Práticas educativas em diabetes na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Manaus/AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Eliana Marques [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=867327
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46699
Resumo: A educação em saúde consiste em um dos principais elementos da promoção em saúde, sendo essencial o trabalho interdisciplinar da equipe de saúde. As práticas educativas em diabetes é uma ferramenta que deve se concentrar em ações inovadoras, com à intenção da formação da consciência crítica sobre a saúde e não somente em trocas ou repasse de informações, que pouco contribui para melhoria de qualidade de vida da população. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Verificar se as práticas educativas em diabetes desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade de Manaus no distrito oeste,estão baseadas nos princípios de promoção de saúde, e objetivos específicos: verificar como ocorrem as práticas educativas em diabetes; verificar como são desenvolvidas e planejadas as ações educativas em diabetes; identificar quais os conteúdos e tipos de estratégias utilizadas nessas práticas educativas; averiguar as facilidades e dificuldades de realização das práticas educativas. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório nas abordagens qualitativa e quantitativa. Os sujeitos foram 34 enfermeiros das Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família, da zona oeste. Para coleta de dados optamos por técnica de entrevistas com questionário semiestruturado. A análise permitiu-nos selecionar quatro focos temáticos e 16 subtemas: A prática educativa na unidade de saúde (planejamento das atividades, o envolvimento profissional, a capacitação profissional, o cenário das atividades, o tema abordado; atividades realizadas); Estratégias e recursos educativos (a importância da estratégia de) ensino, recursos didáticos; O olhar do enfermeiro nos objetivos da prática educativa (conhecimento da doença, prevenção das complicações, mudanças de hábitos, autocuidado, paciente e equipe profissional, qualidade de vida); facilidades e dificuldades na prática educativa. Os resultados nos permitiram identificar aspectos predominantes nas práticas educativas em saúde desenvolvidas no Brasil, uma forte tendência de práticas ainda tradicional, e predominante de características curativas, preventivistas e assistencialista mais do que promocionais. Foram observadas também, práticas educativas desenvolvidas com metodologias e recursos didáticos não inovadores. Diante desses resultados encontrados, é necessário reflexões sobre o saber sistematizado nas práticas educativas em diabetes. Práticas que incluam a pessoa diabética no processo social, reflexivo e comprometido com seu saber sobre a doença, para assim contribuir no processo de mudança social e qualidade de vida dessas pessoas.
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As práticas educativas em diabetes é uma ferramenta que deve se concentrar em ações inovadoras, com à intenção da formação da consciência crítica sobre a saúde e não somente em trocas ou repasse de informações, que pouco contribui para melhoria de qualidade de vida da população. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Verificar se as práticas educativas em diabetes desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade de Manaus no distrito oeste,estão baseadas nos princípios de promoção de saúde, e objetivos específicos: verificar como ocorrem as práticas educativas em diabetes; verificar como são desenvolvidas e planejadas as ações educativas em diabetes; identificar quais os conteúdos e tipos de estratégias utilizadas nessas práticas educativas; averiguar as facilidades e dificuldades de realização das práticas educativas. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório nas abordagens qualitativa e quantitativa. Os sujeitos foram 34 enfermeiros das Unidades de Saúde da Estratégia Saúde da Família, da zona oeste. Para coleta de dados optamos por técnica de entrevistas com questionário semiestruturado. A análise permitiu-nos selecionar quatro focos temáticos e 16 subtemas: A prática educativa na unidade de saúde (planejamento das atividades, o envolvimento profissional, a capacitação profissional, o cenário das atividades, o tema abordado; atividades realizadas); Estratégias e recursos educativos (a importância da estratégia de) ensino, recursos didáticos; O olhar do enfermeiro nos objetivos da prática educativa (conhecimento da doença, prevenção das complicações, mudanças de hábitos, autocuidado, paciente e equipe profissional, qualidade de vida); facilidades e dificuldades na prática educativa. Os resultados nos permitiram identificar aspectos predominantes nas práticas educativas em saúde desenvolvidas no Brasil, uma forte tendência de práticas ainda tradicional, e predominante de características curativas, preventivistas e assistencialista mais do que promocionais. Foram observadas também, práticas educativas desenvolvidas com metodologias e recursos didáticos não inovadores. Diante desses resultados encontrados, é necessário reflexões sobre o saber sistematizado nas práticas educativas em diabetes. Práticas que incluam a pessoa diabética no processo social, reflexivo e comprometido com seu saber sobre a doença, para assim contribuir no processo de mudança social e qualidade de vida dessas pessoas.The education in health consists in one of the main elements of the promotion in health, being essential the interdisciplinary work of the health team. The educational practices in diabetes are a tool that must concentrate itself in innovative actions, with the intention of formation of the critical conscience about the health and not only in changes or repasses of information, that contributes just a little to the improvement of the quality of life of the population. This research had as general objective: to verify the educational practices in diabetes developed in the Strategy “Health of the Family-(SHF)” in the city of Manaus in the west district are based on the principles of promotion of health, and specific objectives: to verify how the educational practices in diabetes happen; to verify how educational actions in diabetes are developed and planned; to identify which the contents and types of strategies used in those educational practices; to discover the easiness and difficulties of accomplishment of the educational practices. It is a study of descriptive-exploratory character in the qualitative and quantitative approaches. The subjects were 34 nurses of the Units of Health of the Strategy “Health of the Family”, of the west zone. For collecting data we opted for interviews with semi-structured questionnaire technique. The analysis allowed us to select four thematic focuses and 16 subthemes: The educational practice in the unit of health (planning of the activities, the professional involvement, the professional training, the scenery of the activities, the approached theme; accomplished activities); Strategies and educational resources (the importance of the teaching strategy), didactic resources; The nurse's glance to the objectives of the educational practice (knowledge of the disease, prevention of the complications, changes of habits, self-care, patient and professional team, life quality); easiness and difficulties in educational practice. The results allowed us to identify predominant aspects in the educational practices in health developed in Brazil, a strong tendency of practices still traditional, and predominant of healing characteristics, preventive and more welfare assistance than promotional. Educational practices were also observed developed with methodologies and no innovative didactic resources. In face of those results found, reflections are necessary on the knowledge systematized in the educational practices in diabetes. Practices that include the diabetic person in the social process, reflexive and committed with their knowledge about the disease, and so, contribute in the process of social change and quality of those people's life.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)110 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)educação em saúdediabetespráticas educativasestratégia saúde da famíliaequipe de saúdeeducation in healthdiabeteseducational practicesstrategy health of the familyhealth teamPráticas educativas em diabetes na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Manaus/AMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da SaúdeMultidisciplinarEnsinoORIGINAL2013-0257.pdf2013-0257.pdfapplication/pdf3994111${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46699/1/2013-0257.pdfb243f579547abbfd06cf813eef094f93MD51open accessTEXT2013-0257.pdf.txt2013-0257.pdf.txtExtracted texttext/plain173776${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46699/2/2013-0257.pdf.txt0f83ba0df872d368a5ad5dffc2e4be64MD52open accessTHUMBNAIL2013-0257.pdf.jpg2013-0257.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3636${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46699/4/2013-0257.pdf.jpg767d7838491492eb8d89883843abc56bMD54open access11600/466992023-05-15 01:37:06.389open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:37:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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