Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]
Orientador(a): Vidal, Paloma [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/67509
Resumo: A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias.
id UFSP_6edfb25b8118ce9b8401a8609aa945cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67509
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3162254048951996http://lattes.cnpq.br/1921642933020819Vidal, Paloma [UNIFESP]Guarulhos2023-05-16T16:40:15Z2023-05-16T16:40:15Z2023-02-28https://repositorio.unifesp.br/11600/67509A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias.An approach to the artistic universe of pixação reveals an ethics and aesthetics, with peculiar codes, questioned by a community circuit and activated by a performance, with concepts and behaviors typical of this practice. However, pichação, with ch, although it combines certain similar aspects, transits within another aesthetic and ethical perspective. It is proposed, in this research, to analyze and understand the meanings and values of these two forms of art in their actions starting from a narrative of experience, in deciphering words in the buildings of São Paulo, and then the artistic performance, in literary analysis, in the narratives of the short stories “O Rabisco” (Martins) and “Graffiti” (Cortázar). The proximity between experience and literature brings the establishment of an enigmatic communicative circuit, and authentic linguistic terms, community organization and performative and transgressive activity in the city. The study revealed the existence of a community sense of relationships, and its ethics, as well as the performative complexity that involves the act of graffiti and tagging, and its aesthetics, in its transgressiveness. The anarchic character of the activity was observed and it was noticed that the art perpetrated on the walls brings an internal game of peculiar interpretative meanings and performances on its own.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)129 f.porUniversidade Federal de São PauloPichaçãoEscritaPerformanceTransgressãoCidadePerformance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.Performance, Transgression and City: aesthetics and ethics in graffiti and tagging - a comparative study of “Graffiti”, by Julio Cortázar and “O Rabisco”, by Geovani Martins.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e autonomia: questões de estética e éticaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85940${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/2/license.txt599c4912d2ca8de4fe2e4b2341eb09c4MD52open accessORIGINALDissertação Final 09.05.PDF.A.pdfDissertação Final 09.05.PDF.A.pdfapplication/pdf4230935${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf18d1df1c9f58c5678d725d1ce98a989eMD51open accessTEXTDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.txtDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.txtExtracted texttext/plain269013${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.txte379757dcea65a0f47c6097e8ce21bdaMD59open accessTHUMBNAILDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.jpgDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3837${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.jpg987d265225a633faabc1dd496b504cf6MD511open access11600/675092023-10-03 01:02:29.38open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-03T04:02:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Performance, Transgression and City: aesthetics and ethics in graffiti and tagging - a comparative study of “Graffiti”, by Julio Cortázar and “O Rabisco”, by Geovani Martins.
title Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
spellingShingle Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]
Pichação
Escrita
Performance
Transgressão
Cidade
title_short Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
title_full Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
title_fullStr Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
title_full_unstemmed Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
title_sort Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
author Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]
author_facet Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3162254048951996
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1921642933020819
dc.contributor.author.fl_str_mv Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidal, Paloma [UNIFESP]
contributor_str_mv Vidal, Paloma [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pichação
Escrita
Performance
Transgressão
Cidade
topic Pichação
Escrita
Performance
Transgressão
Cidade
description A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-16T16:40:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-16T16:40:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67509
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 599c4912d2ca8de4fe2e4b2341eb09c4
18d1df1c9f58c5678d725d1ce98a989e
e379757dcea65a0f47c6097e8ce21bda
987d265225a633faabc1dd496b504cf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105936420962304