Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
Orientador(a): Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Rap
Palavras-chave em Inglês:
Rap
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729520
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59429
Resumo: A pesquisa analisa a relação de letras de Rap e ensino de História. O propósito é o de investigar como as letras desse gênero podem ou devem ser consideradas meios e instrumentos pedagógicos para a sala de aula, contribuindo para uma ecologia dos saberes nos parâmetros de Boaventura de Souza Santos. Procura-se apresentar que, além da condição de ferramentas didáticas para a produção do conhecimento histórico em sala de aula, as letras de Rap constituem também em importantes fontes para a reflexão sobre o ensino de história, cultura escolar e cultura juvenil. Parte-se do pressuposto de que rappers são sujeitos históricos que intercambiam saberes com a juventude periférica e que, portanto, constroem leituras de fatos históricos a partir de pontos específicos: juventude negra e periférica, ressignificando seus lugares de fala e configurando singulares leituras sobre o passado. Para tanto, analisaremos quatro letras do grupo de Rap Face da Morte, originário de Hortolândia, interior de São Paulo. O grupo se formou em 1995, e desde então produziram diversos trabalhos de cunho crítico e reflexão social, típicos do universo HIP HOP, especialmente do Rap. As letras em questão pertencem ao álbum MPB (Manifesto Popular Brasileiro), lançado em 2001, e são nomeadas pelos meses do ano e fatos históricos que ocorreram nos mesmos. As letras analisadas foram aplicadas e reescritas pelos/as alunos/as do oitavo ano da EMEF Dirce Genésio dos Santos, localizada no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.
id UFSP_c184ad99f47acbf30b49621022275d91
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59429
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]2021-01-19T16:32:20Z2021-01-19T16:32:20Z2019-02-25https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729520https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59429GRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdfA pesquisa analisa a relação de letras de Rap e ensino de História. O propósito é o de investigar como as letras desse gênero podem ou devem ser consideradas meios e instrumentos pedagógicos para a sala de aula, contribuindo para uma ecologia dos saberes nos parâmetros de Boaventura de Souza Santos. Procura-se apresentar que, além da condição de ferramentas didáticas para a produção do conhecimento histórico em sala de aula, as letras de Rap constituem também em importantes fontes para a reflexão sobre o ensino de história, cultura escolar e cultura juvenil. Parte-se do pressuposto de que rappers são sujeitos históricos que intercambiam saberes com a juventude periférica e que, portanto, constroem leituras de fatos históricos a partir de pontos específicos: juventude negra e periférica, ressignificando seus lugares de fala e configurando singulares leituras sobre o passado. Para tanto, analisaremos quatro letras do grupo de Rap Face da Morte, originário de Hortolândia, interior de São Paulo. O grupo se formou em 1995, e desde então produziram diversos trabalhos de cunho crítico e reflexão social, típicos do universo HIP HOP, especialmente do Rap. As letras em questão pertencem ao álbum MPB (Manifesto Popular Brasileiro), lançado em 2001, e são nomeadas pelos meses do ano e fatos históricos que ocorreram nos mesmos. As letras analisadas foram aplicadas e reescritas pelos/as alunos/as do oitavo ano da EMEF Dirce Genésio dos Santos, localizada no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.The research analyzes the relation between the RAP lyrics and teaching of History. The goal is to investigate how RAP lyrics genre can or should be considered pedagogical tools to the classroom, contributing to an ecology of knowledge of Mr. Boaventura´s de Souza Santos parameters. It is intended to present that, in addition to the condition of didactic tools for the production of historical knowledge in the classroom, the Rap lyrics are also important sources to reflect about the teaching of history, school culture and youth culture. It is assumed that rappers are historical people that exchange knowledge with the periphery youth and therefore, build interpretations of historical facts from specific points of view: black skinned and peripheral youth, resignifying their way of speech and creating singular readings of the past. For this, we are going to analyze four lyrics from the Rap Group “Face da Morte”, the group is from Hortolândia, countryside of São Paulo. The group began in 1995, and since then they have produced several works of critical nature and social reflection, typical of the Hip Hop universe, in special Rap music. The lyrics in question belong to the album MPB (Manifesto Popular Brasileiro), released in 2001, and the creation uses month name´s and historical facts that happened in them. This lyrics were analyzed and rewritten by students of the eighth grade of EMEF Dirce Genésio dos Santos, located in Jardim Iguatemi, in the eastern zone of São Paulo.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)145 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)RapSaberesEnsinoHistóriaJuventudeProfhistóriaRapKnowledgeTeachingHistoryYouthProfhistóriaResistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rapinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEnsino de HistóriaEnsino De HistóriaSaberes Históricos No Espaço EscolarORIGINALGRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdfapplication/pdf6466972${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/1/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf27258ce0131fc540c3ca5ac8bd218816MD51open accessTEXTGRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf.txtGRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain254130${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/5/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf.txtcc8bbf20b954910a9f48ef86853be587MD55open accessTHUMBNAILGRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf.jpgGRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3810${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/7/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf.jpgd23cd5d28a43e666bdb0542988554582MD57open access11600/594292023-05-15 10:18:19.571open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:18:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
title Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
spellingShingle Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
Rap
Saberes
Ensino
História
Juventude
Profhistória
Rap
Knowledge
Teaching
History
Youth
Profhistória
title_short Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
title_full Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
title_fullStr Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
title_full_unstemmed Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
title_sort Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap
author Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
author_facet Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
contributor_str_mv Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Rap
Saberes
Ensino
História
Juventude
Profhistória
topic Rap
Saberes
Ensino
História
Juventude
Profhistória
Rap
Knowledge
Teaching
History
Youth
Profhistória
dc.subject.eng.fl_str_mv Rap
Knowledge
Teaching
History
Youth
Profhistória
description A pesquisa analisa a relação de letras de Rap e ensino de História. O propósito é o de investigar como as letras desse gênero podem ou devem ser consideradas meios e instrumentos pedagógicos para a sala de aula, contribuindo para uma ecologia dos saberes nos parâmetros de Boaventura de Souza Santos. Procura-se apresentar que, além da condição de ferramentas didáticas para a produção do conhecimento histórico em sala de aula, as letras de Rap constituem também em importantes fontes para a reflexão sobre o ensino de história, cultura escolar e cultura juvenil. Parte-se do pressuposto de que rappers são sujeitos históricos que intercambiam saberes com a juventude periférica e que, portanto, constroem leituras de fatos históricos a partir de pontos específicos: juventude negra e periférica, ressignificando seus lugares de fala e configurando singulares leituras sobre o passado. Para tanto, analisaremos quatro letras do grupo de Rap Face da Morte, originário de Hortolândia, interior de São Paulo. O grupo se formou em 1995, e desde então produziram diversos trabalhos de cunho crítico e reflexão social, típicos do universo HIP HOP, especialmente do Rap. As letras em questão pertencem ao álbum MPB (Manifesto Popular Brasileiro), lançado em 2001, e são nomeadas pelos meses do ano e fatos históricos que ocorreram nos mesmos. As letras analisadas foram aplicadas e reescritas pelos/as alunos/as do oitavo ano da EMEF Dirce Genésio dos Santos, localizada no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:32:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729520
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59429
dc.identifier.file.none.fl_str_mv GRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729520
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59429
identifier_str_mv GRAZIELLY ALVES PEREIRA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/1/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/5/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59429/7/GRAZIELLY%20ALVES%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27258ce0131fc540c3ca5ac8bd218816
cc8bbf20b954910a9f48ef86853be587
d23cd5d28a43e666bdb0542988554582
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105896816246784