Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]
Orientador(a): Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/11600/67306
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a constituição do ethos discursivo em letras de música do gênero de discurso funk escrita por mulher. Elegeu-se como objetivos específicos analisar o discurso pornográfico em letras de funk escritas por mulheres, verificar em que medida esse discurso pornográfico presente em letra de funk corrobora para a construção do ethos discursivo do enunciador e refletir a presença dos elementos linguístico-discursivos que remetem à ideia de erotização e/ou obscenidade em letras de funk escritas por mulheres. A partir desses objetivos, surgiu o problema de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo feminino, a partir do discurso pornográfico, em letras de funk escritas por mulheres, considerando os aspectos de erotização e obscenidade? Metodologicamente, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho documental, uma vez que analisa 02 (duas) letras de música do gênero de discurso funk escritas por mulheres. A base teórica desta dissertação recai sobre a teoria, sobretudo, de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018 e 2020) no que diz respeito às questões relativas aos estudos do discurso e suas nuances. Quanto ao funk, como gênero de discurso, pauta-se em Viana (1997) e Nasser (2014). Após o estudo realizado, foi possível constar que é possível (re)pensar nas possibilidades discursivas por meio das quais a mulher se manifesta, o que, via funk, evidencia um caráter libertador da mulher materializado por este gênero de discurso.
id UFSP_b89453feabb1e50def21054b8b786f1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67306
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6713003823095320http://lattes.cnpq.br/9484873999348511http://lattes.cnpq.br/9484873999348511Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]UNIFESP - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Campus Guarulhos2023-03-28T17:18:02Z2023-03-28T17:18:02Z2023-02-16FONSECA, Deivide da Silva. Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres / Deivide da Silva Fonseca - Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/67306A presente pesquisa busca analisar a constituição do ethos discursivo em letras de música do gênero de discurso funk escrita por mulher. Elegeu-se como objetivos específicos analisar o discurso pornográfico em letras de funk escritas por mulheres, verificar em que medida esse discurso pornográfico presente em letra de funk corrobora para a construção do ethos discursivo do enunciador e refletir a presença dos elementos linguístico-discursivos que remetem à ideia de erotização e/ou obscenidade em letras de funk escritas por mulheres. A partir desses objetivos, surgiu o problema de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo feminino, a partir do discurso pornográfico, em letras de funk escritas por mulheres, considerando os aspectos de erotização e obscenidade? Metodologicamente, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho documental, uma vez que analisa 02 (duas) letras de música do gênero de discurso funk escritas por mulheres. A base teórica desta dissertação recai sobre a teoria, sobretudo, de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018 e 2020) no que diz respeito às questões relativas aos estudos do discurso e suas nuances. Quanto ao funk, como gênero de discurso, pauta-se em Viana (1997) e Nasser (2014). Após o estudo realizado, foi possível constar que é possível (re)pensar nas possibilidades discursivas por meio das quais a mulher se manifesta, o que, via funk, evidencia um caráter libertador da mulher materializado por este gênero de discurso.La presente investigación busca analizar la constitución del ethos discursivo en letras musicales del género discursivo funk escrita por mujer. Los objetivos específicos fueron el análisis del discurso pornográfico en letras funk escritas por mujeres; verificar en qué medida este discurso pornográfico presente en las letras funk corrobora la construcción del ethos del enunciador y, además, reflexionar sobre la presencia de elementos lingüístico-discursivos que remiten a la idea de erotización y/u obscenidad en las letras funk escritas por mujeres A partir de estos objetivos, surgió el problema de investigación: ¿Cómo se constituye el ethos discursivo femenino, a partir del discurso pornográfico, en letras funk escritas por mujeres, considerando los aspectos de erotización y obscenidad? Metodológicamente, la investigación tiene un abordaje cualitativo de carácter documental, ya que analiza 02 (dos) letras de música del género de habla funk escritas por mujeres. La base teórica de esta disertación descansa en la teoría, principalmente, de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018 y 2020) en lo que respecta a cuestiones relacionadas con los estudios del discurso y sus matices. En cuanto al funk, como género discursivo, se basa en Viana (1997) y Nasser (2014). Luego del estudio realizado, se pudo constatar que es posible (re)pensar las posibilidades discursivas a través de las cuales la mujer se manifiesta, lo que, vía funk, evidencia un carácter liberador de la mujer materializado por este género discursivo.Não recebi financiamento102 f.porUniversidade Federal de São PauloDiscursoFunkEthos discursivoFemininoMulherDo pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheresDe lo pornográfico a lo artístico: la constitución del ethos discursivo femenino en las letras funk escritas por mujeresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos linguísticosLinguagem em Novos ContextosTEXTDissertação final última versão.pdf.txtDissertação final última versão.pdf.txtExtracted texttext/plain224992${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.txt62b8eb409f7511d025385eef38cece4aMD59open accessTHUMBNAILDissertação final última versão.pdf.jpgDissertação final última versão.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3692${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.jpg285f81545f0e85f26e038526d4f96525MD511open accessORIGINALDissertação final última versão.pdfDissertação final última versão.pdfDissertação final última versãoapplication/pdf640466${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf974f992510d25898fead2557f05448e9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85873${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/2/license.txt600d2e1fc46d239b36bf4384db30970bMD52open access11600/673062023-10-23 01:02:03.366open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-23T04:02:03Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv De lo pornográfico a lo artístico: la constitución del ethos discursivo femenino en las letras funk escritas por mujeres
title Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
spellingShingle Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]
Discurso
Funk
Ethos discursivo
Feminino
Mulher
title_short Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
title_full Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
title_fullStr Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
title_full_unstemmed Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
title_sort Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres
author Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]
author_facet Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6713003823095320
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9484873999348511
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9484873999348511
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Deivide da Silva [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, Sandro Luis da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Funk
Ethos discursivo
Feminino
Mulher
topic Discurso
Funk
Ethos discursivo
Feminino
Mulher
description A presente pesquisa busca analisar a constituição do ethos discursivo em letras de música do gênero de discurso funk escrita por mulher. Elegeu-se como objetivos específicos analisar o discurso pornográfico em letras de funk escritas por mulheres, verificar em que medida esse discurso pornográfico presente em letra de funk corrobora para a construção do ethos discursivo do enunciador e refletir a presença dos elementos linguístico-discursivos que remetem à ideia de erotização e/ou obscenidade em letras de funk escritas por mulheres. A partir desses objetivos, surgiu o problema de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo feminino, a partir do discurso pornográfico, em letras de funk escritas por mulheres, considerando os aspectos de erotização e obscenidade? Metodologicamente, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho documental, uma vez que analisa 02 (duas) letras de música do gênero de discurso funk escritas por mulheres. A base teórica desta dissertação recai sobre a teoria, sobretudo, de Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011, 2015, 2016, 2018 e 2020) no que diz respeito às questões relativas aos estudos do discurso e suas nuances. Quanto ao funk, como gênero de discurso, pauta-se em Viana (1997) e Nasser (2014). Após o estudo realizado, foi possível constar que é possível (re)pensar nas possibilidades discursivas por meio das quais a mulher se manifesta, o que, via funk, evidencia um caráter libertador da mulher materializado por este gênero de discurso.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-28T17:18:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-28T17:18:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Deivide da Silva. Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres / Deivide da Silva Fonseca - Guarulhos, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67306
identifier_str_mv FONSECA, Deivide da Silva. Do pornográfico ao artístico: a constituição do ethos discursivo feminino em letras de funk escritas por mulheres / Deivide da Silva Fonseca - Guarulhos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv UNIFESP - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Campus Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.jpg
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67306/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 62b8eb409f7511d025385eef38cece4a
285f81545f0e85f26e038526d4f96525
974f992510d25898fead2557f05448e9
600d2e1fc46d239b36bf4384db30970b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105920238288896