Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5770215 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49956 |
Resumo: | León Ferrari foi um artista contemporâneo argentino conhecido por sua polêmica obra, que critica o poder e a ideologia cristã ocidental. Entre seus vários trabalhos, a série Parahereges, aqui estudada com maior atenção (especificamente a Pareherege II), é uma mostra do caráter questionador e autêntico do artista, dentro de um sistema de arte aparentemente livre, mas envolto por uma sociedade ainda fiel aos costumes, às tradições e às ideologias da Igreja católica. Seu aspecto provocador está justamente no encontro entre obras de arte sacras, ou imagens de santos, associadas a atrocidades desumanas cometidas por famosos sistemas políticos da sociedade atual, como o nazismo. A trajetória dessa pesquisa segue o caminho histórico de sua jornada enquanto artista num país que sofreu uma das piores ditaduras da América Latina. Além disso, o processo formativo das obras da série em questão resultou da pesquisa do artista sobre a fotomontagem, que será observada aqui sob o viés do artista alemão John Heartfield. A esse respeito, a teoria do filósofo Walter Benjamin servirá de apoio e sustentação ao que se entende por fotomontagem política. |
id |
UFSP_639419629637fb2e3745962ed15abc88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/49956 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]2019-06-19T14:57:12Z2019-06-19T14:57:12Z2017-06-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5770215http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/499562017-0107.pdfEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdfLeón Ferrari foi um artista contemporâneo argentino conhecido por sua polêmica obra, que critica o poder e a ideologia cristã ocidental. Entre seus vários trabalhos, a série Parahereges, aqui estudada com maior atenção (especificamente a Pareherege II), é uma mostra do caráter questionador e autêntico do artista, dentro de um sistema de arte aparentemente livre, mas envolto por uma sociedade ainda fiel aos costumes, às tradições e às ideologias da Igreja católica. Seu aspecto provocador está justamente no encontro entre obras de arte sacras, ou imagens de santos, associadas a atrocidades desumanas cometidas por famosos sistemas políticos da sociedade atual, como o nazismo. A trajetória dessa pesquisa segue o caminho histórico de sua jornada enquanto artista num país que sofreu uma das piores ditaduras da América Latina. Além disso, o processo formativo das obras da série em questão resultou da pesquisa do artista sobre a fotomontagem, que será observada aqui sob o viés do artista alemão John Heartfield. A esse respeito, a teoria do filósofo Walter Benjamin servirá de apoio e sustentação ao que se entende por fotomontagem política.León Ferrari was an Argentine contemporary artist known for his controversial work, wich criticizes the western christian power and ideology. Among his many works of art, the Parahereges series, studied here with greater attention (specifically the Pareherege II), is an evidence of the artist's questioning and authentic character, within an apparently free art system, but wrapped by a society still faithful to catholic Church's mores, traditions and ideologies. Its provocative feature lies precisely in the encounter between sacred works of art, or images of saints, associated with inhuman atrocities committed by famous political systems of the present-day society, like Nazism . The trajectory of this research follows the historical path of his journey as an artist in a country that suffered one of the worst dictatorships in Latin America. Besides that, the formative process in the works of the series in question resulted from the artist's research on photomontage, which will be observed here under the bias of the German artist John Heartfield. In this respect, the philosopher Walter Benjamin's theories will serve as support and sustention to what is understood as political photomontage.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)160p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SexualidadeAutonomiaAdolescênciaEducaçãoDireitos Sexuais E ReprodutivosPhotographic ImageCultural CirculationPinacoteca Of The State Of São PauloLeón FerrariDictatorship And Post-Dictatorship In Latin AmericaAlteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistória Da ArteHistória Da ArteImagem, Cidade E Contemporaneidade.ORIGINALEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdfEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdfapplication/pdf8601894${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/1/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf60635d508767a6eafe23e69e78dd3fdcMD51open accessTEXTEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.txtEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.txtExtracted texttext/plain224567${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/2/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.txt7fbbbce8152f5f2adc6e4ed1c6ffd716MD52open accessTHUMBNAILEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.jpgEDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3476${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/4/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.jpg7462dac7df549312d67a324500cd0328MD54open access11600/499562023-05-15 09:31:59.284open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49956Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:31:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
title |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
spellingShingle |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP] Sexualidade Autonomia Adolescência Educação Direitos Sexuais E Reprodutivos Photographic Image Cultural Circulation Pinacoteca Of The State Of São Paulo León Ferrari Dictatorship And Post-Dictatorship In Latin America |
title_short |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
title_full |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
title_fullStr |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
title_full_unstemmed |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
title_sort |
Alteridades Em Debate: Parahereges Ii De León Ferrari Na Pinacoteca Do Estado De São Paulo |
author |
Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edy Carlos Leite Da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Virginia Gil [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Araujo, Virginia Gil [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Autonomia Adolescência Educação Direitos Sexuais E Reprodutivos |
topic |
Sexualidade Autonomia Adolescência Educação Direitos Sexuais E Reprodutivos Photographic Image Cultural Circulation Pinacoteca Of The State Of São Paulo León Ferrari Dictatorship And Post-Dictatorship In Latin America |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photographic Image Cultural Circulation Pinacoteca Of The State Of São Paulo León Ferrari Dictatorship And Post-Dictatorship In Latin America |
description |
León Ferrari foi um artista contemporâneo argentino conhecido por sua polêmica obra, que critica o poder e a ideologia cristã ocidental. Entre seus vários trabalhos, a série Parahereges, aqui estudada com maior atenção (especificamente a Pareherege II), é uma mostra do caráter questionador e autêntico do artista, dentro de um sistema de arte aparentemente livre, mas envolto por uma sociedade ainda fiel aos costumes, às tradições e às ideologias da Igreja católica. Seu aspecto provocador está justamente no encontro entre obras de arte sacras, ou imagens de santos, associadas a atrocidades desumanas cometidas por famosos sistemas políticos da sociedade atual, como o nazismo. A trajetória dessa pesquisa segue o caminho histórico de sua jornada enquanto artista num país que sofreu uma das piores ditaduras da América Latina. Além disso, o processo formativo das obras da série em questão resultou da pesquisa do artista sobre a fotomontagem, que será observada aqui sob o viés do artista alemão John Heartfield. A esse respeito, a teoria do filósofo Walter Benjamin servirá de apoio e sustentação ao que se entende por fotomontagem política. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-19T14:57:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5770215 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49956 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2017-0107.pdf EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5770215 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49956 |
identifier_str_mv |
2017-0107.pdf EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/1/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/2/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49956/4/EDY_CARLOS_LEITE_DA_SILVA_compressed.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60635d508767a6eafe23e69e78dd3fdc 7fbbbce8152f5f2adc6e4ed1c6ffd716 7462dac7df549312d67a324500cd0328 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105943321640960 |