Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67509 |
Resumo: | A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias. |
id |
UFSP_6edfb25b8118ce9b8401a8609aa945cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67509 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3162254048951996http://lattes.cnpq.br/1921642933020819Vidal, Paloma [UNIFESP]Guarulhos2023-05-16T16:40:15Z2023-05-16T16:40:15Z2023-02-28https://repositorio.unifesp.br/11600/67509A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias.An approach to the artistic universe of pixação reveals an ethics and aesthetics, with peculiar codes, questioned by a community circuit and activated by a performance, with concepts and behaviors typical of this practice. However, pichação, with ch, although it combines certain similar aspects, transits within another aesthetic and ethical perspective. It is proposed, in this research, to analyze and understand the meanings and values of these two forms of art in their actions starting from a narrative of experience, in deciphering words in the buildings of São Paulo, and then the artistic performance, in literary analysis, in the narratives of the short stories “O Rabisco” (Martins) and “Graffiti” (Cortázar). The proximity between experience and literature brings the establishment of an enigmatic communicative circuit, and authentic linguistic terms, community organization and performative and transgressive activity in the city. The study revealed the existence of a community sense of relationships, and its ethics, as well as the performative complexity that involves the act of graffiti and tagging, and its aesthetics, in its transgressiveness. The anarchic character of the activity was observed and it was noticed that the art perpetrated on the walls brings an internal game of peculiar interpretative meanings and performances on its own.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)129 f.porUniversidade Federal de São PauloPichaçãoEscritaPerformanceTransgressãoCidadePerformance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.Performance, Transgression and City: aesthetics and ethics in graffiti and tagging - a comparative study of “Graffiti”, by Julio Cortázar and “O Rabisco”, by Geovani Martins.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e autonomia: questões de estética e éticaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85940${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/2/license.txt599c4912d2ca8de4fe2e4b2341eb09c4MD52open accessORIGINALDissertação Final 09.05.PDF.A.pdfDissertação Final 09.05.PDF.A.pdfapplication/pdf4230935${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf18d1df1c9f58c5678d725d1ce98a989eMD51open accessTEXTDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.txtDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.txtExtracted texttext/plain269013${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.txte379757dcea65a0f47c6097e8ce21bdaMD59open accessTHUMBNAILDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.jpgDissertação Final 09.05.PDF.A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3837${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.jpg987d265225a633faabc1dd496b504cf6MD511open access11600/675092023-10-03 01:02:29.38open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-03T04:02:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Performance, Transgression and City: aesthetics and ethics in graffiti and tagging - a comparative study of “Graffiti”, by Julio Cortázar and “O Rabisco”, by Geovani Martins. |
title |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
spellingShingle |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. Reimão, Lucas Torices [UNIFESP] Pichação Escrita Performance Transgressão Cidade |
title_short |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
title_full |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
title_fullStr |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
title_full_unstemmed |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
title_sort |
Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins. |
author |
Reimão, Lucas Torices [UNIFESP] |
author_facet |
Reimão, Lucas Torices [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3162254048951996 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1921642933020819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reimão, Lucas Torices [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vidal, Paloma [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Vidal, Paloma [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pichação Escrita Performance Transgressão Cidade |
topic |
Pichação Escrita Performance Transgressão Cidade |
description |
A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-16T16:40:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-16T16:40:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67509 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67509/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%2009.05.PDF.A.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
599c4912d2ca8de4fe2e4b2341eb09c4 18d1df1c9f58c5678d725d1ce98a989e e379757dcea65a0f47c6097e8ce21bda 987d265225a633faabc1dd496b504cf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105936420962304 |