A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]
Orientador(a): Almeida, José Antonio Marques Maia de [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/45781
Resumo: Introdução: Este estudo origina-se na busca de desvelamento do processo de formação do psicólogo que atua no contexto hospitalar. Foram estudados dois programas de pósgraduação: Aprimoramento em Psicologia da Saúde – ênfase hospitalar e Residência Multiprofissional, em âmbito estadual e nacional. Ambos são desenvolvidos em um grande complexo hospitalar na Cidade de São Paulo, onde já foram formados mais de 100 psicólogos, sendo que uma parcela expressiva deste contingente atua profissionalmente na área hospitalar ou em equipamentos sociais correlacionados (Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, entre outros). Os profissionais desenvolvem suas práticas na assistência aos pacientes e familiares, frequentemente em conjunto com profissionais de outras categorias. Objetivo: Compreender o processo de desenvolvimento de competências na formação de pós-graduação com ênfase hospitalar, na percepção das participantes dos Programas citados, utilizando o psicodrama como estratégia de obtenção de dados. Referencial Teórico: Inicialmente são apresentadas as influências filosóficas na transformação da psicologia em ciência. A seguir é historiada a trajetória da profissão no Brasil, desde o período colonial, passando pelo processo acadêmico, até sua regulamentação. O surgimento da Psicologia no contexto hospitalar, em sua configuração teórica e prática, encerra esta etapa. Em sequência, estudam-se as competências profissionais, buscando compreender a importância do seu desenvolvimento na formação e atuação do psicólogo. Após apresentar o Cuidado à subjetividade, como uma especificidade da tarefa assistencial, apresenta-se o Psicodrama em seu referencial teórico e metodológico, buscando encontrar o lugar no desenvolvimento do papel do psicólogo hospitalar. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, empregando o psicodrama como instrumento de coleta de dados. Foram estudadas seis profissionais dos Programas mencionados, com as quais seis sessões de psicodrama, gravadas em filmagem, constituíram o campo de estudo do trabalho. O trabalho seguiu os procedimentos éticos padronizados pela Universidade Federal de São Paulo. Resultados e Discussões: As expressões das participantes foram transcritas e submetidas a análise do conteúdo, originando dois eixos temáticos, subdivididos em categorias de estudo. Buscou-se aqui compreender os significados e sentidos atribuídos às vivências pelas próprias pesquisadas, empregando o psicodrama como estratégia para o entendimento e aprofundamento dos fenômenos desvelados, a fim de responder às questões e objetivos desta pesquisa. Conclusões: Através do estudo das experiências vivenciadas pelas estudantes em seu processo de formação na pós-graduação podem-se desvelar as características profissionais relevantes para o exercício da psicologia no contexto hospitalar na percepção das próprias participantes, assim como o reconhecimento do psicodrama como metodologia ativa de pesquisa, estimulando o protagonismo dos estudantes em seu processo educativo. Proporcionar um ambiente onde o profissional em treinamento seja ouvido e valorizado em sua condição subjetiva, expressa o cuidado como característica essencial do psicólogo-docente. Serve de modelo relacional, técnico e ético para o estudante em suas relações com os outros psicólogos e na equipe multiprofissional, possibilitando uma assistência aos pacientes e familiares verdadeiramente humanizada.
id UFSP_2594a262838dd1d87a5a8934511dabe5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/45781
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1965683017715768http://lattes.cnpq.br/6800730020293642Almeida, José Antonio Marques Maia de [UNIFESP]São Paulo2018-06-18T13:12:05Z2018-06-18T13:12:05Z2015FERRACINI, Lucio Guilherme. A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.unifesp.br/11600/45781Introdução: Este estudo origina-se na busca de desvelamento do processo de formação do psicólogo que atua no contexto hospitalar. Foram estudados dois programas de pósgraduação: Aprimoramento em Psicologia da Saúde – ênfase hospitalar e Residência Multiprofissional, em âmbito estadual e nacional. Ambos são desenvolvidos em um grande complexo hospitalar na Cidade de São Paulo, onde já foram formados mais de 100 psicólogos, sendo que uma parcela expressiva deste contingente atua profissionalmente na área hospitalar ou em equipamentos sociais correlacionados (Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, entre outros). Os profissionais desenvolvem suas práticas na assistência aos pacientes e familiares, frequentemente em conjunto com profissionais de outras categorias. Objetivo: Compreender o processo de desenvolvimento de competências na formação de pós-graduação com ênfase hospitalar, na percepção das participantes dos Programas citados, utilizando o psicodrama como estratégia de obtenção de dados. Referencial Teórico: Inicialmente são apresentadas as influências filosóficas na transformação da psicologia em ciência. A seguir é historiada a trajetória da profissão no Brasil, desde o período colonial, passando pelo processo acadêmico, até sua regulamentação. O surgimento da Psicologia no contexto hospitalar, em sua configuração teórica e prática, encerra esta etapa. Em sequência, estudam-se as competências profissionais, buscando compreender a importância do seu desenvolvimento na formação e atuação do psicólogo. Após apresentar o Cuidado à subjetividade, como uma especificidade da tarefa assistencial, apresenta-se o Psicodrama em seu referencial teórico e metodológico, buscando encontrar o lugar no desenvolvimento do papel do psicólogo hospitalar. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, empregando o psicodrama como instrumento de coleta de dados. Foram estudadas seis profissionais dos Programas mencionados, com as quais seis sessões de psicodrama, gravadas em filmagem, constituíram o campo de estudo do trabalho. O trabalho seguiu os procedimentos éticos padronizados pela Universidade Federal de São Paulo. Resultados e Discussões: As expressões das participantes foram transcritas e submetidas a análise do conteúdo, originando dois eixos temáticos, subdivididos em categorias de estudo. Buscou-se aqui compreender os significados e sentidos atribuídos às vivências pelas próprias pesquisadas, empregando o psicodrama como estratégia para o entendimento e aprofundamento dos fenômenos desvelados, a fim de responder às questões e objetivos desta pesquisa. Conclusões: Através do estudo das experiências vivenciadas pelas estudantes em seu processo de formação na pós-graduação podem-se desvelar as características profissionais relevantes para o exercício da psicologia no contexto hospitalar na percepção das próprias participantes, assim como o reconhecimento do psicodrama como metodologia ativa de pesquisa, estimulando o protagonismo dos estudantes em seu processo educativo. Proporcionar um ambiente onde o profissional em treinamento seja ouvido e valorizado em sua condição subjetiva, expressa o cuidado como característica essencial do psicólogo-docente. Serve de modelo relacional, técnico e ético para o estudante em suas relações com os outros psicólogos e na equipe multiprofissional, possibilitando uma assistência aos pacientes e familiares verdadeiramente humanizada.Introduction: This study originates in the search about how the education process of psychologists who work in hospitals. Two graduate programs were investigated: Specialization in Psychology in health and Multiprofessional Residency. Both occur in a big hospital located in the city of Sao Paulo, and more than one hundred of psychologists have already attended the courses, many of which work regularly in hospitals or similar facilities (Center for Psychosocial Attention, Centers of Support for Health Family, among others). Those psychologists actuate in patients and families care, generally together with other professionals. Objective: This work aimed at the understanding in the participants’ point of view about how graduate programs help to develop competencies for working in hospital settings, using psychodrama as a research tool. Methods: The research has a qualitative approach and makes use of psychodrama as an instrument for data collection. Six professionals from the above mentioned Programs took part in six sessions, which were image-recorded. All ethic directions of Universidade Federal de São Paulo were followed. Results and Discussion: The participants’ expressions were transcribed and processed by content analysis. Two thematic axes could be identified, as well as undercathegories. The real meanings and feelings of the participants were searched, by means of psychodrama, as a strategy driven to understand the phenomena identified, aiming to answer the questions posed by this research. Conclusions: The professional educational requirements valued by the participants related to acting in hospitals could be adequately investigated by psychodrama. The psychologists highlighted the need of being their own agents of knowledge construction; they also mentioned the establishment of an environment that values their subjectivity by teachers of graduate courses. All these settings offer conditions for development of relationships with other professionals, so providing real humane care to patients and families.100 f.Universidade Federal de São PauloCapacitação de recursos humanos em saúdeHospitaisPsicodramaPsicologia em SaúdeEducaçãoHealth human resource trainingHospitalsPsychodramaHealth PsychologyEducationA formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodramaThe training in psychology in the hospital context: study of a lato sensu postgraduate course through psychodramainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEnsino em Ciências da SaúdeORIGINALLucio Guilherme Ferracini-A.pdfLucio Guilherme Ferracini-A.pdfDissertação Mestrado Profissionalapplication/pdf1457538${dspace.ui.url}/bitstream/11600/45781/1/Lucio%20Guilherme%20Ferracini-A.pdf1203f8d82f975d62697005fa1c72a232MD51open access11600/457812023-08-02 14:37:38.325open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/45781Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-02T17:37:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The training in psychology in the hospital context: study of a lato sensu postgraduate course through psychodrama
title A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
spellingShingle A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]
Capacitação de recursos humanos em saúde
Hospitais
Psicodrama
Psicologia em Saúde
Educação
Health human resource training
Hospitals
Psychodrama
Health Psychology
Education
title_short A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
title_full A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
title_fullStr A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
title_full_unstemmed A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
title_sort A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama
author Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]
author_facet Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1965683017715768
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6800730020293642
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracini, Lucio Guilherme [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, José Antonio Marques Maia de [UNIFESP]
contributor_str_mv Almeida, José Antonio Marques Maia de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação de recursos humanos em saúde
Hospitais
Psicodrama
Psicologia em Saúde
Educação
topic Capacitação de recursos humanos em saúde
Hospitais
Psicodrama
Psicologia em Saúde
Educação
Health human resource training
Hospitals
Psychodrama
Health Psychology
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health human resource training
Hospitals
Psychodrama
Health Psychology
Education
description Introdução: Este estudo origina-se na busca de desvelamento do processo de formação do psicólogo que atua no contexto hospitalar. Foram estudados dois programas de pósgraduação: Aprimoramento em Psicologia da Saúde – ênfase hospitalar e Residência Multiprofissional, em âmbito estadual e nacional. Ambos são desenvolvidos em um grande complexo hospitalar na Cidade de São Paulo, onde já foram formados mais de 100 psicólogos, sendo que uma parcela expressiva deste contingente atua profissionalmente na área hospitalar ou em equipamentos sociais correlacionados (Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, entre outros). Os profissionais desenvolvem suas práticas na assistência aos pacientes e familiares, frequentemente em conjunto com profissionais de outras categorias. Objetivo: Compreender o processo de desenvolvimento de competências na formação de pós-graduação com ênfase hospitalar, na percepção das participantes dos Programas citados, utilizando o psicodrama como estratégia de obtenção de dados. Referencial Teórico: Inicialmente são apresentadas as influências filosóficas na transformação da psicologia em ciência. A seguir é historiada a trajetória da profissão no Brasil, desde o período colonial, passando pelo processo acadêmico, até sua regulamentação. O surgimento da Psicologia no contexto hospitalar, em sua configuração teórica e prática, encerra esta etapa. Em sequência, estudam-se as competências profissionais, buscando compreender a importância do seu desenvolvimento na formação e atuação do psicólogo. Após apresentar o Cuidado à subjetividade, como uma especificidade da tarefa assistencial, apresenta-se o Psicodrama em seu referencial teórico e metodológico, buscando encontrar o lugar no desenvolvimento do papel do psicólogo hospitalar. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, empregando o psicodrama como instrumento de coleta de dados. Foram estudadas seis profissionais dos Programas mencionados, com as quais seis sessões de psicodrama, gravadas em filmagem, constituíram o campo de estudo do trabalho. O trabalho seguiu os procedimentos éticos padronizados pela Universidade Federal de São Paulo. Resultados e Discussões: As expressões das participantes foram transcritas e submetidas a análise do conteúdo, originando dois eixos temáticos, subdivididos em categorias de estudo. Buscou-se aqui compreender os significados e sentidos atribuídos às vivências pelas próprias pesquisadas, empregando o psicodrama como estratégia para o entendimento e aprofundamento dos fenômenos desvelados, a fim de responder às questões e objetivos desta pesquisa. Conclusões: Através do estudo das experiências vivenciadas pelas estudantes em seu processo de formação na pós-graduação podem-se desvelar as características profissionais relevantes para o exercício da psicologia no contexto hospitalar na percepção das próprias participantes, assim como o reconhecimento do psicodrama como metodologia ativa de pesquisa, estimulando o protagonismo dos estudantes em seu processo educativo. Proporcionar um ambiente onde o profissional em treinamento seja ouvido e valorizado em sua condição subjetiva, expressa o cuidado como característica essencial do psicólogo-docente. Serve de modelo relacional, técnico e ético para o estudante em suas relações com os outros psicólogos e na equipe multiprofissional, possibilitando uma assistência aos pacientes e familiares verdadeiramente humanizada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-18T13:12:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-18T13:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERRACINI, Lucio Guilherme. A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/45781
identifier_str_mv FERRACINI, Lucio Guilherme. A formação em psicologia no contexto hospitalar: estudo de um curso de pós-graduação lato sensu por intermédio do psicodrama. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/45781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/45781/1/Lucio%20Guilherme%20Ferracini-A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1203f8d82f975d62697005fa1c72a232
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105919955173376