Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Mori, Satomi [UNIFESP]
Orientador(a): Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9099
Resumo: Com os avancos dos recursos da Word Wide Web, os beneficios obtidos sao incontestaveis tambem na area da educacao. Apesar de sua ampla disseminacao, podem apresentar falhas que os tornam inadequados. Uma das maneiras de se evitar os infortunios causados por websites mal estruturados seria a realizacao de avaliacoes de sua qualidade. Pesquisadores do Nucleo de Informatica em Enfermagem da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) desenvolveram em parceria com o Departamento de Informatica em Saude da UNIFESP um website educacional em Primeiros Socorros. Considerando-se a relevancia do ensino e a necessidade de investir em ferramentas informativas de qualidade sobre o tema objetivou-se neste estudo: elaborar e validar instrumentos de avaliacao de website e avaliar o website em Primeiros Socorros. Tres instrumentos foram criados para avaliar a estrutura, o conteudo e a navegabilidade. Verificou-se que esses instrumentos foram adequados para o uso na avaliacao do website, por apresentarem niveis superiores ao Limite de Seguranca .0,70 estabelecido. Em relacao a qualidade do website, observou-se que o valor de Kappa foi de 0,047 e -0,062 na analise das respostas dos profissionais de informatica e da saude, respectivamente, indicando que nao houve concordancia nas respostas. No entanto, na analise da distribuicao das respostas dos avaliadores percebeu-se que, segundo os profissionais de informatica, a qualidade estrutural do website deveria ser revista e corrigida para torna-lo adequado. Ja em relacao a distribuicao dos escores assinalados pelos profissionais da area da saude observou-se que a qualidade de conteudo do website e boa e que deveriam ser feitas pequenas correcoes de alguns conteudos. A avaliacao da qualidade de navegabilidade do website, segundo a opiniao dos alunos e boa, conforme o escore obtido de 79,4%. Observou-se que tanto os profissionais da saude como os alunos referiram que a distribuicao dos links deveria ser melhorada, semelhante as recomendacoes dos profissionais de informatica. Concluiu-se que: os tres instrumentos elaborados foram considerados adequados para a utilizacao da avaliacao do website. A qualidade estrutural do website deve ser corrigida, para que o processo de navegacao seja adequado e embora a qualidade do conteudo seja boa, pequenas correcoes nas informacoes devem ser realizadas.
id UFSP_1e942b39df38f270ffa49857d0556d4e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/9099
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Mori, Satomi [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]2015-07-22T20:49:36Z2015-07-22T20:49:36Z2010-08-25MORI, Satomi. Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9099Publico-308.pdfCom os avancos dos recursos da Word Wide Web, os beneficios obtidos sao incontestaveis tambem na area da educacao. Apesar de sua ampla disseminacao, podem apresentar falhas que os tornam inadequados. Uma das maneiras de se evitar os infortunios causados por websites mal estruturados seria a realizacao de avaliacoes de sua qualidade. Pesquisadores do Nucleo de Informatica em Enfermagem da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) desenvolveram em parceria com o Departamento de Informatica em Saude da UNIFESP um website educacional em Primeiros Socorros. Considerando-se a relevancia do ensino e a necessidade de investir em ferramentas informativas de qualidade sobre o tema objetivou-se neste estudo: elaborar e validar instrumentos de avaliacao de website e avaliar o website em Primeiros Socorros. Tres instrumentos foram criados para avaliar a estrutura, o conteudo e a navegabilidade. Verificou-se que esses instrumentos foram adequados para o uso na avaliacao do website, por apresentarem niveis superiores ao Limite de Seguranca .0,70 estabelecido. Em relacao a qualidade do website, observou-se que o valor de Kappa foi de 0,047 e -0,062 na analise das respostas dos profissionais de informatica e da saude, respectivamente, indicando que nao houve concordancia nas respostas. No entanto, na analise da distribuicao das respostas dos avaliadores percebeu-se que, segundo os profissionais de informatica, a qualidade estrutural do website deveria ser revista e corrigida para torna-lo adequado. Ja em relacao a distribuicao dos escores assinalados pelos profissionais da area da saude observou-se que a qualidade de conteudo do website e boa e que deveriam ser feitas pequenas correcoes de alguns conteudos. A avaliacao da qualidade de navegabilidade do website, segundo a opiniao dos alunos e boa, conforme o escore obtido de 79,4%. Observou-se que tanto os profissionais da saude como os alunos referiram que a distribuicao dos links deveria ser melhorada, semelhante as recomendacoes dos profissionais de informatica. Concluiu-se que: os tres instrumentos elaborados foram considerados adequados para a utilizacao da avaliacao do website. A qualidade estrutural do website deve ser corrigida, para que o processo de navegacao seja adequado e embora a qualidade do conteudo seja boa, pequenas correcoes nas informacoes devem ser realizadas.The advancement of the Word Wide Web has brought remarkable benefits to all areas of activity including education. Despite the broad spreading of websites, some flaws may exist, which could make them inadequate. A way of avoiding potencial problems caused by websites with poor structure is to regularly evaluate their quality. Researchers from the Nursing Informatics Center at Federal University of Sao Paulo (UNIFESP) developed in a partnership with the Health Informatics Department at UNIFESP an educational website First Aid. Considering the relevance of teaching and the need to invest in quality educational tools the objective of this study was to create and validate a website evaluation tool and use it to evaluate the First Aid website. Three instruments were created to evaluate the structure, the content and the accessibility. The instrument was applied to informaticists, health care professionals and students. It was found that these instruments were adequate for evaluating the website, as they presented levels above the established LS.0.70. Regarding the quality of the website, it was found that the Kappa value was 0.047 and -0.062 for the analyses of the responses from informaticists and healthcare professionals, respectively, indicating a lack of agreement in the responses. However, the analysis of the distribution of the informaticists responses found that the structure of the website should be reviewed and corrected to make it more adequate. As for the distribution of the scores analyzed by healthcare professionals it was observed that the quality of the content on the website was good and only a few corrections should be made in the content. According to the students, the website accessibility is good with a score of 79.35%. It was also observed that healthcare professionals as well as students referred that the links should be better distributed, which is in agreement with the recommendations of the informaticists. In conclusion, the three developed instruments were considered adequate for evaluating the website. The quality of the structure quality should be corrected so that accessibility would be more adequate. Although the quality was considered good, small correction should be made to improve the content.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações126 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação à distânciaEnfermagemInformática médicaInformática em EnfermagemInternetInternetMedical informaticsNursingNursing informaticsEducation, distanceAvaliação do website educacional em Primeiros SocorrosEvaluation of educational website in First Aidinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Enfermagem – São PauloORIGINALPublico-308.pdfPublico-308.pdfapplication/pdf723430${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/1/Publico-308.pdf8cda43d6eb5a7a393c69b8de0de0930aMD51open accessTEXTPublico-308.pdf.txtPublico-308.pdf.txtExtracted texttext/plain199319${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/3/Publico-308.pdf.txt2caa961f697c761d08fb3cd61124602eMD53open accessTHUMBNAILPublico-308.pdf.jpgPublico-308.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3573${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/5/Publico-308.pdf.jpg56fc3fc28bff7c719bb8e323dd1fdbd6MD55open access11600/90992023-05-15 01:40:09.171open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9099Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:40:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of educational website in First Aid
title Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
spellingShingle Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
Mori, Satomi [UNIFESP]
Educação à distância
Enfermagem
Informática médica
Informática em Enfermagem
Internet
Internet
Medical informatics
Nursing
Nursing informatics
Education, distance
title_short Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
title_full Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
title_fullStr Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
title_full_unstemmed Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
title_sort Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros
author Mori, Satomi [UNIFESP]
author_facet Mori, Satomi [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori, Satomi [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]
contributor_str_mv Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Enfermagem
Informática médica
Informática em Enfermagem
Internet
topic Educação à distância
Enfermagem
Informática médica
Informática em Enfermagem
Internet
Internet
Medical informatics
Nursing
Nursing informatics
Education, distance
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Medical informatics
Nursing
Nursing informatics
Education, distance
description Com os avancos dos recursos da Word Wide Web, os beneficios obtidos sao incontestaveis tambem na area da educacao. Apesar de sua ampla disseminacao, podem apresentar falhas que os tornam inadequados. Uma das maneiras de se evitar os infortunios causados por websites mal estruturados seria a realizacao de avaliacoes de sua qualidade. Pesquisadores do Nucleo de Informatica em Enfermagem da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) desenvolveram em parceria com o Departamento de Informatica em Saude da UNIFESP um website educacional em Primeiros Socorros. Considerando-se a relevancia do ensino e a necessidade de investir em ferramentas informativas de qualidade sobre o tema objetivou-se neste estudo: elaborar e validar instrumentos de avaliacao de website e avaliar o website em Primeiros Socorros. Tres instrumentos foram criados para avaliar a estrutura, o conteudo e a navegabilidade. Verificou-se que esses instrumentos foram adequados para o uso na avaliacao do website, por apresentarem niveis superiores ao Limite de Seguranca .0,70 estabelecido. Em relacao a qualidade do website, observou-se que o valor de Kappa foi de 0,047 e -0,062 na analise das respostas dos profissionais de informatica e da saude, respectivamente, indicando que nao houve concordancia nas respostas. No entanto, na analise da distribuicao das respostas dos avaliadores percebeu-se que, segundo os profissionais de informatica, a qualidade estrutural do website deveria ser revista e corrigida para torna-lo adequado. Ja em relacao a distribuicao dos escores assinalados pelos profissionais da area da saude observou-se que a qualidade de conteudo do website e boa e que deveriam ser feitas pequenas correcoes de alguns conteudos. A avaliacao da qualidade de navegabilidade do website, segundo a opiniao dos alunos e boa, conforme o escore obtido de 79,4%. Observou-se que tanto os profissionais da saude como os alunos referiram que a distribuicao dos links deveria ser melhorada, semelhante as recomendacoes dos profissionais de informatica. Concluiu-se que: os tres instrumentos elaborados foram considerados adequados para a utilizacao da avaliacao do website. A qualidade estrutural do website deve ser corrigida, para que o processo de navegacao seja adequado e embora a qualidade do conteudo seja boa, pequenas correcoes nas informacoes devem ser realizadas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORI, Satomi. Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9099
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-308.pdf
identifier_str_mv MORI, Satomi. Avaliação do website educacional em Primeiros Socorros. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publico-308.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/1/Publico-308.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/3/Publico-308.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9099/5/Publico-308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cda43d6eb5a7a393c69b8de0de0930a
2caa961f697c761d08fb3cd61124602e
56fc3fc28bff7c719bb8e323dd1fdbd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105890146254848