Interface entre saúde e educação o processo de encaminhamento infantojuvenil a um serviço público de fonoaudiologia paulista
Ano de defesa: | 2019 |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Resumo: | A pesquisa visa analisar o processo de encaminhamento infantojuvenil ao atendimento fonoaudiológico do Ambulatório Central de Especialidades Pediátricas de Cubatão. É um estudo retrospectivo do tipo descritivo. A abordagem deste estudo é qualitativa, por meio de pesquisa documental para análise da demanda e do fluxo de encaminhamento para atendimento fonoaudiológico, no período de janeiro a dezembro de 2017. Para estudo desta população foram levantados os dados referentes a sexo, idade, ano escolar, hipótese diagnóstica, fluxo de encaminhamento e motivo/queixa da consulta. O instrumento utilizado para coleta dos dados foram os prontuários fonoaudiológicos do referido Ambulatório. A hipótese desta pesquisa é que a demanda só é encaminhada para o atendimento fonoaudiológico quando as patologias da comunicação já estão instaladas, em nível avançado e tardiamente. Os resultados da pesquisa demonstram que as queixas e hipóteses diagnósticas variam conforme a faixa etária e escolaridade da população infantojuvenil. Os relatórios de encaminhamento apresentaram queixas centralizadas na criança, isentando a família, a escola e a sociedade das dificuldades relatadas. A síntese do perfil da amostra demonstra prevalência de indivíduos do sexo masculino, entre seis e 10 anos e que cursam o ensino fundamental. As alterações fonológicas foram as hipóteses diagnósticas mais prevalentes na população da educação infantil e, no ensino fundamental, as alterações de linguagem escrita e mais de uma hipótese. A educação foi responsável pela maior parte dos encaminhamentos. Nos relatórios da educação infantil, predominaram uma única queixa, sendo as alterações fonoaudiológicas presentes em todos os encaminhamentos, com principal motivo as dificuldades quanto a fala. No ensino fundamental, predominaram relatórios escolares com duas queixas ou mais, sendo as queixas categorizadas como alterações fonoaudiológicas o principal motivo de encaminhamento (principalmente quanto a leitura e escrita, mas também queixas quanto ao comportamento da criança em sala de aula e baixo rendimento escolar/aprendizagem). A partir dos dados da pesquisa foi proposta uma produção técnica: “Guia de Promoção da Saúde Fonoaudiológica na Escola”. O Guia visa promover a interface entre saúde e educação, instrumentalizar o professor a identificar, discriminar e dimensionar as queixas de alterações fonoaudiológicas de forma ágil e assertiva, além de proporcionar ao terapeuta uma compreensão mais clara sobre os motivos que levaram a escola ao encaminhamento fonoaudiológico. |
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Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59085https://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/100_bx_dissertacao_luiza_moreira.pdfLUIZA SALLES MOREIRA.pdfA pesquisa visa analisar o processo de encaminhamento infantojuvenil ao atendimento fonoaudiológico do Ambulatório Central de Especialidades Pediátricas de Cubatão. É um estudo retrospectivo do tipo descritivo. A abordagem deste estudo é qualitativa, por meio de pesquisa documental para análise da demanda e do fluxo de encaminhamento para atendimento fonoaudiológico, no período de janeiro a dezembro de 2017. Para estudo desta população foram levantados os dados referentes a sexo, idade, ano escolar, hipótese diagnóstica, fluxo de encaminhamento e motivo/queixa da consulta. O instrumento utilizado para coleta dos dados foram os prontuários fonoaudiológicos do referido Ambulatório. A hipótese desta pesquisa é que a demanda só é encaminhada para o atendimento fonoaudiológico quando as patologias da comunicação já estão instaladas, em nível avançado e tardiamente. Os resultados da pesquisa demonstram que as queixas e hipóteses diagnósticas variam conforme a faixa etária e escolaridade da população infantojuvenil. Os relatórios de encaminhamento apresentaram queixas centralizadas na criança, isentando a família, a escola e a sociedade das dificuldades relatadas. A síntese do perfil da amostra demonstra prevalência de indivíduos do sexo masculino, entre seis e 10 anos e que cursam o ensino fundamental. As alterações fonológicas foram as hipóteses diagnósticas mais prevalentes na população da educação infantil e, no ensino fundamental, as alterações de linguagem escrita e mais de uma hipótese. A educação foi responsável pela maior parte dos encaminhamentos. Nos relatórios da educação infantil, predominaram uma única queixa, sendo as alterações fonoaudiológicas presentes em todos os encaminhamentos, com principal motivo as dificuldades quanto a fala. No ensino fundamental, predominaram relatórios escolares com duas queixas ou mais, sendo as queixas categorizadas como alterações fonoaudiológicas o principal motivo de encaminhamento (principalmente quanto a leitura e escrita, mas também queixas quanto ao comportamento da criança em sala de aula e baixo rendimento escolar/aprendizagem). A partir dos dados da pesquisa foi proposta uma produção técnica: “Guia de Promoção da Saúde Fonoaudiológica na Escola”. O Guia visa promover a interface entre saúde e educação, instrumentalizar o professor a identificar, discriminar e dimensionar as queixas de alterações fonoaudiológicas de forma ágil e assertiva, além de proporcionar ao terapeuta uma compreensão mais clara sobre os motivos que levaram a escola ao encaminhamento fonoaudiológico.The research aims to outline the profile and analyze the process of infant-juvenile referral to speech-language therapy at Cubatão's Central Ambulatory of Pediatric Specialties. It is a descriptive retrospective study. The approach of this study is qualitative, through documentary research to analyze the demand and the referral flow for speech and hearing care, from January to December 2017. To study this population, data on gender, age, school year, diagnostic hypothesis, referral flow and reason/complaint of the consultation were collected. The instrument used for data collection were the speech-language records of the outpatient clinic. The hypothesis of this research is that the demand is only sent to speech therapy when the communication pathologies are already installed, at an advanced level and late. The research results show that the complaints and diagnostic hypotheses vary according to the age and education level of the juvenile population. Referral reports presented child-centered complaints, exempting family, school and society from the reported difficulties. The synthesis of the sample profile shows the prevalence of males, aged between 6 and 10 years old, who attend elementary school. Phonological alterations were the most prevalent diagnostic hypotheses in the preschool population and, in elementary school, written language alterations and more than one hypothesis. Education was responsible for most referrals. In the reports of kindergarten, a single complaint predominated, being the speech-language disorders present in all referrals, with the main reason being difficulties regarding speech. In primary school, school reports with two or more complaints predominated, and complaints were categorized as speech-language disorders as the main reason for referral (mainly reading and writing, but also complaints regarding the child's behavior in the classroom and poor school performance/learning). From the research data, a technical production was proposed: “Speech-Language Pathology Health Promotion Guide”. The Guide aims to promote the interface between health and education, instruct the teacher to identify, discriminate and scale complaints of speech language disorders in an agile and assertive manner, and provide the therapist with a clearer understanding of the reasons that led the school to the speech pathology referral.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)99 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)FonoaudiologiaSaúdeEducaçãoBaixo Rendimento EscolarAprendizagem.Speech TherapyHealth EducationLow School AchievementLearning.Interface entre saúde e educação o processo de encaminhamento infantojuvenil a um serviço público de fonoaudiologia paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPBaixada Santista, Instituto de Saúde e SociedadeSão Paulo, Escola Paulista de EnfermagemEnsino em Ciências da SaúdeEnsino em Ciências da SaúdeEducação Permanente em SaúdeORIGINALLUIZA SALLES MOREIRA.pdfapplication/pdf1543254${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59085/1/LUIZA%20SALLES%20MOREIRA.pdff36baec1fdf0bf0eb59fe05889412d28MD51open accessTEXTLUIZA SALLES MOREIRA.pdf.txtLUIZA SALLES MOREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain191067${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59085/2/LUIZA%20SALLES%20MOREIRA.pdf.txt34a16afbeb6e705c489ce3021ce932a6MD52open accessTHUMBNAILLUIZA SALLES MOREIRA.pdf.jpgLUIZA SALLES MOREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3649${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59085/4/LUIZA%20SALLES%20MOREIRA.pdf.jpg709ef7f6dc5f85be885e24b349a9896fMD54open access11600/590852023-05-15 01:17:37.467open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:17:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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