Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.unifesp.br/11600/66285 |
Resumo: | As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo. |
id |
UFSP_b76040ea88304b67c624d0f9a859593f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/66285 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cendrette, Ítalo José [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9242838360672677http://lattes.cnpq.br/8790738991069110Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]2023-01-09T18:29:16Z2023-01-09T18:29:16Z2022-11-17https://repositorio.unifesp.br/11600/66285As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo.Aerospace companies, especially airlines and manufacturers, constantly operate in a highly regulated and bureaucratic environment, aiming at safety in the first place. In parallel, these companies seek to increase their profits and ensure their perpetuity. Aviation in Brazil has shown very positive numbers in recent years, which has turned into forecasts of increased demand for flights soon. On the other hand, studies in other countries show that the on-board service waste generated during flights represents a significant environmental impact on the planet. Based on these aspects, with aviation being a challenging segment for companies, technological innovation is essential to ensure its growth with lower environmental impacts on the planet and provide new revenue opportunities for aerospace companies. Thus, this work aimed to develop an innovative concept of compartmentalized trolleys to enable selective waste collection in aircraft and waste management. It was driven based on data from aircraft manufacturers, airlines, passengers, and aviation authorities. Throughout the development of this project, a questionnaire was elaborated and distributed with relevant questions that guided the actions presented in the results chapter. The questionnaire was answered by 91 people, between passengers and workers from the aircraft industry. The aspects captured in the questionnaire responses reinforced that the theme is suitable and raised essential characteristics for a selective collection trolley. The trolley was modeled on CATIA V5 software. The model of the new trolley has four compartments for segregating different waste into paper, plastic, metal, and other waste (organics). Also, the trolley was submitted into three validation rounds with specialists in interiors engineering, interiors design, ergonomics and flight attendants with extensive experience in the aeronautical sector. At the end of the validation process, the trolley concept was approved by aircraft industry specialists. Its use will reduce the environmental impact on onboard service waste in Brazil and can be expanded worldwide.Não recebi financiamento87 f.engUniversidade Federal de São Pauloaviaçãoinovação tecnológicasustentabilidadetrolleyresíduos sólidosaviationtechnological innovationsustainabilitytrolleycabin wasteGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto de Ciência e Tecnologia (ICT)Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação TecnológicaORIGINALGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdfGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdfGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambientalapplication/pdf1935901${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/1/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf5a8022e2c0af41dcb43733f341316de3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85828${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/2/license.txt699ca25b095ed42b3444aaf6074d6638MD52open accessTEXTGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.txtGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.txtExtracted texttext/plain137413${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/3/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.txt0587215a5f088dfb8b475cc709755d55MD53open accessTHUMBNAILGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.jpgGestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4258${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/5/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.jpg2f6fcb91f9b3c77c62b12314ef276439MD55open access11600/662852023-01-10 09:59:22.708open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-01-10T12:59:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
title |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
spellingShingle |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental Cendrette, Ítalo José [UNIFESP] aviação inovação tecnológica sustentabilidade trolley resíduos sólidos aviation technological innovation sustainability trolley cabin waste |
title_short |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
title_full |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
title_fullStr |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
title_full_unstemmed |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
title_sort |
Gestão de resíduos do serviço de bordo para redução do impacto ambiental |
author |
Cendrette, Ítalo José [UNIFESP] |
author_facet |
Cendrette, Ítalo José [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9242838360672677 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8790738991069110 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cendrette, Ítalo José [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Maraisa [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Maraisa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aviação inovação tecnológica sustentabilidade trolley resíduos sólidos aviation technological innovation sustainability trolley cabin waste |
topic |
aviação inovação tecnológica sustentabilidade trolley resíduos sólidos aviation technological innovation sustainability trolley cabin waste |
description |
As empresas do setor aeronáutico, em especial as companhias aéreas e empresas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação de aviões, estão inseridas em um ambiente desafiador, sendo altamente regulamentado e com foco principal sempre em segurança pessoal. Ao mesmo tempo, estas empresas objetivam reduzir desperdícios e adotar soluções que melhorem seus resultados e sua imagem. No Brasil, os dados sobre a aviação civil reforçam a relevância deste modal de transporte, ilustrados pelo aumento recorrente no número de passageiros transportados por ano e isso se traduz em previsões de aumento na demanda de voos para os próximos anos. Em paralelo à tendência de crescimento da aviação civil brasileira, outros estudos registram que os resíduos de serviço de bordo gerados durante os voos representam um impacto ambiental para o planeta, o qual é crescente com o aumento do número de voos. Neste cenário em que a aviação é um ramo desafiador, a adoção de inovações tecnológicas é de grande valia para facilitar o crescimento das operações sem impactar negativamente o meio ambiente, ou ao menos para minimizar o impacto. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito inovador de trolleys compartimentados a fim de facilitar a coleta seletiva em aeronaves e a gestão dos resíduos de bordo. O desenvolvimento do trabalho ocorreu com base em dados e informações coletados junto a fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e passageiros. Ao longo deste projeto, foi elaborado e distribuído um questionário com perguntas sobre o gerenciamento de resíduos da aviação e sustentabilidade. Ao todo, foram obtidas 91 respostas dentre passageiros e colaboradores da indústria aeronáutica, e os aspectos capturados reforçaram que o tema é relevante, uma vez que há o consenso de que faltam inciativas que facilitem a separação dos resíduos. Portanto, há oportunidades de modificação do projeto das aeronaves e dos trolleys para a correta separação e destino dos resíduos. O trolley para coleta seletiva dos resíduos do serviço de bordo foi modelado no software CATIA V5. O modelo do novo trolley possui quatro compartimentos para segregação dos seguintes resíduos: plásticos, papel, metal e outros resíduos (orgânicos). O modelo de trolley passou por três rodadas de validação junto à especialistas em projeto de interiores, engenharia de interiores, ergonomia e comissárias de bordo, todos com extensa experiência no setor aeronáutico. Ao fim do processo de validação o conceito do trolley foi aprovado pelos especialistas. Sendo assim, o uso do trolley desenvolvido reduzirá o impacto ambiental no que tange os resíduos de serviço de bordo nacional, podendo ser expandida para o mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-09T18:29:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-09T18:29:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66285 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/1/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/3/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66285/5/Gest%c3%a3o%20de%20res%c3%adduos%20do%20servi%c3%a7o%20de%20bordo%20para%20redu%c3%a7%c3%a3o%20do%20impacto%20ambiental.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a8022e2c0af41dcb43733f341316de3 699ca25b095ed42b3444aaf6074d6638 0587215a5f088dfb8b475cc709755d55 2f6fcb91f9b3c77c62b12314ef276439 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785105835669585920 |