Efeitos de processo educativo nutricional sobre o nível de conhecimento de escolares na prevenção e controle da obesidade infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Picerni, Cristiane Mara Cedra [UNIFESP]
Orientador(a): Dâmaso, Ana Raimunda [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4627801
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47428
Resumo: A obesidade é uma doença de ampla prevalência mundial, considerada como a epidemia do século XXI, diminui a qualidade de vida e reduz entre cinco a oito anos a expectativa média de vida. O sedentarismo decorrente do número de horas que as crianças ficam na frente da televisão jogando vídeo-game e computadores associados a alta disponibilidade de alimentos com alto teor de calorias influenciam o aumento do número de crianças obesas. Mudanças no estilo de vida, incluindo acompanhamento clínico, nutricional, exercício físico e psicológico são consideradas estratégias eficazes para melhora da composição corporal, redução de peso e melhora no perfil de consumo alimentar. Como as crianças com sobrepeso tem maior chance de se tornarem obesas na fase adulta, é essencial desenvolver estratégias para intervir nesta faixa etária. Neste contexto, a escola é o local ideal para trabalhar atividades educativas em nutrição. O objetivo deste estudo foi aplicar uma ferramenta elaborada pela equipe do Grupo de Estudos da Obesidade da UNIFESP, que consiste em explorar atividades educativas de um livro e verificar se esta ferramenta pode favorecer o nível de conhecimento das crianças, visando a prevenção e o controle da obesidade infantil. Um total de 49 escolares de uma escola privada do município de São Paulo participaram deste estudo, os quais foram submetidos a um protocolo de intervenção nutricional incluída na grade curricular, com duração de 4 meses. O principal achado foi que o modelo de intervenção aplicado demonstrou resultado significativo para a melhora do nível de conhecimento, favorecendo o controle obesidade e suas comorbidades nas crianças
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O sedentarismo decorrente do número de horas que as crianças ficam na frente da televisão jogando vídeo-game e computadores associados a alta disponibilidade de alimentos com alto teor de calorias influenciam o aumento do número de crianças obesas. Mudanças no estilo de vida, incluindo acompanhamento clínico, nutricional, exercício físico e psicológico são consideradas estratégias eficazes para melhora da composição corporal, redução de peso e melhora no perfil de consumo alimentar. Como as crianças com sobrepeso tem maior chance de se tornarem obesas na fase adulta, é essencial desenvolver estratégias para intervir nesta faixa etária. Neste contexto, a escola é o local ideal para trabalhar atividades educativas em nutrição. O objetivo deste estudo foi aplicar uma ferramenta elaborada pela equipe do Grupo de Estudos da Obesidade da UNIFESP, que consiste em explorar atividades educativas de um livro e verificar se esta ferramenta pode favorecer o nível de conhecimento das crianças, visando a prevenção e o controle da obesidade infantil. Um total de 49 escolares de uma escola privada do município de São Paulo participaram deste estudo, os quais foram submetidos a um protocolo de intervenção nutricional incluída na grade curricular, com duração de 4 meses. O principal achado foi que o modelo de intervenção aplicado demonstrou resultado significativo para a melhora do nível de conhecimento, favorecendo o controle obesidade e suas comorbidades nas criançasObesity is a worldwide prevalence disease regarded as a 21st century epidemic. It decreases the quality of life and reduces from five to eight years the average of life expectancy. The sedentary lifestyle of children, whom spend many hours watching TV and playing video games, associated with large availability of high calorie foods, encourages and increases obesity in children. Changes in lifestyle, including physical exercises and clinical, nutritional and psychological monitoring, are considered effective strategies for improving nutritional staus, body composition, weight loss and healthy food consumption. As overweight children are more likely to become obese in their adulthood, it is essential to develop strategies at school since it is an ideal place to work nutritional education activities. The aim of this study was to apply an educational tool to verify the improvement of children knowledge level in the area of healthy nutrition. In addition, the study aimed at the prevention and control of obesity in children. The protocol was developed by the Obesity Study Group of UNIFESP and was based on the book that comprises nutritional education activities. The research was performed on 49 students from one private school in São Paulo, whom underwent a nutritional intervention protocol in their curriculum during four months. The main finding was that the intervention model has shown significant improvements in the level of nutrition knowledge, favoring the control of obesity and its comorbidities in children.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Obesidade infantilEducação nutricionalEstado nutricionalNutritional educationAcademic knowledgeChildren's obesityEfeitos de processo educativo nutricional sobre o nível de conhecimento de escolares na prevenção e controle da obesidade infantilNutritional education processes' effects regarding the level of academic knowledge focusing to prevent and control children's obesityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)NutriçãoCiências da saúdeNutriçãoORIGINALCristiane Mara Cedra Picerni - PDF A.pdfCristiane Mara Cedra Picerni - PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf8549657${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47428/2/Cristiane%20Mara%20Cedra%20Picerni%20-%20PDF%20A.pdf72af51bc409cd5f70ba886192ba52f83MD52open access11600/474282023-08-03 12:18:12.782open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/47428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-03T15:18:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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