Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]
Orientador(a): Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/66285
Resumo: As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo.
id UFSP_b76040ea88304b67c624d0f9a859593f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/66285
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9242838360672677http://lattes.cnpq.br/8790738991069110Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]2023-01-09T18:29:16Z2023-01-09T18:29:16Z2022-11-17https://repositorio.unifesp.br/11600/66285As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo.Aerospace companies, especially airlines and manufacturers, constantly operate in a highly regulated and bureaucratic environment, aiming at safety in the first place. In parallel, these companies seek to increase their profits and ensure their perpetuity. Aviation in Brazil has shown very positive numbers in recent years, which has turned into forecasts of increased demand for flights soon. On the other hand, studies in other countries show that the on-board service waste generated during flights represents a significant environmental impact on the planet. Based on these aspects, with aviation being a challenging segment for companies, technological innovation is essential to ensure its growth with lower environmental impacts on the planet and provide new revenue opportunities for aerospace companies. Thus, this work aimed to develop an innovative concept of compartmentalized trolleys to enable selective waste collection in aircraft and waste management. It was driven based on data from aircraft manufacturers, airlines, passengers, and aviation authorities. Throughout the development of this project, a questionnaire was elaborated and distributed with relevant questions that guided the actions presented in the results chapter. The questionnaire was answered by 91 people, between passengers and workers from the aircraft industry. The aspects captured in the questionnaire responses reinforced that the theme is suitable and raised essential characteristics for a selective collection trolley. The trolley was modeled on CATIA V5 software. The model of the new trolley has four compartments for segregating different waste into paper, plastic, metal, and other waste (organics). Also, the trolley was submitted into three validation rounds with specialists in interiors engineering, interiors design, ergonomics and flight attendants with extensive experience in the aeronautical sector. At the end of the validation process, the trolley concept was approved by aircraft industry specialists. Its use will reduce the environmental impact on onboard service waste in Brazil and can be expanded worldwide.Não recebi financiamento87 f.engUniversidade Federal de São Pauloaviaçãoinovação tecnológicasustentabilidadetrolleyresíduos sólidosaviationtechnological innovationsustainabilitytrolleycabin wasteGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Ciência e Tecnologia (ICT)Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação TecnológicaORIGINALGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdfGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdfGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambientalapplication/pdf1935901${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/1/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf5a8022e2c0af41dcb43733f341316de3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85828${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/2/license.txt699ca25b095ed42b3444aaf6074d6638MD52open accessTEXTGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.txtGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.txtExtracted texttext/plain137413${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/3/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.txt0587215a5f088dfb8b475cc709755d55MD53open accessTHUMBNAILGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.jpgGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4258${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/5/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.jpg2f6fcb91f9b3c77c62b12314ef276439MD55open access11600/662852023-01-10 09:59:22.708open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-01-10T12:59:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
title Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
spellingShingle Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]
aviação
inovação tecnológica
sustentabilidade
trolley
resíduos sólidos
aviation
technological innovation
sustainability
trolley
cabin waste
title_short Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
title_full Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
title_fullStr Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
title_full_unstemmed Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
title_sort Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
author Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]
author_facet Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9242838360672677
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8790738991069110
dc.contributor.author.fl_str_mv Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]
contributor_str_mv Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv aviação
inovação tecnológica
sustentabilidade
trolley
resíduos sólidos
aviation
technological innovation
sustainability
trolley
cabin waste
topic aviação
inovação tecnológica
sustentabilidade
trolley
resíduos sólidos
aviation
technological innovation
sustainability
trolley
cabin waste
description As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-09T18:29:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-09T18:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/66285
url https://repositorio.unifesp.br/11600/66285
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/1/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/3/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/5/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a8022e2c0af41dcb43733f341316de3
699ca25b095ed42b3444aaf6074d6638
0587215a5f088dfb8b475cc709755d55
2f6fcb91f9b3c77c62b12314ef276439
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105835669585920