O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21259
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como vem sendo construído e desenvolvido o Ensino de Relacionamento Interpessoal na Graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo pela ótica dos Coordenadores de Curso. O referencial teórico compreendeu uma incursão histórico-teórico-conceitual sobre Relacionamento Interpessoal, percorrendo os achados dos grandes filósofos até as teorias psicológicas, destacando a abordagem centrada-na-pessoa de Carl Rogers e as contribuições de Peplau, Ida Orlando e Travelbee no campo da Enfermagem. Esses autores enfatizam que no relacionamento interpessoal é necessário existir envolvimento entre as pessoas, no qual pelo menos uma das partes procura mobilizar as potencialidades da outra pessoa na obtenção da sua segurança íntima, auto-realização e sensações de bem-estar. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semi-estruturada com 17 coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem da Cidade de São Paulo. Utilizou-se como critério de definição da população a ser investigada que o curso já tivesse alunos egressos. A análise dos dados possibilitou apreender como núcleos temáticos: as concepções sobre relações interpessoais; a importância de relacionar-se bem na atividade profissional de Enfermagem; o ensino de relacionamento interpessoal no Curso de Enfermagem compreendendo: a importância do estudo de relações interpessoais e suas dificuldades, a características do currículo disciplinar e as Perspectivas do Ensino de relacionamento Interpessoal na graduação em Enfermagem. A ênfase nas relações interpessoais surge na tentativa de romper com o olhar somente técnico-clínico para um olhar compreensivo e terapêutico do trabalho do Enfermeiro. O cuidado do paciente envolve contato e interação transformando-se numa ‘relação-de-ajuda’.
id UFSP_4021e88c3573fa734dbeb664f01023d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/21259
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:44:27Z2015-12-06T23:44:27Z2006DUARTE, Rosangela Sampaio de Oliveira. O ensino do relacionamento interpessoal na graduação de enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21259Tese-9884.pdfEsta pesquisa teve como objetivo analisar como vem sendo construído e desenvolvido o Ensino de Relacionamento Interpessoal na Graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo pela ótica dos Coordenadores de Curso. O referencial teórico compreendeu uma incursão histórico-teórico-conceitual sobre Relacionamento Interpessoal, percorrendo os achados dos grandes filósofos até as teorias psicológicas, destacando a abordagem centrada-na-pessoa de Carl Rogers e as contribuições de Peplau, Ida Orlando e Travelbee no campo da Enfermagem. Esses autores enfatizam que no relacionamento interpessoal é necessário existir envolvimento entre as pessoas, no qual pelo menos uma das partes procura mobilizar as potencialidades da outra pessoa na obtenção da sua segurança íntima, auto-realização e sensações de bem-estar. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semi-estruturada com 17 coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem da Cidade de São Paulo. Utilizou-se como critério de definição da população a ser investigada que o curso já tivesse alunos egressos. A análise dos dados possibilitou apreender como núcleos temáticos: as concepções sobre relações interpessoais; a importância de relacionar-se bem na atividade profissional de Enfermagem; o ensino de relacionamento interpessoal no Curso de Enfermagem compreendendo: a importância do estudo de relações interpessoais e suas dificuldades, a características do currículo disciplinar e as Perspectivas do Ensino de relacionamento Interpessoal na graduação em Enfermagem. A ênfase nas relações interpessoais surge na tentativa de romper com o olhar somente técnico-clínico para um olhar compreensivo e terapêutico do trabalho do Enfermeiro. O cuidado do paciente envolve contato e interação transformando-se numa ‘relação-de-ajuda’.This research had the objective of analyzing how the Interpersonal Relationship Teaching from São Paulo Higher Education Institutions of Nursing had been built and developed, by the course coordinators point of view. The theoretical referential realized an historical-theoretical-conceptual incursion about Interpersonal Relationship, traveling the finds of the big philosophers until the psychologic theories, benefiting Carl Rogers center-in-person approach and Peplau, Ida Orlando and Travelbee contributions in nursing area. These authors emphasize that in an interpersonal relationship is necessary to have involvement among people, when at least one of them attempts to mobilize the other’s potentialities in obtaining their close security, self-realization and wellbeing feelings. The methodological procedures involved semi-structured interviews with 17 coordinators of the São Paulo Nursing undergraduation Courses. It used as the definition criterion for the population to be analyzed was that the course should have already former students. The analyzed data allowed to learn the following thematic cores: the conceptions about interpersonal relationship, the importance of good relationships in the professional area of nursing, the teaching of interpersonal relationship in the Nursing Course, understanding the importance of the interpersonal relationship study and its difficulties, the characteristics about the disciplinary curriculum and the Perspective of the interpersonal relationship teaching in Nursing Course: The emphasis in Interpersonal Relationship comes up attempting to change the approach technique-clinical exclusive to another approach more comprehensive and therapeutic of the nurse work. The patient care involves contact and interaction becoming a help relationship.BV UNIFESP: Teses e dissertações170 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação em EnfermagemEducação SuperiorComunicação InterdisciplinarSaúdeEducaçãoO ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São PauloThe interpersonal relationship teaching from São Paulo higher education instituitions of nursing had been built and devoloped, by the course coordinators point of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-9884.pdfTese-9884.pdfapplication/pdf995379${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/2/Tese-9884.pdfc127a2a40f96308566ca8a503aef8b23MD52open accessTEXTTese-9884.pdf.txtTese-9884.pdf.txtExtracted texttext/plain339491${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/3/Tese-9884.pdf.txt68f92e2f1a59b565f5a130d5f2e1d573MD53open accessTHUMBNAILTese-9884.pdf.jpgTese-9884.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3962${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/5/Tese-9884.pdf.jpg4b60318d7e81238a1b4fe03ceeda77f6MD55open access11600/212592023-05-15 01:25:11.678open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:25:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The interpersonal relationship teaching from São Paulo higher education instituitions of nursing had been built and devoloped, by the course coordinators point of view
title O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
spellingShingle O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Comunicação Interdisciplinar
Saúde
Educação
title_short O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
title_full O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
title_fullStr O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
title_sort O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo
author Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]
author_facet Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Educação Superior
Comunicação Interdisciplinar
Saúde
Educação
topic Educação em Enfermagem
Educação Superior
Comunicação Interdisciplinar
Saúde
Educação
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar como vem sendo construído e desenvolvido o Ensino de Relacionamento Interpessoal na Graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo pela ótica dos Coordenadores de Curso. O referencial teórico compreendeu uma incursão histórico-teórico-conceitual sobre Relacionamento Interpessoal, percorrendo os achados dos grandes filósofos até as teorias psicológicas, destacando a abordagem centrada-na-pessoa de Carl Rogers e as contribuições de Peplau, Ida Orlando e Travelbee no campo da Enfermagem. Esses autores enfatizam que no relacionamento interpessoal é necessário existir envolvimento entre as pessoas, no qual pelo menos uma das partes procura mobilizar as potencialidades da outra pessoa na obtenção da sua segurança íntima, auto-realização e sensações de bem-estar. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semi-estruturada com 17 coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem da Cidade de São Paulo. Utilizou-se como critério de definição da população a ser investigada que o curso já tivesse alunos egressos. A análise dos dados possibilitou apreender como núcleos temáticos: as concepções sobre relações interpessoais; a importância de relacionar-se bem na atividade profissional de Enfermagem; o ensino de relacionamento interpessoal no Curso de Enfermagem compreendendo: a importância do estudo de relações interpessoais e suas dificuldades, a características do currículo disciplinar e as Perspectivas do Ensino de relacionamento Interpessoal na graduação em Enfermagem. A ênfase nas relações interpessoais surge na tentativa de romper com o olhar somente técnico-clínico para um olhar compreensivo e terapêutico do trabalho do Enfermeiro. O cuidado do paciente envolve contato e interação transformando-se numa ‘relação-de-ajuda’.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:44:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Rosangela Sampaio de Oliveira. O ensino do relacionamento interpessoal na graduação de enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21259
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-9884.pdf
identifier_str_mv DUARTE, Rosangela Sampaio de Oliveira. O ensino do relacionamento interpessoal na graduação de enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
Tese-9884.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/2/Tese-9884.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/3/Tese-9884.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21259/5/Tese-9884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c127a2a40f96308566ca8a503aef8b23
68f92e2f1a59b565f5a130d5f2e1d573
4b60318d7e81238a1b4fe03ceeda77f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105910747627520