A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]
Orientador(a): Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI.
id UFSP_3bcaed17644fa02332fa7b35f9b5d1d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59363
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]2021-01-19T16:32:13Z2021-01-19T16:32:13Z2019-04-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdfO objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI.L’objectif de ce travail est de réfléchir sur la place que peut occuper aujourd’hui une pensée esthétique sur la chanson; en particulier au Brésil. Pour ce faire, nous commençons par analyser ce que l’on comprend par "musique populaire", nous passons en revue quelques aspects pertinents de cette aproche à partir de la pensée académique et, particulièrement dans le domaine de l’esthétique, nous présentons les conceptions de deux philosophes américains – Richard Shusterman et Theodore Gracyk – à ce propos. Ensuite, en ce qui concerne la situation au Brésil, nous avons essayé de vérifier comment les questions soulevées par ces penseurs, ainsi que des éléments de la scène générale décrite précédemment, s’appliqueraient – ou pas – au panorama national. Enfin, pour explorer les spécificités de ce dernier, nous avons choisi comme objet d'analyse privilégié les productions de José Miguel Wisnik et de Luiz Tatit, à la fois du point de vue académique - où ils sont généralement reconnus comme des grands précurseurs et influenceurs des études sur la chanson – et du point de vue musical – en particulier celui présentée par eux dans le spectacle disponible en DVD O fim da canção (La fin de la chanson), conscients que le croisement même entre la pensée sur la chanson et la chanson qui pense constitue, après tout, l’une de ces spécificités; encore plus pertinent ici à cause du titre choisi – bien que astucieusement – pour la présentation commune: une référence, précisément, au débat sur la crise de la place ocupée par une certaine tradition de la chanson nationale – dont les mérites esthétiques sont largement reconnus – au début du 21ème siècle.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)272 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CançãoEstéticaBrasilJosé Miguel WisnikLuiz TatitChansonEsthétiqueBrèsilJosé Miguel WisnikLuiz Tatit.A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da cançãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFilosofiaFilosofiaSubjetividade, Arte E CulturaORIGINALIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdfapplication/pdf1920302${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/1/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdfaddcbdd03e0f1987c72aec48c1102689MD51open accessTEXTIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.txtIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.txtExtracted texttext/plain884180${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/2/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.txt0cf2426c5f81f3989267d7327546dfd0MD52open accessTHUMBNAILIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.jpgIVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3512${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/4/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.jpge3c32a0d20cc6dc2c59319289c9db2bdMD54open access11600/593632023-05-15 08:53:51.044open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T11:53:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
title A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
spellingShingle A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]
Canção
Estética
Brasil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit
Chanson
Esthétique
Brèsil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit.
title_short A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
title_full A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
title_fullStr A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
title_full_unstemmed A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
title_sort A estética do vil: pensando a canção, do Brasil. Tatit, Wisnik e o fim da canção
author Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]
author_facet Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Ivan De Bruyn [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]
contributor_str_mv Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Estética
Brasil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit
topic Canção
Estética
Brasil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit
Chanson
Esthétique
Brèsil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit.
dc.subject.eng.fl_str_mv Chanson
Esthétique
Brèsil
José Miguel Wisnik
Luiz Tatit.
description O objetivo deste trabalho é o de refletir a respeito do lugar que pode ocupar hoje um pensamento estético a respeito da canção; em especial, no Brasil. Para isso, primeiramente, começamos por analisar aquilo que se entende por “música popular”, passamos por aspectos relevantes de sua abordagem a partir do pensamento erudito e, buscando especialmente aquilo que dessa relação se poderia extrair atualmente em termos estéticos, expomos alguns pontos centrais daquilo que dois filósofos norte-americanos – Richard Shusterman e Theodore Gracyk – elaboraram a respeito. Em seguida, voltando-nos ao quadro brasileiro, procuramos verficar de que maneira questões levantadas por esses pensadores, bem como elementos da cena geral descrita anteriormente, se aplicariam – ou não – ao panorama nacional. Finalmente, como forma de nos aprofundarmos nas especificidades deste, elegemos como objeto privilegiado de análise as produções de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, tanto em sua faceta acadêmica – pela qual costumam ser reconhecidos como grandes precursores e influenciadores de estudos sobre música popular – quanto em sua faceta cancional – em especial, aquela por eles apresentada no espetáculo transformado em DVD O fim da canção, cientes de que o próprio cruzamento entre o pensamento sobre a canção e a canção que pensa constitui, afinal, uma daquelas especificidades; ainda mais relevante aqui pelo título escolhido – ainda que ardilosamente – para a apresentação conjunta: referência, justamente, ao debate sobre a crise do lugar de certa tradição da canção nacional – cujos méritos estéticos costumam ser amplamente reconhecidos – neste início de século XXI.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:32:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363
dc.identifier.file.none.fl_str_mv IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7659657
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59363
identifier_str_mv IVAN DE BRUYN FERRAZ.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 272 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/1/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/2/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59363/4/IVAN%20DE%20BRUYN%20FERRAZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv addcbdd03e0f1987c72aec48c1102689
0cf2426c5f81f3989267d7327546dfd0
e3c32a0d20cc6dc2c59319289c9db2bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105893796347904