Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Ajzen, Claudia [UNIFESP]
Orientador(a): Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947
Resumo: Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta
id UFSP_ca35de0ec9ddd00a20492fcff0d40be5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/21947
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str
spelling Ajzen, Claudia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]2015-12-06T23:45:14Z2015-12-06T23:45:14Z2011AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947Tese-13128.pdfEste estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura propostaBV UNIFESP: Teses e dissertações180 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)HumanosHumanosEducação SuperiorDesenvolvimento de PessoalEducação a DistânciaTecnologia EducacionalPessoal de Saúde/educaçãoIndagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em SaúdeInquiry dialogic problem in the pedagogical-didactic formation disciplineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13128.pdfTese-13128.pdfapplication/pdf3131924${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/1/Tese-13128.pdfaa1ef9e07a8ca9d02759fc0bff722c1eMD51open accessTEXTTese-13128.pdf.txtTese-13128.pdf.txtExtracted texttext/plain310656${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/2/Tese-13128.pdf.txt3bc41f4a065cfef76c6a1a224da3bd54MD52open accessTHUMBNAILTese-13128.pdf.jpgTese-13128.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3743${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/4/Tese-13128.pdf.jpg8d3b75d2d6911916b86aad4a59d94ea9MD54open access11600/219472023-05-15 01:27:52.363open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Inquiry dialogic problem in the pedagogical-didactic formation discipline
title Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
spellingShingle Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
Ajzen, Claudia [UNIFESP]
Humanos
Educação Superior
Desenvolvimento de Pessoal
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde/educação
Humanos
title_short Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
title_full Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
title_fullStr Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
title_full_unstemmed Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
title_sort Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em Saúde
author Ajzen, Claudia [UNIFESP]
author_facet Ajzen, Claudia [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ajzen, Claudia [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
contributor_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanos
Educação Superior
Desenvolvimento de Pessoal
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde/educação
topic Humanos
Educação Superior
Desenvolvimento de Pessoal
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde/educação
Humanos
dc.subject.decs.pt.fl_str_mv Humanos
description Este estudo de investigacao sobre formacao docente na area da Saúde foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O contexto teorico-metodologico refeiu-se ao uso de estrategias de ensino-aprendizagem segundo a estrategia didatica da Indagacao Dialogica Problematizadora (IDP). Objetivo: Elaborar e analisar uma proposta educativa com uso de IDP no modulo de avaliacao da Disciplina de Formacao Didatico-Pedagogica, formato bimodal. Metodologia: adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos participantes foram os pos-graduandos da Disciplina oFormacao Didatico-pedagogica em Saúdeo oferecida pelo CEDESS/UNIFESP. A coleta de dados foi realizada a partir de producoes dos alunos em ambientes presencial e virtual (Moodle). A analise foi realizada pela tecnica da Analise Tematica e orientada pelos seguintes: nucleos de sentido: concepcao de ensinar, aprender e avaliar, pressupostos pedagogicos subjacentes; papel do docente; papel do aluno; construcao de conhecimento; reflexoes, tomada de decisoes, comunicacao e relacao com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os alunos assimilaram os textos indicados pelo corpo docente e eles foram capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nos foruns de discussao. No modulo de avaliacao, com duracao de duas semanas, tanto em aulas presenciais como no ambiente virtual, os pos-graduandos adquiriram novos conceitos em relacao as unidades de sentido e apresentaram uma nova forma de compreensao devido a literatura proposta
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:45:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-13128.pdf
identifier_str_mv AJZEN, Claudia. Indagação dialógico problematizadora na formação didático pedagógica em saúde. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
Tese-13128.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/1/Tese-13128.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/2/Tese-13128.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21947/4/Tese-13128.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa1ef9e07a8ca9d02759fc0bff722c1e
3bc41f4a065cfef76c6a1a224da3bd54
8d3b75d2d6911916b86aad4a59d94ea9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785105923841196032