Ensino da parasitologia no curso de medicina no Chile
Ano de defesa: | 2006 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23322 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. Esta pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da Disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia esta sendo inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é a aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela Disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, alem de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo venha mostrar a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia. |
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Cortés, Iván Neira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2015-12-06T23:46:48Z2015-12-06T23:46:48Z2006CORTÉS, Iván Neira. O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23322Tese-10214.pdfO objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. Esta pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da Disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia esta sendo inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é a aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela Disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, alem de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo venha mostrar a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia.The purpose of this work is to obtain an insight on Parasitology Teaching carried out at Chilean universities. This is a descriptive research based on academic information provided by teachers which considered the objectives, contents, teaching strategies, curriculum evaluation and staff from three private and three public Chilean universities where Parasitology is part of the Medical School curricula. Questionnaires were applied to all six teaching coordinators and the Parasitology programs were compared. The information obtained was analyzed using a Contents Analyses technique. We have confirmed that Parasitology courses are given at the third year of studies. In most cases, the course is part of the basic cycle and the classroom and laboratories were the learning space. Cognitive development was valuable for the student learning process with emphasis on the biological and clinical characteristics of parasitoses. Expositive classes and problem-based learning were the main teaching strategies. Parasitology teacher’s profiles are also provided. Teachers showed a heterogeneous academic background and most of them have postgraduate studies. The most highly valued attributes for a Parasitology teacher were a wide scientific and technical knowledge of the discipline, the capability to transfer knowledge and to convey motivation for autonomous learning. We think this work will contribute to a better understanding on the teaching-learning process and will also provide insights for improving the quality of the Parasitology teaching process on Medical Schools.BV UNIFESP: Teses e dissertações91 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ParasitologiaEducação em SaúdeMedicinaCursosEnsino da parasitologia no curso de medicina no ChileParasitology teaching im medicine course in Chileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-10214.pdfTese-10214.pdfapplication/pdf768489${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23322/1/Tese-10214.pdf8632651e6bc65e7b0d7111674a7f87f7MD51open accessTEXTTese-10214.pdf.txtTese-10214.pdf.txtExtracted texttext/plain145510${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23322/2/Tese-10214.pdf.txt76faeb2fa6e955dd4a2cd56e42575b9dMD52open accessTHUMBNAILTese-10214.pdf.jpgTese-10214.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3747${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23322/4/Tese-10214.pdf.jpgc8aa35dc51dff9263970982f29814734MD54open access11600/233222023-05-15 01:35:08.701open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23322Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:35:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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