Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]
Orientador(a): Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1602612
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47393
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/014_bx_lourdesaparecida_tese.pdf
Resumo: Objetivo: Investigar aspectos do trabalho da equipe de enfermagem de uma unidade hospitalar de um Hospital da Baixada Santista em processo de implantação, e elaborar uma proposta visando aprimorar o processo educativo permanente em saúde no trabalho. Metodologia: O estudo ocorreu em um Hospital especializado em Infectologia da Baixada Santista. Na primeira etapa foram selecionados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam na unidade de internação, e faziam parte da equipe de enfermagem no período de abril a agosto de 2013. Foi elaborado um roteiro com questões semiestruturadas sobre: dados pessoais, profissionais, vivências no trabalho, sobre as ações educativas existentes, entre outras, para a realização de entrevistas, que foram gravadas e transcritas na íntegra, para análise de conteúdo por categorias. Na segunda etapa foram realizados encontros em ?rodas de conversa?, e com temas definidos a partir da primeira etapa. Resultados: Participaram dez enfermeiros e treze técnicos de Enfermagem, com idades entre 25 e 55 anos, sendo dezenove do gênero feminino e quatro do gênero masculino. Nos depoimentos surgiram a insegurança e medo em relação ao ?novo? frente à área de Infectologia, conflitos no trabalho, dificuldades em processos de informatização e na Educação Continuada, e desconhecimento sobre a Educação Permanente em Saúde. As rodas de conversa evidenciaram a importância de discussões e reflexões sobre os problemas e dificuldades. Conclusões: A Infectologia possui especificidades, e alguns processos educativos na unidade necessitam ser revisados. Foi proposto a promoção de espaços para discussões e reflexões em grupo, para aprimorar o processo educativo permanente.
id UFSP_7296808fe06f9b44e84b945b74d7ce63
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/47393
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/6277391559746320http://lattes.cnpq.br/5727324642175380Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]2018-07-30T11:44:25Z2018-07-30T11:44:25Z2014-10-24https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1602612VALERO, Lourdes Aparecida Galego. Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47393http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/014_bx_lourdesaparecida_tese.pdfLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdfObjetivo: Investigar aspectos do trabalho da equipe de enfermagem de uma unidade hospitalar de um Hospital da Baixada Santista em processo de implantação, e elaborar uma proposta visando aprimorar o processo educativo permanente em saúde no trabalho. Metodologia: O estudo ocorreu em um Hospital especializado em Infectologia da Baixada Santista. Na primeira etapa foram selecionados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam na unidade de internação, e faziam parte da equipe de enfermagem no período de abril a agosto de 2013. Foi elaborado um roteiro com questões semiestruturadas sobre: dados pessoais, profissionais, vivências no trabalho, sobre as ações educativas existentes, entre outras, para a realização de entrevistas, que foram gravadas e transcritas na íntegra, para análise de conteúdo por categorias. Na segunda etapa foram realizados encontros em ?rodas de conversa?, e com temas definidos a partir da primeira etapa. Resultados: Participaram dez enfermeiros e treze técnicos de Enfermagem, com idades entre 25 e 55 anos, sendo dezenove do gênero feminino e quatro do gênero masculino. Nos depoimentos surgiram a insegurança e medo em relação ao ?novo? frente à área de Infectologia, conflitos no trabalho, dificuldades em processos de informatização e na Educação Continuada, e desconhecimento sobre a Educação Permanente em Saúde. As rodas de conversa evidenciaram a importância de discussões e reflexões sobre os problemas e dificuldades. Conclusões: A Infectologia possui especificidades, e alguns processos educativos na unidade necessitam ser revisados. Foi proposto a promoção de espaços para discussões e reflexões em grupo, para aprimorar o processo educativo permanente.Objective: Investigate working aspects of the nursing staff in a hospital unit of Santos area in the deployment process, and develop a proposal to improve the continuous educational process in health at work. Methodology: The study took place in an Infectious Diseases Hospital, in Santos area. In the first step, nurses and nursing technicians who worked in the inpatient unit were selected that were part of the Nursing staff from April to august of 2013. A script with semi-structured questions was elaborated about personal data, profession, work livings, about existing educational activities and others, to use in taped interviews and integral transcribed for content analysis by categories. In the second-step meetings in "conversation wheels" occurred, and topics identified from the first step. Results: Participated ten nurses and thirteen nursing technicians, aged 25 to 55 years old, and nineteen females and four males. In testimonies, insecurity and fear related to the "new" area of infectious diseases, conflicts in teamwork, difficulties in the process of computerization and Continuing Education and ignorance about the Continuing Education. In ?conversation wheels? highlighted the importance of discussions and reflections about problems and difficulties. Conclusions: There are specificities in infectious diseases and revise some educational processes in nursing. A proposal of rooms for discussions and reflections in group-team to promote the continuous education process was made.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)110 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnfermagemEducação permanenteInfectologiaEducação em enfermagemCondições de trabalhoNursingContinuing educationInfectious diseasesEducation in nursingCondições de trabalhoProposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da SaúdeMultidisciplinarEnsinoCentro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESSORIGINALLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdfLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdfapplication/pdf1252528${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/1/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdfb351e52b305634e3a7d7d184906bc9d4MD51open accessTEXTLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf.txtLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf.txtExtracted texttext/plain248347${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/2/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdf.txt5311b63a382f5526232ef1d39782644fMD52open accessTHUMBNAILLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf.jpgLOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4261${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/4/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdf.jpg2370682260f0051b457283584f07fefeMD54open access11600/473932023-05-15 01:33:02.318open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/47393Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:33:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
title Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
spellingShingle Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]
Enfermagem
Educação permanente
Infectologia
Educação em enfermagem
Condições de trabalho
Nursing
Continuing education
Infectious diseases
Education in nursing
Condições de trabalho
title_short Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
title_full Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
title_fullStr Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
title_full_unstemmed Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
title_sort Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem
author Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]
author_facet Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6277391559746320
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727324642175380
dc.contributor.author.fl_str_mv Valero, Lourdes Aparecida Galego [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]
contributor_str_mv Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação permanente
Infectologia
Educação em enfermagem
Condições de trabalho
topic Enfermagem
Educação permanente
Infectologia
Educação em enfermagem
Condições de trabalho
Nursing
Continuing education
Infectious diseases
Education in nursing
Condições de trabalho
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Continuing education
Infectious diseases
Education in nursing
Condições de trabalho
description Objetivo: Investigar aspectos do trabalho da equipe de enfermagem de uma unidade hospitalar de um Hospital da Baixada Santista em processo de implantação, e elaborar uma proposta visando aprimorar o processo educativo permanente em saúde no trabalho. Metodologia: O estudo ocorreu em um Hospital especializado em Infectologia da Baixada Santista. Na primeira etapa foram selecionados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam na unidade de internação, e faziam parte da equipe de enfermagem no período de abril a agosto de 2013. Foi elaborado um roteiro com questões semiestruturadas sobre: dados pessoais, profissionais, vivências no trabalho, sobre as ações educativas existentes, entre outras, para a realização de entrevistas, que foram gravadas e transcritas na íntegra, para análise de conteúdo por categorias. Na segunda etapa foram realizados encontros em ?rodas de conversa?, e com temas definidos a partir da primeira etapa. Resultados: Participaram dez enfermeiros e treze técnicos de Enfermagem, com idades entre 25 e 55 anos, sendo dezenove do gênero feminino e quatro do gênero masculino. Nos depoimentos surgiram a insegurança e medo em relação ao ?novo? frente à área de Infectologia, conflitos no trabalho, dificuldades em processos de informatização e na Educação Continuada, e desconhecimento sobre a Educação Permanente em Saúde. As rodas de conversa evidenciaram a importância de discussões e reflexões sobre os problemas e dificuldades. Conclusões: A Infectologia possui especificidades, e alguns processos educativos na unidade necessitam ser revisados. Foi proposto a promoção de espaços para discussões e reflexões em grupo, para aprimorar o processo educativo permanente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-30T11:44:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-30T11:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1602612
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALERO, Lourdes Aparecida Galego. Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47393
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/014_bx_lourdesaparecida_tese.pdf
dc.identifier.file.none.fl_str_mv LOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1602612
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47393
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/baixada_santista_teses/014_bx_lourdesaparecida_tese.pdf
identifier_str_mv VALERO, Lourdes Aparecida Galego. Proposta de um processo educativo permanente em saúde no trabalho da enfermagem. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.
LOURDES APARECIDA GALEGO VALERO.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/1/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/2/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/47393/4/LOURDES%20APARECIDA%20GALEGO%20VALERO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b351e52b305634e3a7d7d184906bc9d4
5311b63a382f5526232ef1d39782644f
2370682260f0051b457283584f07fefe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105949300621312