A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]
Orientador(a): Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20566
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer, a partir de alunos e coordenadores dos Cursos de Nutrição do Município de São Paulo, a concepção e a forma como a temática “Identidade Profissional” é trabalhada na Graduação e as perspectivas para aperfeiçoamento desta abordagem. A investigação se deu a partir dos depoimentos de 09 coordenadores dos Cursos de Nutrição em funcionamento no Município e 17 estudantes do último ano dos cursos, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos a partir de entrevistas semi estruturadas . A abordagem da temática Identidade Profissional, vem sendo objeto de preocupação nos diferentes cursos estudados com a realização de um trabalho freqüentemente apoiado no ensino das atribuições específicas do profissional e conceitos éticos nas diferentes áreas de atuação do nutricionista. Coordenadores e estudantes compreendem a amplitude da atuação do nutricionista na atualidade e desejam sua maior visibilidade na sociedade, especialmente com relação à sua atuação em equipe de saúde. Os alunos sugerem mudanças gerais na graduação e os coordenadores apontam como importante o debate e a pesquisa sobre o tema, recomendando sua discussão na Graduação como tema transversal e cotidiano. Propõe um maior investimento nessa questão advertindo sobre a necessidade de capacitação docente. Em função da grande expansão da ciência da nutrição e conseqüentemente da atuação do nutricionista, o assunto é considerado relevante, compreendendo-se que a identidade do nutricionista vive um processo de contínua construção.
id UFSP_9516688d6d532982e786dd9b68f983db
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/20566
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Nildo Alves [UNIFESP]2015-12-06T23:05:32Z2015-12-06T23:05:32Z2005BANDUK, Maria Luiza Sampaio. A Identidade Profissional nos Cursos de Graduação de Nutricionistas do Município de São Paulo : Um processo em construção. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20566Tese-9179.pdfO objetivo deste estudo foi conhecer, a partir de alunos e coordenadores dos Cursos de Nutrição do Município de São Paulo, a concepção e a forma como a temática “Identidade Profissional” é trabalhada na Graduação e as perspectivas para aperfeiçoamento desta abordagem. A investigação se deu a partir dos depoimentos de 09 coordenadores dos Cursos de Nutrição em funcionamento no Município e 17 estudantes do último ano dos cursos, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos a partir de entrevistas semi estruturadas . A abordagem da temática Identidade Profissional, vem sendo objeto de preocupação nos diferentes cursos estudados com a realização de um trabalho freqüentemente apoiado no ensino das atribuições específicas do profissional e conceitos éticos nas diferentes áreas de atuação do nutricionista. Coordenadores e estudantes compreendem a amplitude da atuação do nutricionista na atualidade e desejam sua maior visibilidade na sociedade, especialmente com relação à sua atuação em equipe de saúde. Os alunos sugerem mudanças gerais na graduação e os coordenadores apontam como importante o debate e a pesquisa sobre o tema, recomendando sua discussão na Graduação como tema transversal e cotidiano. Propõe um maior investimento nessa questão advertindo sobre a necessidade de capacitação docente. Em função da grande expansão da ciência da nutrição e conseqüentemente da atuação do nutricionista, o assunto é considerado relevante, compreendendo-se que a identidade do nutricionista vive um processo de contínua construção.The aim of this study was understand from the point of view of the students and the project coordinators of Undergraduate Courses in Dietetics of Sao Paulo municipality, the conception and the form how the subject matter 'Professional Identity' is developed in the Undergraduate Courses and the perspectives to improve the approach in reference. The investigation started with real statements of 9 project coordinators of Dietetics Courses in progress in the municipality and 17 students from the last period of these courses, through a qualitative approach, based on data collected from semi-structured interviews. The approach of the Professional Identity subject matter has been subject to worries in different investigated courses and studies have most of the time been taken based on the teaching of specific professional responsibilities and ethical concepts in different areas of the dietitian performance. Coordinators and students recognize that the dietitian role in present times is huge. They also expect society to recognize their valuable work mainly that one related to their performance in health-care teams. Students suggest a general change on Undergraduate courses and coordinators point up the debate and the research about this subject matter and recommend its discussion in Undergraduate Courses as a current crossover study. They propose a major investment in this matter warning about the necessity of teaching staff competence. Due to the great expansion of dietetics and in consequence the dietitian role in society, the subject is considered relevant. It is understood that the dietitian identity is living a process of continuous construction.BV UNIFESP: Teses e dissertações176 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Papel ProfissionalNutrição em Saúde PúblicaEducaçãoA identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construçãoThe profissional identity in undergraduate courses in dietetics of São Paulo municipality: a process in constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – EPEORIGINALTese-9179.pdfTese-9179.pdfapplication/pdf975547${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/1/Tese-9179.pdf46d24eb1bfd045d031f7f3b5cab48a19MD51open accessTEXTTese-9179.pdf.txtTese-9179.pdf.txtExtracted texttext/plain233674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/2/Tese-9179.pdf.txt8b5db34c8c71d0ce1d8c63fe0c693720MD52open accessTHUMBNAILTese-9179.pdf.jpgTese-9179.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3903${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/4/Tese-9179.pdf.jpg73ac26ffdd3590ff4a66b573f65e95dfMD54open access11600/205662023-05-15 01:28:20.452open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:28:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The profissional identity in undergraduate courses in dietetics of São Paulo municipality: a process in construction
title A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
spellingShingle A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]
Papel Profissional
Nutrição em Saúde Pública
Educação
title_short A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
title_full A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
title_fullStr A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
title_full_unstemmed A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
title_sort A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
author Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]
author_facet Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Banduk, Maria Luiza Sampaio [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Papel Profissional
Nutrição em Saúde Pública
Educação
topic Papel Profissional
Nutrição em Saúde Pública
Educação
description O objetivo deste estudo foi conhecer, a partir de alunos e coordenadores dos Cursos de Nutrição do Município de São Paulo, a concepção e a forma como a temática “Identidade Profissional” é trabalhada na Graduação e as perspectivas para aperfeiçoamento desta abordagem. A investigação se deu a partir dos depoimentos de 09 coordenadores dos Cursos de Nutrição em funcionamento no Município e 17 estudantes do último ano dos cursos, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos a partir de entrevistas semi estruturadas . A abordagem da temática Identidade Profissional, vem sendo objeto de preocupação nos diferentes cursos estudados com a realização de um trabalho freqüentemente apoiado no ensino das atribuições específicas do profissional e conceitos éticos nas diferentes áreas de atuação do nutricionista. Coordenadores e estudantes compreendem a amplitude da atuação do nutricionista na atualidade e desejam sua maior visibilidade na sociedade, especialmente com relação à sua atuação em equipe de saúde. Os alunos sugerem mudanças gerais na graduação e os coordenadores apontam como importante o debate e a pesquisa sobre o tema, recomendando sua discussão na Graduação como tema transversal e cotidiano. Propõe um maior investimento nessa questão advertindo sobre a necessidade de capacitação docente. Em função da grande expansão da ciência da nutrição e conseqüentemente da atuação do nutricionista, o assunto é considerado relevante, compreendendo-se que a identidade do nutricionista vive um processo de contínua construção.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BANDUK, Maria Luiza Sampaio. A Identidade Profissional nos Cursos de Graduação de Nutricionistas do Município de São Paulo : Um processo em construção. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20566
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-9179.pdf
identifier_str_mv BANDUK, Maria Luiza Sampaio. A Identidade Profissional nos Cursos de Graduação de Nutricionistas do Município de São Paulo : Um processo em construção. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2005.
Tese-9179.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/1/Tese-9179.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/2/Tese-9179.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20566/4/Tese-9179.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46d24eb1bfd045d031f7f3b5cab48a19
8b5db34c8c71d0ce1d8c63fe0c693720
73ac26ffdd3590ff4a66b573f65e95df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105926218317824