, has been the subject of few research projects to date. The present study aimed to understand the meaning that the family attributes to their experience in the recovery process of a child suffering from an acute illness after a hospital discharge and to design a theoretical model about this experience. The Symbolic Interactionism and the Grounded Theory were used as the theoretical and the methodological frameworks, respectively. Data collection was carried out by means of interviews and participant-observation with eleven families. Concepts produced by comparative data analysis revealed two interactive processes. The first of them, Mobilizing oneself to restore the balance of family functioning, depicts family interactions which favor their adaptation after the impact and disarray caused by the child’s hospitalization. The second, Suffering with the possibility of having to rehospitalize the child, expresses the aspects that cause suffering to the family and that compromise family adaptation, jeopardizing restoration of their balance. The Theoretical Model TRYING TO PREVENT THE CHILD’S REHOSPITALIZATION TO PRESERVE FAMILY INTEGRITY, is part of the concepts emerging from data analysis and shows that the effects of illness and hospitalization may continue to be felt in the family functioning and to produce suffering even after the child’s hospital discharge and recovery. This takes place because the family is still shaken and remains alert so as to identify early changes in the child’s health that may point to a relapse and consequent possibility of rehospitalization.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações163 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ConvalescençaCriançaEnfermagemFamíliaChildConvalescenceNursingFamilyBuscando prevenir a reinternação para preservar-se do sofrimento: a família frente ao processo de recuperação da criança após a alta hospitalarTrying to prevent a rehospitalization to preserve oneself from suffering: the family in face of the child’s recovery process after hospital dischargeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Enfermagem – EPEORIGINALPublico-198.pdfPublico-198.pdfapplication/pdf1122895${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9154/1/Publico-198.pdf2157b061e238484ee75bbd725ba148abMD51open accessTEXTPublico-198.pdf.txtPublico-198.pdf.txtExtracted texttext/plain297587${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9154/2/Publico-198.pdf.txtd6ca2b283e35e3b5e9388ce794809165MD52open accessTHUMBNAILPublico-198.pdf.jpgPublico-198.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3961${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9154/4/Publico-198.pdf.jpg6ecbc1a655bd93e379911afcc70ef891MD54open access11600/91542023-05-15 01:43:09.254open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9154Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:43:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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