Autorregulação em indivíduos chilenos com disfonia comportamental
Ano de defesa: | 2018 |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Resumo: | Objetivos: Adaptar linguística e culturalmente o Short Self Regulation Questionnaire – SSRQ ao espanhol do Chile, conhecer as condutas de autorregulação de indivíduos chilenos que apresentam disfonia comportamental e relacioná-las com os sintomas vocais. Métodos: Participaram desta pesquisa 142 indivíduos adultos entre 18 e 56 anos, divididos em duas etapas: Etapa 1. Adaptação linguística e cultural do Short Self Regulation Questionnare – SSRQ ao espanhol chileno (42 indivíduos, 21 disfônicos e 21 com voz saudável). Etapa 2. Aplicação da versão Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno – CRAR-Ch e Escala de Síntomas Vocales – ESV em 50 indivíduos com disfonia comportamental e 50 vocalmente saudáveis, pareados por média de idade, sexo e nível profissional. Resultados: Etapa 1. O CRAR-Ch manteve a mesma quantidade de itens, opções de resposta e tipos de domínios do questionário original SSRQ. Etapa 2. O grupo de indivíduos com disfonia comportamental apresentou pontuações maiores na ESV quando comparados com o grupo de indivíduos vocalmente saudável. O contrário foi o achado no escore total do CRAR-Ch e nos domínios Estabelecimento de Objetivos e Controle de Impulsos, em que o grupo de indivíduos com disfonia comportamental apresentou pontuações menores quando comparados com o grupo de indivíduos vocalmente saudável. Para estabelecer a correlação entre os sintomas vocais e a autorregulação, uma análise de correlação de Pearson foi feita entre os protocolos ESV e o CRAR-Ch. Diferenças estatisticamente significantes foram achadas, estabelecendo uma correlação negativa moderada entre o CRAR-Ch total e a ESV, assim como a ESV e o domínio Controle de Impulsos. Esta correlação indica que quanto maior é a presença de sintomas vocais, piores serão as condutas de autorregulação no controle de impulsos e no comportamento em geral. Conclusões: Existe uma equivalência cultural do SSRQ para o espanhol chileno, que recebe o nome de CRAR-Ch. Indivíduos que apresentam diagnóstico de disfonia comportamental têm escores menores no CRAR-Ch, ou seja, piores condutas de autorregulação, quando comparados aos indivíduos que apresentam voz saudável. |
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Forno, Soledad Alicia Correa [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/2274436726620746http://lattes.cnpq.br/2274436726620746Behlau, Mara Suzana [UNIFESP]São Paulo2020-03-25T12:10:50Z2020-03-25T12:10:50Z2018-02-22https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6315736https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/530112018-0956.pdfObjetivos: Adaptar linguística e culturalmente o Short Self Regulation Questionnaire – SSRQ ao espanhol do Chile, conhecer as condutas de autorregulação de indivíduos chilenos que apresentam disfonia comportamental e relacioná-las com os sintomas vocais. Métodos: Participaram desta pesquisa 142 indivíduos adultos entre 18 e 56 anos, divididos em duas etapas: Etapa 1. Adaptação linguística e cultural do Short Self Regulation Questionnare – SSRQ ao espanhol chileno (42 indivíduos, 21 disfônicos e 21 com voz saudável). Etapa 2. Aplicação da versão Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno – CRAR-Ch e Escala de Síntomas Vocales – ESV em 50 indivíduos com disfonia comportamental e 50 vocalmente saudáveis, pareados por média de idade, sexo e nível profissional. Resultados: Etapa 1. O CRAR-Ch manteve a mesma quantidade de itens, opções de resposta e tipos de domínios do questionário original SSRQ. Etapa 2. O grupo de indivíduos com disfonia comportamental apresentou pontuações maiores na ESV quando comparados com o grupo de indivíduos vocalmente saudável. O contrário foi o achado no escore total do CRAR-Ch e nos domínios Estabelecimento de Objetivos e Controle de Impulsos, em que o grupo de indivíduos com disfonia comportamental apresentou pontuações menores quando comparados com o grupo de indivíduos vocalmente saudável. Para estabelecer a correlação entre os sintomas vocais e a autorregulação, uma análise de correlação de Pearson foi feita entre os protocolos ESV e o CRAR-Ch. Diferenças estatisticamente significantes foram achadas, estabelecendo uma correlação negativa moderada entre o CRAR-Ch total e a ESV, assim como a ESV e o domínio Controle de Impulsos. Esta correlação indica que quanto maior é a presença de sintomas vocais, piores serão as condutas de autorregulação no controle de impulsos e no comportamento em geral. Conclusões: Existe uma equivalência cultural do SSRQ para o espanhol chileno, que recebe o nome de CRAR-Ch. Indivíduos que apresentam diagnóstico de disfonia comportamental têm escores menores no CRAR-Ch, ou seja, piores condutas de autorregulação, quando comparados aos indivíduos que apresentam voz saudável.Purposes: To realize the cultural equivalence of the Chilean version of the Short Self-Regulation Questionnaire – SSRQ, to comprehend self-regulation behaviors of Chilean individuals who present behavioral dysphonia and to correlate it to their vocal symptoms. Methods: 142 adults aged between 18 and 56 years participated in this study, divided into two phases: Phase 1. Linguistic and cultural adaptation of the Short Self Regulation Questionnare (SSRQ) to Chilean Spanish (42 subjects, 21 dysphonic and 21 healthy voices). Phase 2. Application of the Chilean Self- Regulation Questionnaire Reduced Questionnaire - CRAR-Ch and Chilean Vocal Symptom Scale - ESV in 50 individuals with behavioral dysphonia and 50 vocally healthy, matched by average age, sex and professional level. Results: Phase 1. The CRAR-Ch maintained the same original questionnaire amount of items, response options and types of domains of the original SSRQ. Phase 2. For the total ESV score, the group with behavioral dysphonia presented higher scores than the vocally healthy group. For the CRAR-Ch, behavioral dysphonia group presented lower total score and also lower scores for each domain, Goal Settings and Impulse Control, when comparing them with the vocal healthy group. To establish the correlation between vocal symptoms and self-regulation a Pearson correlation analysis was done between the ESV and the CRAR-Ch. Statistically significant differences were found, establishing a moderate negative correlation between the total score of CRAR-CR and the ESV, as well as the ESV and the Impulse Control domain. This correlation indicates that the greater presence of vocal symptoms, worse the selfregulation behavior in general and in the Impulse Control domain. Conclusions: There is a cultural equivalence of SSRQ for Chilean Spanish - CRAR-Ch. Individuals who present behavioral dysphonia have lower CRAR-Ch scores, what means worse self-regulation behaviors when compared to individuals with healthy voices.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)87 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)VozDisfoniaProtocoloQualidade de vidaComportamentoFonoaudiologiaVozDisfoniaProtocoloQualidade de vidaComportamentoFonoaudiologiaAutorregulação em indivíduos chilenos com disfonia comportamentalSelf-Regulation behavior in Chilean subjects with behavioral dysphonia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Ciências da SaúdeDiagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios da VozORIGINALSoledad Alicia Correa Forno PDFA.pdfSoledad Alicia Correa Forno PDFA.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2303449${dspace.ui.url}/bitstream/11600/53011/2/Soledad%20Alicia%20Correa%20Forno%20PDFA.pdf095fa98a54967705bc9f33f06671b65fMD52open access11600/530112023-06-26 11:54:31.424open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/53011Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-26T14:54:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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