A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]
Orientador(a): Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721
Resumo: A Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9.
id UFSP_34c0b6ffa7f6fa6ed4c4aed3226f5e00
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52721
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]2020-03-25T12:10:25Z2020-03-25T12:10:25Z2018-08-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527212018-0663.pdfA Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9.The Proposal Of This Research Is To Investigate Which Is The Place Of The Philosophy Discipline In The Curriculum Of High School In São Paulo. For That, It Takes As Its Starting Point Its Institutionalization As A School Discipline, Defining, From The Concepts Of Some Renowned Thinkers, What Becomes A School Discipline, Pointing Out The Positive And Negative Effects Of Instrumentalizing Philosophy As A Discipline. From Its History As A Discipline, In The Period Delineated (1961-2008), The Factors Determining Its Presence Or Absence In The Brazilian (Generally) And São Paulo (Especially) School Curriculum Are Analyzed. In The Meantime, The Changes In Education During The Military Period, The Near Extinction Of The Philosophy Of The School Curriculum, The Struggle For Its Reintroduction In The Curriculum, The Participation Of Institutions, Teachers And Students Of São Paulo In This Battle, The Clashes Between The Legislative And The Executive Power Of São Paulo Around Philosophy Doing Or Not Part Of The AverageDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)120 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Disciplina FilosofiaEnsino MédioCurrículoIntermitência HistóricaLugar Da FilosofiaDiscipline PhilosophyHigh SchoolCurriculumHistorical IntermittencyPhilosophy"S PlaceA Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL2018-0663.pdfapplication/pdf1438896${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/1/2018-0663.pdf18465f3219d8d80aa2ec0323bbee17edMD51open accessTEXT2018-0663.pdf.txt2018-0663.pdf.txtExtracted texttext/plain325021${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/5/2018-0663.pdf.txtbf6e3575e08f4e204577959c2234f331MD55open accessTHUMBNAIL2018-0663.pdf.jpg2018-0663.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3609${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/7/2018-0663.pdf.jpg8b0a57b36a07d7b5c58fd73e9adcd23eMD57open access11600/527212023-05-15 10:36:02.713open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52721Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:36:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
title A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
spellingShingle A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]
Disciplina Filosofia
Ensino Médio
Currículo
Intermitência Histórica
Lugar Da Filosofia
Discipline Philosophy
High School
Curriculum
Historical Intermittency
Philosophy"S Place
title_short A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
title_full A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
title_fullStr A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
title_full_unstemmed A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
title_sort A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
author Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]
author_facet Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]
contributor_str_mv Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina Filosofia
Ensino Médio
Currículo
Intermitência Histórica
Lugar Da Filosofia
topic Disciplina Filosofia
Ensino Médio
Currículo
Intermitência Histórica
Lugar Da Filosofia
Discipline Philosophy
High School
Curriculum
Historical Intermittency
Philosophy"S Place
dc.subject.eng.fl_str_mv Discipline Philosophy
High School
Curriculum
Historical Intermittency
Philosophy"S Place
description A Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0663.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721
identifier_str_mv 2018-0663.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/1/2018-0663.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/5/2018-0663.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/7/2018-0663.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18465f3219d8d80aa2ec0323bbee17ed
bf6e3575e08f4e204577959c2234f331
8b0a57b36a07d7b5c58fd73e9adcd23e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105898242310144