Aconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúde
Ano de defesa: | 2005 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20585 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral, a partir da ótica de aconselhadores de Serviços de Prevenção em AIDS, analis ar o aconselhamento como prática de promoção e educação em saúde. No es copo dos objetivos específicos foram definidos: caracterizar o per fil profissional dos Aconselhadores de Serviços de Prevenção; apreender as concepções e pr áticas no contexto do aconselhamento e identificar possibilidades educativas na prática do aconselhamento. Como referencial teórico foi priv ilegiada uma abordagem histór ica do Aconselhamento em AIDS, entendendo a emer gência das demandas por serviços de saúde que respondessem às necessid ades dos usuários. Enfocou-se o Aconselhamento no campo da promoção da saúde, situando -o como uma prática de educação em saúde. O desenho metodológico envolveu entrevistas semi-estruturadas com 11 aconselhadores que atua m em Centros de Testagem e Aconselhamento nos municípios de Franco da Rocha, Jundiaí e Itatiba. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise temática, tendo como núcleos orientadores: perfil dos aconselhadores, inserção no serviço, proc esso de formação, co ncepções, prática, dificuldades e facilidades. Os resultados foram sistematizad os, delineando-se, a partir da análise, os núcleos temáticos: características do perfil profissional; inserção, formação e aprendizagem; aconse lhamento como prática de educação em saúde; condições instit ucionais: infra-estrutura e supervisão; prática do aconselhamento: modalidades, usuário, dificuldades e facilidades; aconselhamento: desafios e possibilidades. Dent re os resultados, destacaram-se o aconselhamento como acolhimento, impl icando a escuta ativa da demanda dos usuários e considerando os aspectos educativos, a conscientização dos usuários sobre a responsabilidade como sujeitos de sua pr ópria saúde, construi ndo uma atitude de autonomia. Importante ress altar que esta prática insere-se em condições institucionais objetivas qu e nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento do trabalho. O Aconselhamento pode, além do espaço dos CTAs, ser vivenciado nas Unidades Básicas de Saúde. Constitui-se, um projeto de educ ação em saúde que situa o atendimento para a vida. |
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Sobreiro, Mônica Isabel [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2015-12-06T23:05:33Z2015-12-06T23:05:33Z2005SOBREIRO, Mônica Isabel. Aconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúde. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20585Publico-20585.pdfEsta pesquisa teve como objetivo geral, a partir da ótica de aconselhadores de Serviços de Prevenção em AIDS, analis ar o aconselhamento como prática de promoção e educação em saúde. No es copo dos objetivos específicos foram definidos: caracterizar o per fil profissional dos Aconselhadores de Serviços de Prevenção; apreender as concepções e pr áticas no contexto do aconselhamento e identificar possibilidades educativas na prática do aconselhamento. Como referencial teórico foi priv ilegiada uma abordagem histór ica do Aconselhamento em AIDS, entendendo a emer gência das demandas por serviços de saúde que respondessem às necessid ades dos usuários. Enfocou-se o Aconselhamento no campo da promoção da saúde, situando -o como uma prática de educação em saúde. O desenho metodológico envolveu entrevistas semi-estruturadas com 11 aconselhadores que atua m em Centros de Testagem e Aconselhamento nos municípios de Franco da Rocha, Jundiaí e Itatiba. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise temática, tendo como núcleos orientadores: perfil dos aconselhadores, inserção no serviço, proc esso de formação, co ncepções, prática, dificuldades e facilidades. Os resultados foram sistematizad os, delineando-se, a partir da análise, os núcleos temáticos: características do perfil profissional; inserção, formação e aprendizagem; aconse lhamento como prática de educação em saúde; condições instit ucionais: infra-estrutura e supervisão; prática do aconselhamento: modalidades, usuário, dificuldades e facilidades; aconselhamento: desafios e possibilidades. Dent re os resultados, destacaram-se o aconselhamento como acolhimento, impl icando a escuta ativa da demanda dos usuários e considerando os aspectos educativos, a conscientização dos usuários sobre a responsabilidade como sujeitos de sua pr ópria saúde, construi ndo uma atitude de autonomia. Importante ress altar que esta prática insere-se em condições institucionais objetivas qu e nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento do trabalho. O Aconselhamento pode, além do espaço dos CTAs, ser vivenciado nas Unidades Básicas de Saúde. Constitui-se, um projeto de educ ação em saúde que situa o atendimento para a vida.Based on the of point of view of counsel ors to the AIDS Prevention Service, the general objective of this study was to analyze counseling as a practice of health promotion and education. The specific objectives were to characterize the professional profile of Prevention Service Counselors; to understand the definitions and practices in counseling and to identify educational opportunities in counseling practice. As a theoretical re ferential, a histor ic approach of AIDS counseling was favored, in order to understand the emergent demands for healthcare services that would meet t he user’s needs. Counseling was addressed in the field of health prom otion, as a health education practice. The study design consisted of semi-structured interviews with 11 counselors who work in Testing and Counseling Centers (CTAs) in the cities of Franco da Rocha, Jundiaí and Itatiba. Data were analyzed based on t he thematic analysis an d oriented by the following items: counselor ́s profile, in sertion in the service, background, conceptions, practice, difficulties and possi bilities. The following results stood out: counseling as embracement; active listeni ng of the user’s demands considering the educational aspects; us er’s awareness of their citizen responsibility as subjects of their own health, leading to an autonomous attitude. It is important to emphasize that this practice is inserted in objective institutio nal conditions not always favorable to developing work. Coun seling may be extended to Healthcare Centers apart from the CTAs. It is a health education project, which considers care as a priority in life.BV UNIFESP: Teses e dissertações106 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AconselhamentoEnsinoPromoção da saúdeEducaçãoAconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúdeAdvisement: conceptions and pratices in the education and health contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-20585.pdfPublico-20585.pdfapplication/pdf1047471${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20585/1/Publico-20585.pdf1c76299229237e02ca51bd13eb6e306cMD51open accessTEXTPublico-20585.pdf.txtPublico-20585.pdf.txtExtracted texttext/plain176104${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20585/3/Publico-20585.pdf.txtd9c2f13943b8724f268f6de6387fe195MD53open accessTHUMBNAILPublico-20585.pdf.jpgPublico-20585.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3853${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20585/5/Publico-20585.pdf.jpg63de971a8a6be8b91d2b437f3ba1ba19MD55open access11600/205852023-05-15 01:31:02.927open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20585Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:31:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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