A Infância Nos Folhetins De A Província De São Paulo (1875 -1889)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sousa, Aldeni De [UNIFESP]
Orientador(a): Warde, Mirian Jorge [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5071547
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50197
Resumo: Esta dissertação versa sobre A infância nos folhetins do jornal A Província de São Paulo (1875-1889) e é parte integrante da pesquisa - Moldando a Infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI]. Como parte dessa pesquisa maior, o presente estudo tem por objetivo investigar a Seção Folhetim do mencionado jornal, veículo de comunicação da imprensa paulista e que constituiu discursos, por meio dos quais pretendia informar a população de São Paulo e do Brasil sobre o mundo e as mais adequadas formas de percebê-lo. O recorte temporal privilegiou os anos iniciais de sua circulação até os últimos anos do regime imperial. Assim sendo, foram definidos, como corpus de análise, os folhetins que circularam desde seu lançamento em 4 de janeiro de 1875 (Magdalena, de Julio Sandeau) até 1889 (Os puritanos de Paris, de Paulo Bocage), ano em que foi proclamada a República, ocasião que esse jornal passou a chamar-se O Estado de S. Paulo. Para isso, investigou-se como eram apresentados os folhetins, a quem se dirigiam e qual tipo de linguagem utilizavam. Para a análise dos documentos que deram base a essa pesquisa, foi utilizada a historiografia da infância e da criança, tanto nacional quanto estrangeira, além do diálogo com as áreas da Educação, da Imprensa, dos Impressos e da Leitura, que subsidiou o entendimento dos aspectos de produção, representação, circulação e uso dos folhetins.
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