Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
Orientador(a): Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10127
Resumo: O ensino e a aprendizagem da Medicina estão atualmente no foco de questionamentos e buscas. Recentes reformas curriculares preconizam uma formação humanizada, individualizada que valorize o conhecimento geral, o pensamento crítico-reflexivo, abrangendo as dimensões tecnológicas, econômicas e sociais da assistência à saúde. O ato médico e o próprio profissional têm sido alvo de críticas pela impessoalidade, compartimentalização e forma automática de tratamento. A insatisfação com o cuidado médico contribui para que pacientes e médicos busquem nas Medicinas alternativas e complementares (CAM) outras opões de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à Medicina convencional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, analisando um total de 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História oral. Os resultados revelaram que com o aprendizado no Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ, os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, volitivas e intelectivas, maior satisfação profissional e pessoal e melhora na relação médico-paciente.
id UFSP_65dd8362a44780ae3328ca176aaefda5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/10127
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]2015-07-22T20:50:52Z2015-07-22T20:50:52Z2008-03-26ADLER, Maristela Schiabel. Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí. 2008. 255 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10127Publico-10764.pdfO ensino e a aprendizagem da Medicina estão atualmente no foco de questionamentos e buscas. Recentes reformas curriculares preconizam uma formação humanizada, individualizada que valorize o conhecimento geral, o pensamento crítico-reflexivo, abrangendo as dimensões tecnológicas, econômicas e sociais da assistência à saúde. O ato médico e o próprio profissional têm sido alvo de críticas pela impessoalidade, compartimentalização e forma automática de tratamento. A insatisfação com o cuidado médico contribui para que pacientes e médicos busquem nas Medicinas alternativas e complementares (CAM) outras opões de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à Medicina convencional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, analisando um total de 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História oral. Os resultados revelaram que com o aprendizado no Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ, os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, volitivas e intelectivas, maior satisfação profissional e pessoal e melhora na relação médico-paciente.The teaching and apprenticeship of Medicine are currently in the focus of discussions and investigations. Recent curriculum reform recommend a humanized, customized education that values the general knowledge and the critical-reflective reasoning, comprehending the technological, economical, social and cultural dimensions of medical care. The medical practice and physicians themselves have been criticized for impersonality, compartmentalization and automatic treatment. The dissatisfaction with medical care contributes to patients and physicians to search for other treatment options among the Complementary and Alternative Medicines (CAM). Since 2003 the Jundiaí School of Medicine offers postgraduate education in Homeopathy (PGH-FMJ) for medical doctors, integrating Homeopathy and conventional Medicine. The objective of this study was to analyze the learning experiences of the egresses students from the two first Classes of the PGH-FMJ, analysing a total of 14 participants. The methodology included multiple-choice questionnaires, non-structured interviews and the oral history technique. The results showed that the learning of Homeopathy at the Jundiaí School of Medicine led to new humanistic, affective, volitive and intellective acquisitions, to a greater professional and self satisfaction and to a better medical-patient relationship.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações255 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação de pós-graduação em medicinaHumanização da assistênciaNarraçãoSistema Único de SaúdeHomeopatiaTransformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de JundiaíTransforming doctors: learning experiences of Homeopathy from the narratives of egressed postgraduated students of the Jundiaí School of Medicine, São Paulo, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALPublico-10764.pdfapplication/pdf2020744${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/1/Publico-10764.pdfe5922091a0c10b6996e69de7ed2bcfd4MD51open accessTEXTPublico-10764.pdf.txtPublico-10764.pdf.txtExtracted texttext/plain452147${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/3/Publico-10764.pdf.txtccaa8bf0c9699e96b85e565efa61ec67MD53open accessTHUMBNAILPublico-10764.pdf.jpgPublico-10764.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4107${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/5/Publico-10764.pdf.jpgec7d94931083331d0eb0625699fcaba8MD55open access11600/101272023-05-15 01:26:53.548open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/10127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:26:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transforming doctors: learning experiences of Homeopathy from the narratives of egressed postgraduated students of the Jundiaí School of Medicine, São Paulo, Brazil
title Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
spellingShingle Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
Educação de pós-graduação em medicina
Humanização da assistência
Narração
Sistema Único de Saúde
Homeopatia
title_short Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
title_full Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
title_fullStr Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
title_full_unstemmed Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
title_sort Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí
author Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
author_facet Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
contributor_str_mv Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de pós-graduação em medicina
Humanização da assistência
Narração
Sistema Único de Saúde
Homeopatia
topic Educação de pós-graduação em medicina
Humanização da assistência
Narração
Sistema Único de Saúde
Homeopatia
description O ensino e a aprendizagem da Medicina estão atualmente no foco de questionamentos e buscas. Recentes reformas curriculares preconizam uma formação humanizada, individualizada que valorize o conhecimento geral, o pensamento crítico-reflexivo, abrangendo as dimensões tecnológicas, econômicas e sociais da assistência à saúde. O ato médico e o próprio profissional têm sido alvo de críticas pela impessoalidade, compartimentalização e forma automática de tratamento. A insatisfação com o cuidado médico contribui para que pacientes e médicos busquem nas Medicinas alternativas e complementares (CAM) outras opões de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à Medicina convencional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, analisando um total de 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História oral. Os resultados revelaram que com o aprendizado no Curso de Especialização em Homeopatia da FMJ, os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, volitivas e intelectivas, maior satisfação profissional e pessoal e melhora na relação médico-paciente.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:50:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADLER, Maristela Schiabel. Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí. 2008. 255 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10127
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-10764.pdf
identifier_str_mv ADLER, Maristela Schiabel. Transformando médicos: experiências de aprendizado em Homeopatia nos relatos dos egressos do curso de especialização da Faculdade de Medicina de Jundiaí. 2008. 255 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.
Publico-10764.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/1/Publico-10764.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/3/Publico-10764.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/10127/5/Publico-10764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5922091a0c10b6996e69de7ed2bcfd4
ccaa8bf0c9699e96b85e565efa61ec67
ec7d94931083331d0eb0625699fcaba8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105916484386816