Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]
Orientador(a): Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9246
Resumo: No ensino sistematizado em Enfermagem, o Enfermeiro assume o papel de responsável pela formação de novos profissionais, tanto no ensino superior como no profissionalizante em Enfermagem. Outros profissionais podem atuar em disciplinas de conteúdos básicos, porém os conteúdos técnicos pertinentes a categoria profissional são executados exclusivamente pelo Enfermeiro. Partindo deste pressuposto, objetivou-se no estudo desvelar o preparo pedagógico de enfermeiros professores de um curso técnico profissionalizante em enfermagem, identificando as estratégias pedagógicas por eles utilizadas em sua atuação docente. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa ancorada na trajetória metodológica da análise de conteúdo descrita por Bardin, seguindo o modelo proposto por Szymanski. Fizeram parte da amostra dezoito professores de Enfermagem. A primeira questão norteadora sobre o preparo pedagógico do Enfermeiro possibilitou o emergir de quatro categorias que traduzem o cotidiano do trabalho, como um local de aprendizado, a realização de estratégias pessoais para sua atualização e as contribuições Graduação e Pós-Graduação com este preparo. A segunda questão norteadora aborda as estratégias pedagógicas utilizadas na sua prática, dando origem a duas categorias, a primeira é relativa às divergências conceituais do que vem a ser estratégias pedagógicas, pois um grupo relata a utilização de recursos materiais como estratégias, além de parte dos sujeitos da pesquisa utilizar estratégias conservadoras e outros inovadoras havendo assim, uma dicotomia entre os pares. Conclui-se que no cenário investigado, o Enfermeiro tem Licenciatura, contudo, os resultados nos remetem a uma reflexão sobre as fragilidades do conhecimento pedagógico deste profissional que atua na docência. Tal fato permite inferir que, enquanto enfermeiros educadores, é essencial o preparo pedagógico, possibilitando a este adequar-se as práticas pedagógicas e assim atuar na formação de egressos com perfil que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Técnico Profissionalizante e em consequência as necessidades mercadológicas que almejam por um profissional que possa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, norteados por valores e princípios éticos.
id UFSP_c2890b82de00914b88d76476d271f613
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/9246
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]2015-07-22T20:49:46Z2015-07-22T20:49:46Z2011-02-22SILVA, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da. Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9246Publico-12641.pdfNo ensino sistematizado em Enfermagem, o Enfermeiro assume o papel de responsável pela formação de novos profissionais, tanto no ensino superior como no profissionalizante em Enfermagem. Outros profissionais podem atuar em disciplinas de conteúdos básicos, porém os conteúdos técnicos pertinentes a categoria profissional são executados exclusivamente pelo Enfermeiro. Partindo deste pressuposto, objetivou-se no estudo desvelar o preparo pedagógico de enfermeiros professores de um curso técnico profissionalizante em enfermagem, identificando as estratégias pedagógicas por eles utilizadas em sua atuação docente. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa ancorada na trajetória metodológica da análise de conteúdo descrita por Bardin, seguindo o modelo proposto por Szymanski. Fizeram parte da amostra dezoito professores de Enfermagem. A primeira questão norteadora sobre o preparo pedagógico do Enfermeiro possibilitou o emergir de quatro categorias que traduzem o cotidiano do trabalho, como um local de aprendizado, a realização de estratégias pessoais para sua atualização e as contribuições Graduação e Pós-Graduação com este preparo. A segunda questão norteadora aborda as estratégias pedagógicas utilizadas na sua prática, dando origem a duas categorias, a primeira é relativa às divergências conceituais do que vem a ser estratégias pedagógicas, pois um grupo relata a utilização de recursos materiais como estratégias, além de parte dos sujeitos da pesquisa utilizar estratégias conservadoras e outros inovadoras havendo assim, uma dicotomia entre os pares. Conclui-se que no cenário investigado, o Enfermeiro tem Licenciatura, contudo, os resultados nos remetem a uma reflexão sobre as fragilidades do conhecimento pedagógico deste profissional que atua na docência. Tal fato permite inferir que, enquanto enfermeiros educadores, é essencial o preparo pedagógico, possibilitando a este adequar-se as práticas pedagógicas e assim atuar na formação de egressos com perfil que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Técnico Profissionalizante e em consequência as necessidades mercadológicas que almejam por um profissional que possa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, norteados por valores e princípios éticos.In the education systematized in Nursing, the Nurse assumes the paper of responsible by the formation of new professionals, so much in the higher education as in the vocational one in Nursing. Others professionals can act in disciplines of basic contents; however the technical contents concerning professional category are performed exclusively by the Nurse. Starting from this assumption, objective itself in the study uncover the pedagogical preparation of nurses professors of a vocational technical course in nursing, identifying the pedagogical strategies by them utilized in their educational action. For achieve the objective proposed, opted by the research of descriptive, exploratory character with qualitative approach anchored in the methodological path of the analysis of content described by Bardin, following the model proposed by Szymanski. Eighteen professors of Nursing were part of the sample. To first guiding question about the pedagogical preparation of the Nurse enabled emerge of four categories that translate the routine one of the work, as localities of training, the achievement of personal strategies for its updating and the contributions Graduation and Post-Graduation with this I prepare. To second guiding question approaches the pedagogical strategies utilized in his practical one, giving rise to two categories, to first is relative to the divergences you evaluate than turns out to be pedagogical strategies, therefore a group relates the stuff resources utilization as strategies, beyond part of the subjects of the research utilize conservative strategies and others innovative having like this, a dichotomy between the pair. Concluded that in the setting investigated, the Nurse has Degree, however, the results remit us to a reflection about the fragilities of the pedagogical knowledge of this professional that acts in the teaching. Such fact is going to infer that, educators nurses while, is essential the pedagogical preparation, enabling to this adapt itself the pedagogical practices and like this act in the formation of graduate with profile that attend to the National Curricular Directives of the Vocational Technical Education and in consequence the marketing needs that long for a professional that can have knowledge, abilities and attitudes, guided by values and ethical beginnings.TEDEporUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)DocentesDocentes de EnfermagemEnsinoEnsino Fundamental e MédioProfessorEnfermeirosNursingNurseConhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em EnfermagemKnowing the Pedagogical Preparation of the Nurse Teacher of Vocational Technical Education in Nursinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Enfermagem – São PauloORIGINALPublico-12641.pdfPublico-12641.pdfapplication/pdf1697052${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/1/Publico-12641.pdf7633169e564f1427077e24830b97bd63MD51open accessTEXTPublico-12641.pdf.txtPublico-12641.pdf.txtExtracted texttext/plain177197${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/3/Publico-12641.pdf.txt28f158610f245cd56dd9adb58bb79119MD53open accessTHUMBNAILPublico-12641.pdf.jpgPublico-12641.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3468${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/5/Publico-12641.pdf.jpg6840bed8ffa3dcd417e976b40f01ae91MD55open access11600/92462023-05-15 01:42:33.529open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:42:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowing the Pedagogical Preparation of the Nurse Teacher of Vocational Technical Education in Nursing
title Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
spellingShingle Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]
Docentes
Docentes de Enfermagem
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Professor
Enfermeiros
Nursing
Nurse
title_short Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
title_full Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
title_fullStr Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
title_full_unstemmed Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
title_sort Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem
author Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]
author_facet Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
contributor_str_mv Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Docentes de Enfermagem
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Professor
Enfermeiros
topic Docentes
Docentes de Enfermagem
Ensino
Ensino Fundamental e Médio
Professor
Enfermeiros
Nursing
Nurse
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Nurse
description No ensino sistematizado em Enfermagem, o Enfermeiro assume o papel de responsável pela formação de novos profissionais, tanto no ensino superior como no profissionalizante em Enfermagem. Outros profissionais podem atuar em disciplinas de conteúdos básicos, porém os conteúdos técnicos pertinentes a categoria profissional são executados exclusivamente pelo Enfermeiro. Partindo deste pressuposto, objetivou-se no estudo desvelar o preparo pedagógico de enfermeiros professores de um curso técnico profissionalizante em enfermagem, identificando as estratégias pedagógicas por eles utilizadas em sua atuação docente. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa ancorada na trajetória metodológica da análise de conteúdo descrita por Bardin, seguindo o modelo proposto por Szymanski. Fizeram parte da amostra dezoito professores de Enfermagem. A primeira questão norteadora sobre o preparo pedagógico do Enfermeiro possibilitou o emergir de quatro categorias que traduzem o cotidiano do trabalho, como um local de aprendizado, a realização de estratégias pessoais para sua atualização e as contribuições Graduação e Pós-Graduação com este preparo. A segunda questão norteadora aborda as estratégias pedagógicas utilizadas na sua prática, dando origem a duas categorias, a primeira é relativa às divergências conceituais do que vem a ser estratégias pedagógicas, pois um grupo relata a utilização de recursos materiais como estratégias, além de parte dos sujeitos da pesquisa utilizar estratégias conservadoras e outros inovadoras havendo assim, uma dicotomia entre os pares. Conclui-se que no cenário investigado, o Enfermeiro tem Licenciatura, contudo, os resultados nos remetem a uma reflexão sobre as fragilidades do conhecimento pedagógico deste profissional que atua na docência. Tal fato permite inferir que, enquanto enfermeiros educadores, é essencial o preparo pedagógico, possibilitando a este adequar-se as práticas pedagógicas e assim atuar na formação de egressos com perfil que atenda às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Técnico Profissionalizante e em consequência as necessidades mercadológicas que almejam por um profissional que possa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, norteados por valores e princípios éticos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T20:49:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da. Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9246
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-12641.pdf
identifier_str_mv SILVA, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da. Conhecendo o preparo pedagógico do enfermeiro professor do Ensino Técnico profissionalizante em Enfermagem. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
Publico-12641.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/1/Publico-12641.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/3/Publico-12641.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9246/5/Publico-12641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7633169e564f1427077e24830b97bd63
28f158610f245cd56dd9adb58bb79119
6840bed8ffa3dcd417e976b40f01ae91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105917584343040