Direitos humanos e extensão universitária: relações, possibilidades e desafios no campo do ensino na saúde
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23031 |
Resumo: | A Educacao em Direitos Humanos na Extensao Universitaria e uma tematica em desenvolvimento que vem, ao longo dos anos, se consolidando por meio de acoes e estrategias que objetivam a insercao do tema na formacao discente. Neste sentido, a extensao universitaria tem um importante papel, uma vez que estabelece o elo entre o conhecimento academico e a comunidade, possibilitando a interacao e a troca de saberes e praticas. O objetivo principal desta pesquisa abrangeu analisar projetos de extensao universitaria desenvolvidos na Universidade Federal de São Paulo, nos campi São Paulo, Baixada Santista e Guarulhos, que abordem a tematica oDireitos Humanoso (DH), no periodo de 2010 a 2012. No ambito da metodologia foi desenvolvida a pesquisa descritiva exploratoria documental. Os documentos analisados nesta investigacao foram os Projetos de Extensao Universitaria desenvolvidos na Universidade Federal de São Paulo u UNIFESP (campi São Paulo, Baixada Santista e Guarulhos), bem como relatorios e resumos de trabalhos apresentados em congressos e seminarios dos referidos projetos no periodo compreendido entre 2010 e 2012. Para analise dos conteudos registrados nos documentos, foi utilizada a modalidade tematica da analise de conteudo. Os resultados indicam que o uso de metodologias problematizadoras que possibilitem a reflexao sobre as acoes, percepcoes e resultados obtidos, juntamente com estrategias integradas u teoria e pratica u, contribuem para o desenvolvimento do pensamento critico e reflexivo. A insercao das atividades extensionistas no cotidiano da comunidade, estimulando estrategias de enfrentamento as violacoes dos direitos humanos e favorecendo a reflexao, o respeito e a tolerancia, e uma contribuicao para a transformacao de todos os envolvidos direta ou indiretamente. Diante destas analises, foi possivel verificar o papel fundamental da extensao universitaria na integracao dos saberes academicos com a realidade social, propiciando espacos para discussao e fortalecimento da educacao em direitos humanos |
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Baptista, Magali Aparecida [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:46:30Z2015-12-06T23:46:30Z2013BAPTISTA, Magali Aparecida. Direitos humanos e extensão universitária: relações, possibilidades e desafios no campo do ensino na saúde. 2013 . 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23031Tese-14224.pdfA Educacao em Direitos Humanos na Extensao Universitaria e uma tematica em desenvolvimento que vem, ao longo dos anos, se consolidando por meio de acoes e estrategias que objetivam a insercao do tema na formacao discente. Neste sentido, a extensao universitaria tem um importante papel, uma vez que estabelece o elo entre o conhecimento academico e a comunidade, possibilitando a interacao e a troca de saberes e praticas. O objetivo principal desta pesquisa abrangeu analisar projetos de extensao universitaria desenvolvidos na Universidade Federal de São Paulo, nos campi São Paulo, Baixada Santista e Guarulhos, que abordem a tematica oDireitos Humanoso (DH), no periodo de 2010 a 2012. No ambito da metodologia foi desenvolvida a pesquisa descritiva exploratoria documental. Os documentos analisados nesta investigacao foram os Projetos de Extensao Universitaria desenvolvidos na Universidade Federal de São Paulo u UNIFESP (campi São Paulo, Baixada Santista e Guarulhos), bem como relatorios e resumos de trabalhos apresentados em congressos e seminarios dos referidos projetos no periodo compreendido entre 2010 e 2012. Para analise dos conteudos registrados nos documentos, foi utilizada a modalidade tematica da analise de conteudo. Os resultados indicam que o uso de metodologias problematizadoras que possibilitem a reflexao sobre as acoes, percepcoes e resultados obtidos, juntamente com estrategias integradas u teoria e pratica u, contribuem para o desenvolvimento do pensamento critico e reflexivo. A insercao das atividades extensionistas no cotidiano da comunidade, estimulando estrategias de enfrentamento as violacoes dos direitos humanos e favorecendo a reflexao, o respeito e a tolerancia, e uma contribuicao para a transformacao de todos os envolvidos direta ou indiretamente. Diante destas analises, foi possivel verificar o papel fundamental da extensao universitaria na integracao dos saberes academicos com a realidade social, propiciando espacos para discussao e fortalecimento da educacao em direitos humanosHuman R ights Education in University Extension programs is an issue that has evolved over the years and has been consolidated through actions and strategies aimed to its insertion in student training. Therefore, university extension plays an important role by pro viding a connection between academic knowledge and the community, with interaction and exchange of knowledge and practices. The main purpose of this study included the analysis of university extension projects developed at Universidade Federal de São Paul o , in the campi São Paulo, Baixada Santista and Guarulhos addressing “Human Rights” (HR) themes in the 2010 - 2012 period, in what concerns the contributions to human rights education. Regarding the methodology, documentary exploratory and descriptive resea rch was used. The documents investigated here were the University Extension Projects developed at Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP ( campi São Paulo, Baixada Santista and Guarulhos), as well as reports and abstracts submitted in conferences and s eminars on the referred projects in the 2010 - 2012 period. For analysis of the recorded contents, content analysis was used . The findings indicate that the use of problematizing methodologies that allow us to focus on the actions, perceptions and results o btained, associated to integrated strategies – theory and practice – contribute to the development of critical and reflective thinking. The introduction of extension activities in the everyday life of the community, encouraging strategies to cope with hum an rights violations and favoring reflection, respect and tolerance, will certainly be a significant contribution to the transformation of all those directly and indirectly involved. These analyzes have made it possible to identify the crucial role of uni versity extension in the integration of academic knowledge and social reality, providing spaces for discussion and strengthening of human rights principles.BV UNIFESP: Teses e dissertações91 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Direitos HumanosDireitos Humanos/educaçãoAssistência à SaúdeEducação SuperiorDireitos humanos e extensão universitária: relações, possibilidades e desafios no campo do ensino na saúdeHuman Rights and University Extension: relationships, possibilities and challenges in the field of health educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-14224.pdfTese-14224.pdfapplication/pdf987564${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23031/1/Tese-14224.pdfee2a7f475787c69a0811739d187abe0eMD51open accessTEXTTese-14224.pdf.txtTese-14224.pdf.txtExtracted texttext/plain178425${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23031/2/Tese-14224.pdf.txt3517aa1583e7d77c50e96641bafeda54MD52open accessTHUMBNAILTese-14224.pdf.jpgTese-14224.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3482${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23031/4/Tese-14224.pdf.jpg9418f40ccc23713311fb4f2b64ce62daMD54open access11600/230312023-05-15 01:34:06.727open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23031Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:34:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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