Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em crianças com traumatismo cranioencefálico pré e pós terapia fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Mariane Richetto da [UNIFESP]
Orientador(a): Gil, Daniela [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5020814
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50560
Resumo: Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica em crianças pós traumatismo cranioencefálico (TCE) sobre as habilidades auditivas e de metalinguísticas.Método: Participaram da pesquisa 5 crianças, idade entre 9 e 11 anos, que sofreram TCE fechado de grau moderado ou grave à no mínimo 6 meses, destros, alfabetizados antes da lesão, não apresentar dificuldades anteriores à lesão, apresentar Transtorno do Processamento Auditivo Central e Alteração de Leitura e Escrita. Realizado a avaliação eletrofisiológica (PEATE, PEALL com TB e com estímulo complexo), avaliação comportamental do processamento auditivo central e avaliação de leitura e escrita. Foram realizadas 10 sessões de intervenção fonoaudiológica, na qual foram estimulados aspectos de linguagem e de audição. Após o término das sessões foram realizadas as avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Resultados: Resultado estatisticamente significante, pós intervenção fonoaudiológica, nos itens síntese fonêmica e segmentação fonêmica da consciência fonológica; no PEALL com tone burst observou-se melhora nas latência do componente N1 orelha esquerda, P2 em ambas as orelhas, N2 em ambas as orelhas e P3 na orelha direita; no PEATE observou-se melhora na latência da onda I na orelha esquerda e no Processamento Auditivo Central melhora no teste de memória sequencial de sons verbais de 3 sons e no teste de fala com ruído branco na orelha direita. Conclusão: O programa de intervenção fonoaudiológica desenvolvido é eficaz nas crianças pós traumatismo cranioencefálico.
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Realizado a avaliação eletrofisiológica (PEATE, PEALL com TB e com estímulo complexo), avaliação comportamental do processamento auditivo central e avaliação de leitura e escrita. Foram realizadas 10 sessões de intervenção fonoaudiológica, na qual foram estimulados aspectos de linguagem e de audição. Após o término das sessões foram realizadas as avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Resultados: Resultado estatisticamente significante, pós intervenção fonoaudiológica, nos itens síntese fonêmica e segmentação fonêmica da consciência fonológica; no PEALL com tone burst observou-se melhora nas latência do componente N1 orelha esquerda, P2 em ambas as orelhas, N2 em ambas as orelhas e P3 na orelha direita; no PEATE observou-se melhora na latência da onda I na orelha esquerda e no Processamento Auditivo Central melhora no teste de memória sequencial de sons verbais de 3 sons e no teste de fala com ruído branco na orelha direita. Conclusão: O programa de intervenção fonoaudiológica desenvolvido é eficaz nas crianças pós traumatismo cranioencefálico.Objective: To verify the effects of a speech-language intervention program in children after traumatic brain injury (TBI) on hearing and metalinguistic abilities. Method: The study included 5 children, aged 9 to 11 years, who had moderate or Severe at least 6 months, right-handed, literate before the injury, do not present difficulties before the injury, Central Auditory Processing Disorder and Reading and Writing Change. Electrophysiological evaluation (BAEP, PEALL with TB and with complex stimulus), behavioral evaluation of central auditory processing and reading and writing evaluation were performed. Ten sessions of speech therapy intervention were carried out, in which language and hearing aspects were stimulated. After the sessions were finished, the behavioral and electrophysiological evaluations were performed. Results: A statistically significant result, post phonoaudiological intervention, in the items phonemic synthesis and phonemic awareness of phonological awareness; In the PEALL with tone burst there was improvement in the latency of the N1 left ear, P2 in both ears, N2 in both ears and P3 in the right ear; In the BAEP there was improvement in the latency of the I wave in the left ear and in the Central Auditory Processing improvement in the test of sequential memory of 3 sounds sounds verbal and the test of speech with white noise in the right ear. Conclusion: The speech-language intervention program developed is effective in children after traumatic brain injury.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)126 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Traumatismos encefálicosCriançaPercepção auditivaAvaliação fonoaudiológicaPlasticidade neuronalAudiçãoBrain traumaChildrenAuditory perceptionLanguage pathology assessmentNeuronal plasticityHearingAvaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em crianças com traumatismo cranioencefálico pré e pós terapia fonoaudiológicaBehavioral and electrophysiological evaluation of brain injured children pre and post speech therapyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos e RepercussõesDiagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da AudiçãoORIGINALMariane Richetto da Silva PDF A.pdfMariane Richetto da Silva PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf3139385${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50560/1/Mariane%20Richetto%20da%20Silva%20PDF%20A.pdfc39299a9b9e8280463f0b9dec9d61099MD51open access11600/505602023-06-29 12:08:02.205open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-29T15:08:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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